top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Consultoria para startups: entenda como funciona e quando contratar

Para uma startup, tão importante quanto focar em seu produto e mercado, é saber quando os sinais indicam para a necessidade de ajuda externa especializada. É por isso que se torna importante analisar a consultoria para startups e entender como esse tipo de solução pode ser crucial, a fim de solucionar os problemas internos de uma forma mais rápida e precisa.



Para conseguir uma boa parceria nesse caso, é preciso saber um pouco sobre o assunto e entender como funciona, quais são os benefícios associados e os diferenciais que podem levar à contratação de uma empresa específica.


Falaremos deste tema e responderemos esses questionamentos neste artigo. Se quiser conhecer mais para tomar a decisão efetiva para seu negócio e otimizar seus processos, não deixe de conferir.


O que é consultoria para startups?

Uma startup é uma empresa que assume diversos riscos e que precisa gerenciar muitas frentes ao mesmo tempo, mesmo diante da pressão por resultados rápidos. Você provavelmente já sabe bem disso. É preciso focar prazos e custos, simultaneamente em que surge a necessidade por avançar ainda mais na inovação e se adequar às mudanças do mercado.


Então, para gerenciar as incertezas típicas desse modelo de negócio, uma estratégia poderosa é contar com consultoria para startups. Trata-se de um serviço voltado a auxiliar uma empresa no gerenciamento dos âmbitos diversos, com o fornecimento de expertise e know-how para guiar as decisões e os esforços.


Uma consultoria pode agir na área jurídica, no marketing, nas questões de negócios, na área contábil, bem como na frente tecnológica. Uma parceria pode ajudar em assuntos específicos ou agrupar responsabilidades. Geralmente, ela ajuda a suprir a falta de pessoas e de maturidade e experiência da empresa, com o apoio de profissionais capacitados e especializados, bem como uma visão mais abrangente do mercado.


Inclusive, muitas startups recorrem a aceleradores, que ajudam nesse processo inicial de entendimento do mercado e do que fazer para chegar à consistência da organização. Essas parceiras oferecem reuniões para entendimento dos principais problemas, de modo a obter insights ricos e valiosos que ajudam no prosseguimento das estratégias.


Os grandes desafios de empresas nesse estágio arriscado são vários, dentre eles três se destacam: falta de necessidade do produto no mercado, não conseguir investimento e gestão de equipe.


Segundo André Coelho, Head de Inovação da Vibe Tecnologia,


O mais importante desses pontos é a necessidade de produto no mercado.

Tendo em vista que essa questão suscita diversos questionamentos, por exemplo: “como identificar o mercado?”; “como entender se o produto está validado e testado?”; “quais os canais para divulgar o produto?”.


Uma consultoria atua especificamente nesse ponto, ajudando as startups nos pontos de deficiência delas. Assim, é possível entender como encaixar o produto no mercado e obter sucesso com ele.


Sinais que indicam a necessidade de consultoria

Para uma startup, é preciso ficar atento aos sinais que indicam a necessidade de contratar uma consultoria. Um deles é o tempo. Se a empresa permanece travada em algumas questões por muito tempo, justamente por falta de qualificação e experiência, é melhor obter uma parceria externa para assistência. Podem ser questões jurídicas, tecnológicas, fiscais ou outras.


Além disso, quando a startup vê que não possui os recursos necessários para seguir em uma determinada área, como quando identifica que não têm pessoas qualificadas ou tecnologia para desenvolver um software, é melhor consultar uma parceria.


Nesse caso, uma organização externa vai ajudar a definir o melhor caminho para chegar ao produto, que pode ser contratar pessoas, contratar freelancers, contratar companhias externas ou associar-se a um sócio que seja desenvolvedor.


Quais os benefícios de contratar esse serviço?

Vamos falar agora dos benefícios de contar com uma consultoria. Um deles é a menor pressão para a equipe interna, que poderá focar os assuntos do núcleo da empresa. Caso eles não tenham expertise, não precisarão tentar aprender tudo com pressa, pois podem confiar nas soluções providas pelo consultor.


Outra questão é a velocidade para chegar até a informação. Quando a companhia tenta descobrir aspectos importantes sozinha, os membros podem acabar gastando tempo demais para chegar a algumas respostas, que podem nem ser as mais precisas para o contexto específico.


Uma consultoria vai ajudar com conhecimento ideal para auxiliar nos principais problemas da companhia, com as informações certas em menos tempo. Ou seja, os colaboradores e decisores conseguem aprender o que precisam de forma prática e rápida, com dados e insights filtrados para o contexto e para o estágio em que a startup se encontra.


Outra questão é a redução de riscos nas diversas frentes da organização. Como André Coelho ressalta, startups são modelos arriscados de negócio, contudo, se a companhia puder eliminar alguns desses riscos proativamente, vai tornar seu futuro ainda mais consistente/seguro e vai conseguir escalar o negócio sem grandes problemas.


Ao lidar com as incertezas e eliminar falhas que podem levar a cenários problemáticos, a empresa garante a atenção de investidores. Muitos deles não aceitam apostar em um negócio que apresente algumas inconsistências.


Uma consultoria jurídica, por exemplo, ajuda a eliminar questões de compliance de antemão, de modo a permitir que a startup seja aprovada para ofertas de investimento.

Além disso, a consultoria provê networking para as empresas, o que também ajuda a eliminar o tempo para alguns processos. O consultor pode indicar possíveis parcerias de confiança para auxiliar em serviços necessários, o que será bom para trazer um ROI maior e poupar o tempo de procurar companhias no mercado.


Quais os diferenciais da consultoria para startups da Vibe Tecnologia?

A Vibe Tecnologia é uma empresa especializada em consultoria para startups que precisam lidar com softwares ou aplicativos. A partir de um primeiro contato com especialistas, sua startup chegará a um briefing em que os problemas serão levantados para melhor entendimento da condição dos desafios que você enfrenta. Então, uma proposta de assistência será apresentada.


A Vibe ajuda as startups principalmente na fase de construção, oferecendo apoio técnico para tecnologia e negócios. Se a empresa precisa desenvolver um produto, os consultores ajudam a entender se esse é o momento ideal para começar a produzir ou se é preciso resolver outras questões. Quando a fase de desenvolvimento efetivamente começar, a consultoria ajuda com instruções sobre as melhores tecnologias possíveis de modo a tornar o processo efetivo e sólido.


Ou seja, a parceria permite entender se sua empresa está em um bom nível de maturidade para desenvolver o software. Caso não esteja, consultores ajudam com materiais específicos para educar a companhia e permitir que ela cresça até alcançar o estágio necessário.


Em termos de ajuda técnica, existe uma ênfase muito grande à computação em nuvem, que é a fonte de problemas de muitos negócios. Muitas companhias utilizam a cloud de forma indevida, gastando muito inicialmente ou aumentando descontroladamente os custos no momento de escalar a startup. Com o apoio da Vibe, você pode evitar isso, com um uso eficiente e adequado dessa tecnologia.


A consultoria para startups é uma assistência muito útil para empresas que operam nesse modelo arriscado e precisam de conhecimento e expertise para solucionar seus problemas.


Como a startup é um organismo complexo, é necessário obter rapidez para chegar a informações, precisão nos insights, bem como networking para alcançar as melhores soluções. A Vibe oferece tudo isso e ainda acompanha seu negócio para contribuir com o crescimento dele.


Gostou do assunto? Entre em contato com um especialista e comece já a dispor de nossa assistência para otimizar seus processos.

bottom of page