top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Elasticidade na Cloud Computing: entenda o que é e como funciona

Cloud Computing é uma solução que atende a empresas de todos os portes em razão de sua elasticidade e escalabilidade. Essas características estão presentes nos sistemas empresariais oferecendo previsão para as entregas e garantindo a produtividade em qualquer segmento. Os serviços na nuvem podem ser adaptados para corresponder às necessidades dos mais variados negócios.



Neste conteúdo, vamos explicar o que é elasticidade na Cloud Computing e qual é sua função em uma estrutura empresarial. Além disso, vamos mostrar como ela funciona e quais são seus benefícios para as empresas. Aqui, você vai encontrar as principais informações relacionadas a este conceito e entender qual é a diferença quando comparado à escalabilidade.


Precisa obter mais informações sobre elasticidade na Cloud Computing? Continue a leitura!


O que é elasticidade na Cloud Computing?

A elasticidade é uma característica do serviço na nuvem que possibilita redimensionar os recursos de processamento e armazenamento para solucionar as demandas das organizações. Ela oferece uma vantagem interessante de criar containers ou máquinas virtuais para atender necessidades em tempo real e diminuir ou aumentar a oferta, instantaneamente e de forma automatizada.


Geralmente, é bastante comum em nuvens públicas que permitem a alocação de recursos que não são utilizados por um usuário para outros clientes. Mas a elasticidade faz parte de outras formas de implementação que beneficiam as empresas e startups com sistemas elásticos. Ela não deve ser confundida com a escalabilidade, que é um aspecto diferenciado.


Os clientes conseguem contrair ou expandir suas infraestruturas de acordo com as demandas de cada momento em virtude da elasticidade. Uma situação muito comum para a implementação de elasticidade é em sites de e-commerce, cuja demanda muitas vezes acaba variando ao longo do ano, como por exemplo, a quantidade de vendas próximo de uma data festiva ser bem maior que em outras datas e por isso o servidor precisar responder a um número de requisições muito maiores que a média.


Por conta dessa característica, as organizações não se preocupam com a elevação repentina dos acessos aos sítios eletrônicos nas datas comemorativas, por exemplo. Com a elasticidade, as empresas têm garantia de que seus sistemas corporativos estarão disponíveis e, consequentemente, elas não perderão vendas. Os recursos virtuais de Cloud Computing, como as plataformas de desenvolvimento, hardware e serviços, são reconfiguráveis e podem ser ajustados às cargas variáveis para a otimização do seu uso.


Qual é sua função em uma estrutura empresarial?

As organizações menores são as que mais sofrem impactos advindos da oscilação do mercado, e esse recurso ajuda a entregar resultados com mais agilidade e flexibilidade durante períodos de alto ou baixo crescimento.


Nos momentos de maior ociosidade a elasticidade impede que os recursos sem utilização acabem causando desperdícios, uma vez que ela garante que eles só serão usados caso seja necessário. Nas questões operacionais, o ajuste automático oferece alívio aos profissionais da Tecnologia da Informação (TI) que poderão lidar com situações mais relevantes, por exemplo, planejamento estratégico, entrega e inovação tecnológica.


Quais são os benefícios da elasticidade na Cloud Computing?

A elasticidade na Cloud Computing é muito importante por fornecer o dimensionamento automático para pequenas, médias e grandes empresas. Os processos são otimizados e os sistemas corporativos respondem a volumes diferenciados de acesso com idêntico desempenho da infraestrutura. Essa funcionalidade impede que em momentos de baixa demanda os recursos sejam desperdiçados e gerando custos operacionais desnecessários.


Essa característica traz consigo uma série de vantagens consideráveis em termos de eficiência. Os impactos positivos são ainda mais significativos para empresas de porte menor que começam a acessar inovações tecnológicas que estavam disponíveis apenas para organizações maiores. Observe alguns benefícios relevantes:

  1. redução de investimentos em infraestrutura;

  2. investimentos de acordo com a demanda;

  3. aumento da produtividade;

  4. maior flexibilidade nas operações;

  5. previsibilidade na entrega.

Além disso, as oscilações de mercado não afetam as organizações se a demanda crescer vertiginosamente. A elasticidade produz vários benefícios, como a possibilidade de realização de planejamentos estratégicos, investimentos em inovações e aprimoramento dos sistemas corporativos. A adoção de Cloud Computing é muito vantajosa para os governos e as empresas.


No modelo público a nuvem tem capacidade comoditizada, enquanto no privado ela é específica de uma organização, interna e privada. Em ambos os casos, há redução dos custos, acesso aos serviços a qualquer hora e de qualquer lugar, agilidade e foco nos negócios. E mais, o meio ambiente é preservado, tendo em vista que reduz a produção de hardware e de lixo eletrônico.


Como funciona a elasticidade na nuvem?

Se utilizada, o recurso de elasticidade é um grande diferencial para softwares que estão em Cloud Computing quando comparados ao modelo de computação com infraestrutura local (datacenters e servidores próprios. Na nuvem, as instâncias das máquinas virtuais podem ser aumentadas ou diminuídas dinamicamente de acordo com a demanda ou com o pagamento pelo que for utilizado. Do mesmo modo, é possível aplicar reconfigurações de serviços em nuvem relativos à largura de banda, memória e percentagem de CPU.


Os maiores players do mercado têm ambientes cloud com elasticidade fornecida pelo serviço Auto Scaling, que é uma funcionalidade que pode ser ativada de forma gratuita nos grandes provedores de Cloud do mercado, como a AWS. Com o auto scaling ativo e configurado corretamente, a expansão da infraestrutura é cobrada por meio de um modelo no qual o usuário paga somente por aquilo que utilizou (pay as you go). Veja a seguir alguns detalhes importantes sobre o funcionamento da elasticidade!


Escalonamento vertical x horizontal

O escalonamento de recursos em cloud é realizado de forma horizontal na maioria das vezes. Isso ocorre porque o aumento dos recursos vertical exige maior capacidade. Assim, se um equipamento trabalha com 8 GB de memória RAM, no aumento vertical essa capacidade teria que ser elevada para atender às demandas. Para implementar esse recurso, o sistema precisa ficar indisponível temporariamente.


Por isso é mais utilizado o dimensionamento horizontal, visto que a capacidade do recurso não precisa ser aumentada. Ela simplesmente é duplicada e são mantidas as características originais da máquina virtual. Se sua capacidade de memória for de 8 GB, as máquinas duplicadas contarão com os mesmos recursos. Nesse caso, o sistema não ficará indisponível e se a demanda cair, os recursos automaticamente serão realocados.


Dimensionamento automático

A empresa vai pagar por usar mais servidores enquanto o dimensionamento automático estiver ativado. Os serviços são cobrados por meio de faturas recebidas no final de cada mês, sem a necessidade de previsões ou pagamentos antecipados. A estratégia de desligamento e ligamento das máquinas é pensada para agir de maneira econômica e otimizada, visto que, no caso do uso de maquinas virtuais, a cobrança é realizada com base no tempo de uso das maquinas.


As máquinas que estiverem ligadas sem que seja necessário, poderão ser desligadas. Em caso de dúvida, basta acompanhar a movimentação de liga e desliga pelos relatórios. O usuário vai determinar o número máximo de máquinas que serão alocadas pelo Auto Scaling durante os picos das demandas. Com isso fica mais fácil prever os recursos financeiros a serem investidos. No ambiente Cloud Computing, as informações são produzidas e organizadas de modo que a equipe de TI (Tecnologia da Informação) consegue desempenhar funções mais estratégicas. Os colaboradores dessa área fazem o tratamento analítico de Big Data, por exemplo. Se o negócio for um e-commerce, pode-se mapear os horários de venda, volume o próprio perfil dos clientes.


Qual a diferença entre elasticidade e escalabilidade?

Elasticidade e escalabilidade são as duas características principais dos serviços em cloud. Porém, cada uma delas aborda um momento diferente do ciclo de vida das organizações. A escalabilidade está mais voltada para as necessidades estratégicas ou de longo prazo das empresas, enquanto a elasticidade é aplicada às táticas de prazo menor.


Afinidades

Os dois termos são bem semelhantes na escrita, mas são distintos. A elasticidade serve para ajustar recursos usados para menos ou para mais, conforme as demandas de uma empresa. A escalabilidade diz respeito ao aumento da oferta sem a alteração dos custos dos produtos ou serviços disponibilizados no mercado. Dessa forma, um sistema pode ser escalável e não elástico.


Por exemplo, uma plataforma escalável é aquela que adentra novos mercados fornecendo os seus serviços continuamente e segue conquistando mais usuários a cada dia. Provavelmente ela tenha utilizado um serviço que provê elasticidade dentro do seu ambiente de nuvem com capacidade para suportar um número elevado de acessos instantâneos. A facilidade de mudança da escala e sua velocidade dizem se um sistema é ou não elástico.


Aspectos práticos

A elasticidade possibilita às organizações diminuírem de forma dinâmica as capacidades computacionais de serviços adquiridos com base em demandas atuais. Ela está relacionada à maneira que um sistema se adapta a determinadas cargas de trabalho e provisiona recursos de modo automático que correspondam à necessidade atual de cada usuário.


Imagine uma loja virtual que em alguns horários do dia tem um grande número de acessos e precisa que suas capacidades computacionais de Cloud Computing sejam aumentadas para garantir a experiência de compra dos clientes. O site precisa ter um bom desempenho para atender de forma satisfatória aos usuários desse ambiente.


Durante outros momentos esses recursos computacionais podem ser diminuídos, pois o site terá menos acessos. Com isso, nos horários em que a procura pelos serviços ou produtos for menor, os custos desses recursos são reduzidos. O desempenho necessário é garantido para que a demanda atual seja suportada.


Distinção

Uma aplicação acessada por milhões de pessoas com crescimento exponencial exige a alocação rápida de recursos para suportar a demanda. Consequentemente, precisará de elasticidade. Já a escalabilidade vai ajudar as empresas a corresponderem às demandas futuras que acontecerão dentro de meses ou anos sem a realização de novos investimentos em infraestrutura.


Na escalabilidade há uma previsão dos recursos que serão necessários para suportar as demandas da empresa, com o planejamento dos sistemas a serem utilizados ao longo do tempo. Essa característica é ligada à elasticidade, porque a organização que tem capacidade para escalar rapidamente vai precisar de mais recursos ou menos recursos, conforme a demanda.


Ligação

Caso a empresa seja escalável, ela poderá antecipar as demandas durante certo período. Um empreendimento que conta com 1.000 usuários fazendo uso de um conjunto de aplicativos colocados na nuvem precisa de determinado nível de capacidade computacional se todos se conectam simultaneamente. Se surgirem mais 200 usuários, será preciso adicionar mais recursos para suportar os novos acessos.


As previsões são importantes para planejar a capacidade computacional com base em relatórios anuais, semestrais ou trimestrais. Todavia, se o negócio cresce rapidamente essa capacidade deve ser reavaliada todos os meses, já que a nuvem oferece flexibilidade. A elasticidade é menos gradual e específica que a escalabilidade, visto que ela se relaciona ao crescimento controlado pelo provedor de serviços em cloud.


Atuação conjunta

Ambos os conceitos, apesar de serem básicos e distintos, são muito relevantes para entender como Cloud Computing apoia as empresas. Com eles, as organizações entregam um desempenho melhor, uma experiência satisfatória aos consumidores externos ou internos e alcançam a otimização financeira e operacional. Os dois são importantes e bastante mencionados no cotidiano.


Quando se fala em sistema escalável a referência está relacionada às camadas amplas de cloud e à capacidade de infraestrutura para lidar com as demandas de modo lógico. O sistema pode utilizar a elasticidade para se tornar escalável, mas nem sempre é necessário.


Os conceitos trabalham em conjunto nessa época de transformação digital, pois se uma organização pode escalar rapidamente, vai precisar de menos ou mais recursos para antecipar suas demandas. Contudo, não se esqueça de que um sistema não precisa ser elástico para ser escalável.


Finalidades

Os modelos escaláveis focam o aumento da oferta, enquanto os modelos elásticos, o ajuste em tempo real e a incrementação da produção e da entrega. Pode ser para cima ou para baixo, com a economia de recursos e realocação de investimentos. Existem várias soluções tecnológicas que oferecem essas vantagens aos negócios.


Como você pode observar, apesar de esses dois termos serem parecidos, seu significado é bem diferente. A escalabilidade possibilita às empresas o atendimento de demandas esperadas sem elevar os preços de serviços contratados. A elasticidade, por sua vez, representa a possibilidade de atendimento às demandas frente ao aumento e à redução das capacidades computacionais.


Entendeu o que é e como funciona a elasticidade na Cloud Computing? Ela é essencial para que as empresas aproveitem todas as oportunidades e não percam chances de fechar negócios. Os ajustes dos recursos alocados atendem novas demandas sem causar a indisponibilidade do sistema e gerar transtornos aos usuários. Por esses motivos, é sempre importante contar com excelentes fornecedores.


Gostou do conteúdo? Quer utilizar a elasticidade no seu ambiente de cloud, reduzir seus custos e aumentar a produtividade do eu ambiente? Entre em contato com os nossos engenheiros de Cloud e tire todas as suas dúvidas!


bottom of page