top of page
  • Foto do escritorEscrito por Vibe Tecnologia

Como gerenciar uma equipe de TI de resultados?

Os gestores são responsáveis pelo treinamento e pela capacitação da equipe de tecnologia da informação (TI) da empresa. Eles precisam ter e aprimorar os talentos de liderança, superando os desafios que surgem na supervisão dos profissionais e combinando conhecimento técnico com habilidades específicas para manter a equipe motivada na realização dos trabalhos.



Por outro lado, o gestor deve estar atento para identificar os integrantes que já estão preparados para liderar, treinando-os e apontando a direção para o sucesso àqueles que vão exercer cargos gerenciais. Neste post, vamos explicar como montar e gerenciar uma equipe de TI — tendo em vista que esse mercado é um dos que mais crescem mundialmente e encontrar (e reter!) esses profissionais capacitados tornou-se um grande desafio.


Aqui, você vai encontrar dicas com detalhes sobre como formar equipes eficientes, procurar o auxílio de empresas especializadas em recrutamento na área, identificar as habilidades necessárias e investir em capacitações para os profissionais da equipe. Vai descobrir, ainda, como gerenciar a equipe com excelência, usando metodologias ágeis e definindo metas pessoais e coletivas.


Deseja obter mais informações antes de apostar em líderes de projetos? Acompanhe a leitura e saiba como ser um ótimo líder de equipes de TI!


Como formar e gerenciar uma equipe de TI?

Os profissionais de TI exercem funções fundamentais para o crescimento estratégico do negócio e podem gerar grandes vantagens competitivas para a empresa. Por isso, formar e gerenciar a equipe de TI exige um planejamento prévio, para evitar a rotatividade de funcionários — reduzindo as despesas com novas contratações — e para ganhar a confiança dos clientes.


A equipe ideal precisa ser planejada e apresentar capacidades de resolução de problemas em conjunto com habilidades de comunicação. Ela não vai ser montada de uma hora para a outra. É preciso ter paciência para encontrar todos os seus integrantes e, se for necessário, fornecer treinamento para o desenvolvimento de competências.


Quais são as principais dicas para formar equipes eficientes?

Para formar equipes eficientes, o gestor terá que pensar em estratégias de comunicação para evitar atritos entre os membros do grupo, diminuir retrabalhos e elevar a autoestima de todos. Um líder necessita inspirar confiança, promovendo harmonia no ambiente, sendo honesto e transparente.


Ele deve ser claro e apresentar argumentos objetivos, mas ser flexível para atender as necessidades dos colaboradores. Observe algumas dicas interessantes!


Procure empresas especializadas em recrutamento

Existem empresas especialistas em realizar o recrutamento dos profissionais de TI. Conte com elas para auxiliar nas contratações, enviando as descrições detalhadas das vagas em aberto e informando as exigências da empresa. Com isso, você vai elevar as chances de encontrar colaboradores qualificados e dispostos a trabalhar com o seu time.


Monte o perfil desejado de forma prática, detalhando as competências necessárias e a formação exigida, bem como informando as atividades a serem realizadas e os dados sobre cargo, jornada de trabalho e salário ofertado, além de falar sobre como aquela nova contratação deve estar alinhada com a cultura da sua empresa. Contar com um recrutamento especializado reduz as possibilidades de uma contratação equivocada que pode representar um alto custo, tanto financeiro quanto para o bom funcionamento do seu negócio.


Identifique as habilidades necessárias

Caso você esteja disposto a fazer a seleção da sua equipe, considere se os candidatos estão alinhados com as atividades a serem executadas pelo grupo. A contratação de profissionais com certificações e especializações diversas é relevante, visto que eles poderão atuar complementando e enriquecendo o trabalho dos colegas com soluções de qualidade técnica.


Alguns conhecimentos são indispensáveis, como os de computação em nuvem, segurança da informação, metodologias ágeis e outros.


Invista em capacitações para a equipe

A equipe precisa conhecer o core business da empresa, indo além do oferecimento de soluções de TI. Os colaboradores que têm visão ampliada das atividades empresariais conseguem contribuir com as estratégias de mercado e, consequentemente, podem ser os futuros gestores. Ao realizar a contratação de novos integrantes para a equipe, faça treinamentos para que eles compreendam esses pontos.


Invista também na atualização constante do time, incentivando-o a realizar cursos de capacitação para acompanhar as mudanças constantes da sua área. A cada dia que passa, surgem novas tecnologias trazendo excelentes oportunidades para a organização. O grupo vai trabalhar mais motivado se perceber que o gestor faz investimentos para o aperfeiçoamento profissional de seus membros.


Como gerenciar a equipe de TI com excelência?

Se você deseja gerenciar com excelência a sua equipe de TI, vai precisar pensar na empresa e no grupo de forma ampla. O primeiro passo é desenvolver uma visão amplificada de longo prazo, estabelecendo objetivos, metas e condutas almejadas. Pense também no cotidiano da empresa para preparar a abordagem tática, observando os feedbacks transmitidos de modo informal diariamente.


Essas duas visões são complementares, e auxiliam o gestor na definição dos caminhos a serem percorridos pela equipe e na criação de estratégias para aperfeiçoar os procedimentos internos. Depois de analisar essas questões, as informações podem ser repassadas aos profissionais de TI, para que eles contribuam com as suas ideias e opiniões. A equipe permanece engajada quando sente que está sendo ouvida pelo líder.


Use metodologias ágeis

As metodologias ágeis são uma tendência da atualidade, presentes em grande parte das organizações por meio do desenvolvimento de softwares que atendem rapidamente as necessidades da empresa. Elas são úteis para a validação de processos e para evitar que os clientes sejam decepcionados por terem as suas expectativas frustradas. Faça uso delas para organizar a sua equipe e para aumentar a eficiência dos colaboradores.


Defina metas pessoais e coletivas

Os profissionais de TI podem ficar ansiosos e inseguros se não encontram sentido nas suas tarefas. Passar dias escrevendo códigos ou investigando problemas que aparentam ser inofensivos são atividades que parecem supérfluas. Defina com clareza quais metas serão alcançadas ao final dos projetos e com a execução de cada atividade. A equipe que sabe a importância do seu trabalho para a empresa permanece envolvida e focada.


Você pode, ainda, criar prazos para a finalização das tarefas e das etapas dos projetos. Quando o grupo conseguir atingir o objetivo, registre a conquista e valorize os colaboradores envolvidos. Um time que tem metas a atingir tende a optar pela colaboração e procura manter a comunicação entre os seus integrantes.

Aposte em líderes de projetos

O esforço para o gerenciamento da equipe, independentemente da metodologia adotada, não é suficiente para atender a inúmeros projetos simultaneamente. Aposte em líderes de projetos para receber a ajuda que precisa, selecionando gerentes para atuar em atividades complexas e que devem ser concluídas dentro do prazo. O gerente de projetos vai organizar os fornecedores, a equipe, o cliente, as etapas e o método de trabalho, ficando responsável pela qualidade do serviço, pelo cumprimento dos prazos e pela mediação de conflitos.


É o gerente de projetos quem acompanha as métricas, disponibiliza recursos e mantém a equipe focada nas metas a serem atingidas, proporcionando qualidade aos trabalhos. Esses líderes são seguros em relação às suas habilidades, enfrentam desafios e entendem que o gerenciamento das tarefas é importante, esforçando-se para aumentar a produtividade da equipe.


Enfim, para ser um bom líder de equipe de TI, é fundamental delegar as tarefas certas na hora certa, tudo isso enquanto realiza diversas atividades do cotidiano e, ao mesmo tempo, supervisionando os trabalhos do grupo. Prestar atenção nos colaboradores, acreditar e investir nos profissionais, mantendo o foco diante das adversidades, são apenas alguns fatores que definem um excelente gestor de TI.


Gostou do nosso post? Compartilhe este conteúdo no Facebook e LinkedIn e ajude os seus amigos a compreenderem como é possível gerenciar uma equipe de TI de resultados!


bottom of page