[AVANÇADO] Entenda como funciona o BMC Control-M Digital Business Automation

7 minutos para ler

O termo Digital Business Automation está relacionado a automatização de processos de negócio respeitando integrações, fluxo, lógica e regras de processamento. Para sustentar o negócio, médias e grandes empresas possuem um parque de aplicações e infraestrutura vasto e complexo, que precisam ser administrados, integrados, ágeis e com risco minimizado ao máximo.

Neste post, vamos explicar como o BMC Control-M Digital Business Automation e seus diferenciais podem ajudar negócios a ganhar escala com agilidade e qualidade. Além disso, vamos apontar algumas informações relevantes sobre esse assunto e os diferentes tipos. Você também vai descobrir por que as empresas precisam da automatização e como é possível orquestrar processos de negócio incorporados com a entrega ágil de aplicação, DevOps.

Deseja saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Saiba o que é Digital Business Automation e como funciona a orquestração de processos automatizados

Digital Business Automation tem como objetivo integrar os componentes digitais de um negócio como por exemplo os Softwares, Hardwares, computação em nuvem, infraestrutura, análise de dados (Data Analytics) e ciclo de vida de aplicações (DevOps) para que trabalhem de forma autônoma em uma perspectiva não estritamente técnica, mas também de negócio, que permite que equipes de negócio trabalhem colaborativamente com equipes técnicas e consigam tomar melhores decisões para a empresa.

Na opinião do arquiteto de soluções Rafael Ferreira da Silva, a automação baseada no workflow orchestration de processos de negócios é fundamental para a condução de projetos de Digital Business Automation bem-sucedidos e que efetivamente sejam capazes de melhorar o desempenho e inovação de uma empresa, assegurando o envolvimento de todos os impactados e solucionando as necessidades dos clientes.

Um workflow é um conjunto de jobs ou processos em lote, processos batch. Esses processos são configurados para executar suas atividades de forma lógica de acordo com suas dependências.

Já orchestration trata-se de conseguir gerenciar, orquestrar processos de diversos sistemas e aplicações a partir de um ponto central. Assim, é responsabilidade do orquestrador invocar o processo correto no momento certo. Por outro lado, ele deve garantir que um processo seja concluído com êxito antes do início do próximo e fornecer a visualização e o gerenciamento do fluxo de trabalho.

Desse modo, pode-se observar todos os detalhes das etapas do fluxo de trabalho, conferir o que é realizado, seus resultados e analisar as mensagens geradas pelos processos. Também é necessário o monitoramento do status e do progresso, com a exibição desses dados e a possibilidade de rastreio para a realização de auditorias e governança.

Tipos de workflow orchestration

Entre os tipos de workflow orchestration encontra-se uma solução completa para o gerenciamento das cargas de trabalho em tempo real e em lote. Ela pode ser hospedada em Cloud e usada para o gerenciamento dos workloads de negócios e de TI nos servidores hospedados. Veja a seguir os principais tipos de workflow orchestration:

  • IBM Workload Automation;
  • CA Workload Automation De;
  • Control-M Digital Business Automation.

Caso seu objetivo seja otimizar o gerenciamento da carga de trabalho e melhorar a tomada de decisão por meio da análise preditiva, pode utilizar uma ferramenta de automação. É possível aumentar a produtividade com um planejamento orientado por evento e plano, executando e monitorando os seus workloads a partir de qualquer lugar.

Descubra por que automatizar a orquestração de workflows

As empresas que lidam manualmente com seus workflows sofrem prejuízos, tendo em vista que os processos manuais acarretam falhas humanas e lentidão no processamento. Os processos são fragmentados em diversas soluções sem a existência de integrações entre elas e há falta de controle para prever problemas e remediá-los rapidamente.

Os gestores de empresas não podem deixar de se preocupar com workflow orchestration porque os processamentos de dados organizados são destinados a uma finalidade. Por exemplo, os processos que geram faturamento ou outras atividades essenciais não podem parar, ou há perda de recursos. Veja alguns benefícios que podem ser alcançados com o uso de uma solução:

  • automação do autoatendimento;
  • possibilidade de prever o impacto das mudanças;
  • aceleramento na automação dos negócios;
  • uso de integrações;
  • redução de riscos.

Vale destacar que sua empresa pode orquestrar da maneira que for mais interessante para ela, com o desenvolvimento de um sistema para executar, fazer checklist em planilhas para a equipe etc. A automatização desta orquestração gera benefícios como redução de custos com equipes, eliminação de falhas humanas, economia de tempo de implementação de novos processos, entre outros.

Com o BMC Control-M Digital Business Automation a agilidade dos negócios é melhorada. As novas aplicações desse tipo de workflow orchestratition são conectadas rapidamente, criando facilmente conexões com outras ferramentas por intermédio do uso de uma estrutura flexível e da integração aberta. Sem falar que ele simplifica a experiência do cliente customizando os painéis de carga de trabalho.

Compreenda como funciona o BMC Control-M Digital Business Automation

A solução BMC Control-M tem diversos recursos, mas o principal é que ele consegue integrar processos de diversos sistemas de mercado em um único ponto de controle. Desse modo, ele gera previsibilidade, schedulagem avançada de jobs, lógicas de dependências, histórico, auditoria, relatórios etc. As suas funcionalidades auxiliam na liberação de serviços críticos para a rápida obtenção de dados e de resultados.

Quais os benefícios/vantagens do BMC Control-M Digital Business Automation?

O Control-M Digital Business Automation da BMC que é uma empresa global em soluções e desenvolvimento de software, é uma solução robusta que simplifica o fluxo de trabalho em diversas estruturas, com alta disponibilidade, e garante o processamento e os SLAs (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço). Confira, abaixo, as principais vantagens, que vão muito além da automatização de processos:

  • integração nativa com diversos ERPs (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) de mercado;
  • integração nativa com banco de dados;
  • batch Impact Manager que garante a entrega dos SLAs de um processo crítico;
  • forecast dos jobs;
  • garantia do histórico de anos de processamento.

Além do mais, a solução oferece auditoria de tudo que é processado, DevOps para entrega de aplicações junto dos Jobs e praticidade na gestão de mudanças. Sem falar na orquestração de serviços em nuvem, na aceleração da entrega de aplicativos e ma movimentação inteligente de dados com o gerenciamento da transferência de arquivos.

Sobre orquestrar workflows incorporados nas ferramentas de DevOps

De acordo com o especialista, não se orquestra workflows incorporados ao DevOps. A ferramenta faz a integração de sistemas e da entrega de aplicações com metodologia DevOps juntamente aos processos automatizados. Isso deve ser feito quando se trata de uma aplicação que depende de um processo automatizado em uma empresa que tem a metodologia DevOps bem definida.

Nesse caso, a aplicação passa pela esteira do DevOps até sua entrega, mas os processos automatizados continuam sento solicitados por meio de formulários sem shift left e com muita lentidão entre desenvolvedores e equipe de operação. O Control-M se integra com as ferramentas de DevOps, a fim de que os processos automatizados também sejam entregues com a aplicação de forma automática.

Enfim, agora você já sabe como funciona workflow orchestration da BMC Control-M! Perceba, ainda, que a orquestração workflow para aplicações é fundamental para modernizar sua empresa, acelerar o processo de transformação digital, criar novas fontes de receitas e alcançar vantagem competitiva diante da concorrência!

Deseja obter mais informações sobre workflow orchestration? Entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário