top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Transformação digital e pandemia: a tecnologia como maior aliada dos negócios hoje

A pandemia do COVID-19 trouxe ao mundo uma nova realidade, que levou a maioria das pessoas a se colocar em isolamento social. Com essa medida de proteção, que tem como principal objetivo frear a doença, a desaceleração comercial e do consumo é uma das maiores preocupações dos empresários.



A chegada do novo Coronavírus está se caracterizando como um grande acontecimento mundial, que está fazendo com que as empresas de todos os ramos sejam direcionadas para a transformação digital. Uma parcela elevada de empreendedores está tendo que adotar ações rápidas para implantar processos digitais, a fim de permanecer atuando com os seus negócios.


O COO (Chief Operating Officer), Emanuel Estumano, falou sobre a transformação digital e pandemia. Segundo ele, “todos repentinamente estão sendo obrigados a transformar esses limões em limonada”. Apesar dessa necessidade forçada de se adaptar ao universo digital, as empresas têm muito a se beneficiar com a adoção de tecnologia.

Pronto para saber mais sobre a pandemia e a tecnologia? Continue a leitura e entenda o momento que vivemos!


Como a transformação digital pode ajudar as empresas durante a pandemia?

Como as medidas de contenção do novo Coronavírus incluem menor circulação de pessoas e a paralisação de atividades não-essenciais, muitos negócios tiveram que fechar as portas temporariamente, o que implica em queda de faturamento. Para não parar de vez, cada vez mais empresas (e consumidores) estão usando a tecnologia a seu favor. Por meio dessas soluções, é possível manter contato com familiares, amigos e, inclusive, com funcionários e empresas. Soluções como WhatsApp, Instagram, Skype e apps de delivery tem desempenhado um papel fundamental em aproximar pessoas e empresas.


Essa mudança brusca trouxe um impacto significativo para os negócios, e quem já era adepto da tecnologia saiu na frente. Mas, se para algumas empresas o que mudou foi a forma de entregar seus produtos, via delivery, por exemplo, para outras, o que mudou foi a forma de trabalhar. Estamos falando do home office, uma maneira que algumas empresas encontraram para manter suas rotinas, proteger seus funcionários e ainda reduzir custos.


Algumas empresas já eram adeptas da tecnologia e mantinham seus arquivos, processos de trabalho e demais ferramentas no ambiente digital ou mesmo na nuvem. Para esses empreendimentos, fazer isso era visto como um diferencial competitivo, pois automatizava processos e os fazia ganhar agilidade. Porém, com todas essas mudanças no cotidiano, esse fator se tornou primordial para o desenvolvimento das corporações e para a manutenção da equipe trabalhando.


Vendas que antes eram feitas apenas presencialmente e negociações que levavam horas, com a era digital, agora são fechadas sem uma visita física à loja ou à empresa. Esse novo processo de trabalho economiza tempo e recursos do cliente, ao mesmo tempo em que evita a parada total da economia e o colapso da saúde.


Todos esses serviços têm sido muito utilizados durante a pandemia. Segundo o COO Emanuel Estumano, “Quem já estava preparado, aproveitou o momento para crescimento e aprimoramento de fluxo de trabalho”. E aqueles que não estavam usando as tecnologias, agora passaram a utilizar para permanecer no mercado. Veja abaixo quais são as vantagens que a transformação digital trouxe para as organizações em tempos de COVID-19.

“Se sua empresa não adotar a tecnologia digital, ela ficará para trás dos concorrentes que optarem por adotá-la. Isso pode levar a uma diminuição nas vendas, uma redução nos lucros e uma tendência de queda que pode ser difícil de reverter.”

Emanuel Estumano, CEO da DNX Brasil, empresa integrante do Grupo Vibe.


Ajuda a unificar a comunicação a distância

A tecnologia digital ajuda a unificar a comunicação a distância. Por meio da internet é possível fazer reuniões, que podem ser por chamadas de voz, vídeo ou pela opção de chat para registrar todas as informações importantes por escrito. Essas ações servem para manter a equipe engajada e para que, ainda distantes, todos tenham um único objetivo e se mantenham atualizados com os acontecimentos da empresa.


Gerenciar a equipe remota de forma eficiente

Uma das maiores preocupações de gestores que estão tendo que gerenciar a sua equipe remotamente é como vão fazer para controlar as atividades realizadas pelos colaboradores. Algumas ferramentas tecnológicas como o G Suite ou o Microsoft Teams, que são do que um conjunto de ferramentas que podem ser muito úteis para fazer essa gestão. Entre as funcionalidades das soluções, estão:

  1. treinamento de funcionários online;

  2. feedback rápido;

  3. pastas compartilhadas;

  4. acesso controlado;

  5. colaboração ao editar documentos;

  6. armazenamentos de dados evitando risco de perdas;

  7. troca de arquivos;

  8. facilidade em fazer reuniões.

A vantagem em usar as ferramentas de gestão é que os dados relativos aos trabalhos podem ser acessados de qualquer lugar, por meio de computadores, celulares e tablets.


Otimizar resultados

O processo de análise de resultados é utilizado pelos empreendedores que desejam diminuir a distância entre os objetivos estratégicos e as decisões importantes que exigem assertividade e rapidez. Para isso, os recursos tecnológicos como o data analytics (análise de dados) são ótimas opções para saber tudo que está acontecendo, mesmo sem estar fisicamente na empresa.


Melhorar a mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa é um fator fundamental para a estratégia de crescimento dos empreendimentos. Quando existe investimento em um ambiente móvel, os colaboradores passam a trabalhar com mais liberdade, o que lhes oferece maior tranquilidade, segurança e produtividade.


O termo mobilidade na maioria das vezes está ligado à utilização de dispositivos móveis como celulares, tablets e smartphones. Todos esses dispositivos podem acessar os dados armazenados na nuvem de qualquer lugar, sem limitações físicas.


Como o processo de transformação digital pode ser iniciado nas empresas mesmo com a pandemia?

Nesse momento que é de incertezas, sair da rotina e implantar as novas tecnologias na empresa pode parecer difícil, mas saiba que iniciar esse processo pode ser a chave para o sucesso tão almejado. Para que a implantação das soluções disponíveis traga bons resultados, é preciso fazer um planejamento para adotar as ferramentas certas. Portanto, procure:

  1. descobrir o que realmente seus consumidores desejam e precisam: muitas vezes, as pessoas querem aliar a experiência de um atendimento personalizado com a comodidade de não precisar se deslocar. Cabe a você analisar se seu cliente prefere uma experiência mais assertiva, como um e-commerce, ou um tratamento mais pessoal, como falar com um vendedor via chat;

  2. identificar novas oportunidades no mercado: você está observando os novos nichos que estão sendo criados? Com os consumidores em casa, alguns segmentos terão altas nas vendas, ao mesmo tempo em que novos serviços se farão necessários. A Uber, por exemplo, lançou o Uber Direct, serviço de entrega de encomendas que caiu como uma luva em tempos de isolamento;

  3. criar uma cultura de colaboração na instituição: peça dicas à sua equipe e coloque as mais relevantes em prática. Seu time saberá dizer o que está e o que não está funcionando no período de home office ou entregas. Cabe a você estar aberto para escutar;

  4. fazer experimentos: mesmo estando atento e colocando todas as dicas em prática, alguns negócios simplesmente sofrerão uma grande perda de receita. Use esse período para testar novos serviços e produtos e aprender rapidamente.

Emanuel Estumano diz que “ao fazer alterações na estratégia de uma empresa, haverá riscos, mas as recompensas por ‘fazer a escolha certa’ podem impulsionar o crescimento dos negócios e fazer você ir além dos concorrentes que não adotaram as inovações digitais”. Segundo ele, “se você deseja que sua empresa continue bem sucedida, ela não tem escolha. É preciso adotar a tecnologia, e rápido".


Como a empresa pode mensurar os resultados de transformação digital e adotar as melhorias?

Com tantas dificuldades tendo que ser enfrentadas ao mesmo tempo, medir os resultados da sua empresa quando ela estava sem utilizar as tecnologias e fazer uma nova análise após implantar medidas inovadoras é de extrema importância. Com a transformação digital, o crescimento exponencial vai ser alcançado, e nada melhor do que contar com dados para ter essa visão macro da nova fase do seu negócio.


Enfim, a transformação digital e pandemia estão andando lado a lado. Tanto uma como a outra têm mudado a maneira de agir das pessoas e a realidade das corporações. Como a forma de consumir passou do presencial para o virtual, os negócios também precisam se adaptar a essa mudança. Diante da nova realidade, é possível afirmar que a tecnologia veio para ficar, de modo que inovar é a melhor saída.


Gostou do nosso post sobre a transformação digital e pandemia? Compartilhe nosso artigo no LinkedIn para que outros empreendedores também tenham acesso ao conteúdo e alavanquem seus negócios!

bottom of page