top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Cloud computing: entenda o que é e como pode ajudar a sua empresa 

Desde que a internet se popularizou e transformou as relações sociais e trabalhistas, uma das tecnologias que mais ganha espaço no mercado é a cloud computing. Cloud computing (ou computação em nuvem em tradução livre) já faz parte da realidade de muitas profissões, e mesmo que você não saiba o que ela é, certamente já utilizou a tecnologia de alguma forma.



O fato é que a computação em nuvem vem facilitando tanto o dia a dia de empresas quanto tarefas de pessoas comuns. Por isso, é muito importante, especialmente, para profissionais da área de TI, entender o que é e como funciona a cloud computing, os benefícios dessa tecnologia e como escolher a ferramenta mais adequada para suas necessidades. Então, continue a leitura, pois é disso que trataremos neste artigo!


O que é cloud computing e como pode ajudar empresas?

Basicamente, podemos definir cloud computing como uma tecnologia que permite acessar serviços digitais, ferramentas, aplicativos, servidores, redes e softwares, tudo via internet utilizando o armazenamento em nuvem.


Imagine que os arquivos, dados, ferramentas etc., que antes eram armazenados em um dispositivo físico (como um disco rígido), agora ficam salvos em nuvem e são disponibilizados por servidores e acessados online.


Assim, tornou-se possível acessar todo tipo de dados, ferramentas e servidores de qualquer parte do mundo. Isso tem facilitado operações e rotinas de muitas empresas, que podem operar a distância e não mais dependem tanto de estruturas físicas. A cloud computing também trouxe grandes avanços para a segurança cibernética, organização de arquivos e documentos, substituindo o físico pelo digital.


Portanto, a cloud computing tem promovido uma “revolução” em pequenas e grandes empresas, contribuindo para a economia de recursos, produtividade, segurança etc. Entre os serviços online que utilizamos no dia a dia e que se baseiam em nuvem podemos citar o YouTube, Netflix, Spotify, Amazon, dentre muitos outros.


Mas como esses benefícios se dão na prática e alteram a realidade dessas empresas? Para responder a essa pergunta, vamos ao próximo tópico!

Como os benefícios da cloud computing se dão na prática?

Os benefícios da cloud computing se dão em diferentes quesitos. Agora, vamos explicar como eles ajudam, na prática, as empresas!


Segurança

A segurança é um fator chave em qualquer operação empresarial que envolva dados. Um ataque cibernético ou uma simples pane no sistema físico pode ter um alto custo financeiro e de imagem perante os clientes e parceiros.


Desse modo, o uso de ferramentas em nuvem se preocupa em garantir a proteção dos dados. Uma vez que os servidores se valem do uso de criptografia e firewalls, eles são altamente protegidos, sendo monitorados por equipes especializadas e passando por constantes atualizações.


Além disso, eles não correm o risco de sofrer uma perda por problemas como curto-circuito, incêndios ou outras eventualidades. Os backups periódicos dos serviços que usam cloud computing ainda garantem que tudo o que é alterado é imediatamente salvo, minimizando as chances de o trabalho precisar ser refeito.


Economia

Uma das maiores preocupações em qualquer empresa é a de encontrar formas de poupar recursos e gerar economia. A cloud computing também pode contribuir nesse quesito.

Antigamente empresas que lidavam com grandes sistemas de informação e softwares precisavam investir em toda a estrutura física de hardwares, sistemas e servidores. Contudo, ao adotar um serviço de nuvem tudo isso fica a cargo da prestadora do serviço e você só pagará pelo seu uso e não pela estrutura.


A economia ainda se estende na medida em que você não precisará contar com uma equipe própria para a gestão desses serviços e sistemas. Por isso, até mesmo grandes empresas, que já tinham essa estrutura física, passaram a migrar para os provedores de cloud computing.


Flexibilidade

Ao garantir o acesso remoto a softwares, sistemas e documentos, a cloud computing permite que o trabalho de uma empresa seja feito de qualquer parte e a qualquer hora. Isso representa um grande ganho de força produtiva, pois traz agilidade para a resolução de questões práticas que ficavam restritas aos ambientes e horários comerciais.


Essa flexibilidade acelera processos e permite um fluxo mais dinâmico para as operações essenciais da empresa. É interessante notar como as empresas já acostumadas com a computação em nuvem passam, progressivamente, promover mais dias de trabalho remoto, o que também representa uma economia de recursos com o vale-transporte, energia, material de escritório etc.


Monitoramento

A maioria dos provedores de cloud computing oferecem ferramentas para controlar e monitorar as atividades de hardwares e softwares. Isso possibilita uma visão global dos principais processos, auxiliando no controle produtivo e na tomada de decisões mais estratégicas e assertivas.


A adoção de métricas específicas, que ajudam a avaliar a produtividade e a qualidade do trabalho, indica pontos de melhoria e auxilia na antecipação de problemas, proporcionando um controle maior dos principais setores das empresas.


Como escolher a ferramenta ideal de cloud computing?

Agora, a grande dúvida que resta é: como escolher a ferramenta ideal?

Para definir qual a ferramenta que melhor vai atender sua empresa é preciso entender primeiro quais são as reais necessidades e tomar alguns cuidados. Então, para ajudar nesse ponto, trouxemos algumas dicas simples!


Entenda as necessidades do seu negócio

O primeiro passo é avaliar quais são as reais necessidades do seu negócio. Assim, você escolhe o serviço que se restringe àquilo que a sua empresa necessita para maximizar os benefícios e deixar de contratar serviços que não serão utilizados.


Estude as aplicações e ferramentas oferecidas

O segundo passo é começar a pesquisar os provedores e entender bem quais são as aplicações e ferramentas oferecidas. Com alguma pesquisa rapidamente você encontrará algumas opções que devem atender todas as suas necessidades.


Atente-se para os serviços de segurança e termos de contrato

Como em qualquer outra negociação, é fundamental ter plena atenção durante todo o processo e entender exatamente o que é oferecido e em quais condições. Assim, você não se surpreenderá, no futuro, com exigências não esperadas dos provedores nem se decepcionará com a falta de suporte em fatores de segurança e atualização dos sistemas.


Analise o retrospecto do provedor e busque opinião de outros clientes

Fatores como localização geográfica e reputação perante o mercado são ótimas formas de definir se o provedor realmente é ideal para sua empresa. A localização e dispersão indicam se o prestador dos serviços pode ser contatado sem problemas e se o suporte técnico é facilmente acionado. Por fim, a reputação é um ótimo indicador de confiabilidade em qualquer negócio, independente do setor de atuação.


Como abordado na introdução, a cloud computing já é uma realidade no cotidiano de empresas e pessoas comuns, e a tecnologia veio para elevar os serviços de computação a outro patamar. Com a adoção deles há um potencial real de aumento da produtividade, segurança e economia. Por isso, toda empresa que tenha a pretensão de estar à frente no seu segmento deve estudar as melhores formas de adotar essa tecnologia.


No presente conteúdo explicamos o que é a cloud computing, como ela funciona, seus benefícios e formas de escolher o provedor. Se você gostou do artigo, já usa a tecnologia ou se restou alguma dúvida, deixe seu comentário no post e nos ajude a complementar as informações que apresentamos!


Para saber mais sobre o universo da tecnologia, siga as nossas redes sociais, Instagram, LinkedIn e Youtube!

bottom of page