Descubra porque investir na nuvem é mais interessante para as suas finanças!

6 minutos para ler

Algumas empresas ficam em dúvida se realmente é vantajoso para as suas finanças investir na nuvem. O fato é que a nuvem está transformando o modo como as organizações de todos os portes e em diferentes setores fazem negócios, e o setor financeiro também está sendo impactado por ela. 

No entanto, muitas empresas evitaram essa tecnologia logo que surgiu por diferentes motivos e continuaram a usar sistemas legados. Ao longo dos anos, a tecnologia de nuvem melhorou significativamente e hoje é capaz de oferecer uma gama de benefícios às instituições de serviços financeiros. 

Nesse post, falaremos sobre as principais vantagens em investir em cloud. Confira!

Infraestrutura flexível e menos dispendiosa

Uma das vantagens mais significativas da nuvem para as finanças é proporcionar uma infraestrutura flexível e menos dispendiosa. A computação em nuvem é, na verdade, uma solução muito econômica, especialmente, ao fazer uma comparação das despesas de TI (Tecnologia da Informação) da empresa. 

Quando a empresa investe em nuvem pagará apenas pelos serviços que forem solicitados. Inclusive, esse serviço viabiliza mais flexibilidade quando o assunto é transferência de dados. 

Corte de custos 

Um dos grandes desafios que as organizações enfrentaram nas finanças ao longo dos anos são os custos associados à implementação, desenvolvimento e operação da infraestrutura de TI no local. Geralmente, os orçamentos de TI incluem despesas com compra de hardware, refrigeração, energia, espaço e recrutamento, bem como o treinamento de equipe.  

A migração para a nuvem permite que as instituições financeiras evitem despesas de capital desnecessárias. Em outras palavras, a nuvem elimina a necessidade de grandes investimentos em hardware, software e mão de obra. Em vez disso, o recurso pode ser destinado à outra necessidade da empresa.  

Armazenamento ilimitado

Outra grande vantagem da nuvem nas finanças é o armazenamento ilimitado. Quando não há limite nos servidores físicos, também não existe limite na quantidade de dados armazenados. Assim, torna-se possível fazer a adaptação da sua nuvem com as necessidades da atividade, estimulando, ainda, o crescimento da sua empresa.

É importante frisar que não são todas as empresas que necessitam dos mesmos serviços. Logo, é aconselhável que, ao buscar um serviço de nuvem, seja feita uma análise das necessidades da organização, suporte, recursos e elementos de segurança que os diversos provedores de serviços conseguem disponibilizar para o seu negócio.  

Escalabilidade 

A nuvem resolve um problema enfrentado pelas empresas há anos, que é o da escalabilidade. Pois as soluções oferecidas por ela, permitem que as organizações evoluam e se adaptem, conforme às suas próprias necessidades, não sendo necessário um grande investimento.  

Em suma, é possível obter acesso aos recursos de que precisam em questão de minutos ou horas, sem interrupções no serviço. As empresas podem aumentar ou diminuir rapidamente de acordo com as necessidades do negócio, o que é essencial para se manter competitivo no mercado. 

Agilidade no atendimento 

A nuvem beneficia as finanças da empresa, pois permite que ela desenvolva e lance novos produtos e serviços com rapidez e agilidade. Antes do advento da nuvem, por exemplo, muitas empresas demoravam para responder aos comentários dos clientes, em decorrência do retardo no desenvolvimento de aplicativos. 

Ao investir em nuvem, a velocidade de desenvolvimento e implantação de aplicativos melhora significativamente, permitindo que as organizações respondam rapidamente às demandas de seus clientes. Todo o processo, desde o desenvolvimento até o lançamento, pode ser concluído em menos tempo, e, com isso, as instituições já estabelecidas podem permanecer competitivas no setor e acompanham o ritmo da era digital

Mais eficiência

Hoje em dia, o mercado está altamente competitivo e as empresas procuram constantemente formas de agilizar suas operações para desfrutar de maior eficiência. Uma das formas pelas quais a migração para a nuvem ajuda a maximizar a eficiência é liberando o tempo da equipe de TI. 

Em vez de se concentrar em atividades do dia a dia, eles podem dedicar mais tempo às tarefas que agregam valor, como o trabalho em outros projetos de TI que estejam em atraso, por exemplo. Outra forma de a nuvem aumentar a eficiência é com o aprimoramento da colaboração e a comunicação entre filiais e instituições financeiras em diversos países, visto que, o trabalho pode ser realizado a partir de qualquer local do mundo e em qualquer dispositivo. 

Além disso, a nuvem minimiza o risco do tempo de inatividade normal relacionado à infraestrutura local, devido a problemas de tecnologia, para que as atividades da empresa nunca tenham que parar. 

Mobilidade

Quando se investe na nuvem, as finanças da empresa apresentam muito mais mobilidade, devido ao fato de que é possível ter acesso a ela de qualquer lugar — basta estar conectado à internet. A grande vantagem é que o software na nuvem pode ser utilizado a partir de notebooks, computadores, smartphones, tablets, entre outros. É possível fazer o acompanhamento dos dados relativos as finanças em tempo real e de qualquer lugar. 

Mais segurança

A realidade é que estamos vivendo em um momento em que as empresas estão cada vez mais expostas ao risco de ataques ao seu sistema financeiro. A execução da infraestrutura de TI acaba expondo as organizações financeiras ao risco de ataques cibernéticos, como um e-mail de phishing, pode derrubar toda a rede.  

No entanto, a empresa que investe em nuvem tem mais segurança, pois transfere a responsabilidade de proteger seus sistemas e dados confidenciais para o seu provedor de nuvem. Os provedores estão em conformidade com uma variedade de padrões de segurança internacionais e empregam os melhores profissionais de TI, a fim de combater as ameaças e evitar prejuízos financeiros. 

Por fim, com os benefícios que a nuvem oferece, muitas organizações estão migrando seus sistemas para a nuvem, para auxiliar nas finanças. A migração para a nuvem provou ser uma jogada inteligente, pois ajuda as empresas a facilitar suas operações e funcionar com mais eficiência. 

A DNX Solutions pode te ajudar nessa missão! Ela é uma empresa de tecnologia especializada em infraestrutura de TI e soluções em software. Além disso, oferece consultoria em tecnologia da informação, suporte, integração e implantação de sistemas para empresas e como investir nesse recurso com sabedoria para otimizar a finança da empresa. 

Nosso post foi útil para você? Então, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais, para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto! 

Posts relacionados

Deixe um comentário