Como uma ferramenta de Data Analytics auxilia na tomada de decisão?

8 minutos para ler

O Data Analytics auxilia na tomada de decisão dos gestores de negócios dos mais variados ramos do mercado. Quando se fala de eficiência e novos horizontes, Data Analytics é uma ótima ferramenta. A tecnologia traz inteligência para dentro das empresas por meio de análises aprofundadas que possibilitam melhorias nos processos internos.

Neste artigo, vamos apresentar a solução da Vibe de Data Analytics e mostrar como essa ferramenta auxilia os líderes a tomarem decisões estratégicas. Além do mais, vamos explicar a importância dela e mostrar os seus diferenciais, bem como os seus benefícios para a gestão de um empreendimento. Por fim, vamos trazer exemplos práticos do uso da tecnologia.

Precisa saber mais sobre Data Analytics e suas vantagens? Prossiga com a leitura e fique por dentro!

O que é Data Analytics?

De acordo com o entrevistado, Sandy Neves, Analista de Dados da Vibe Tecnologia, o Data Analytics é um processo de análise de informações com base em dados, o qual busca responder a uma determinada pergunta. Existem níveis de implementação de Data Analytics, e a empresa determina o nível ideal conforme a complexidade e a frequência dos questionamentos.

Para garantir a confiabilidade do resultado ou a resposta correta das perguntas, algumas etapas precisam ser executadas para a análise das informações. Na extração dessas informações, é realizada a captura dos dados indispensáveis e que estão “espalhados” em diversas formas de armazenamento, por exemplo, banco de dados, arquivos, logs etc.

A transformação de dados foca na forma como esses dados geram informação útil por meio de agregações, junções e outras operações importantes. Por fim, a disponibilização das informações é feita com a finalidade de proporcionar acessibilidade aos usuários. Diversas outras etapas podem ser executadas para garantir a alta confiabilidade dos resultados ou para atender a uma exigibilidade.

Por que uma empresa deve utilizar o Data Analytics?

Os grupos corporativos e as empresas do mundo inteiro estão adotando o Data Analytics em sua estratégia.

Uma empresa que já tem uma estrutura de Tecnologia da Informação (TI) é capaz de processar dados, sejam eles estruturados ou não. O uso de Data Analytics proporciona condições favoráveis para tomadas de decisão mais assertivas, baseadas em dados (data-driven). A implantação da solução a colocará em um cenário mais vantajoso e hoje em dia é cada vez mais importante para se manter no mercado. Dependendo do setor, esse momento passou há muito tempo.

Com a implementação de um processo de análise e gestão de dados, os benefícios iniciam na melhoria dos processos de negócio e de suporte, afetam o custo e o tempo de entrega. As vendas se tornam mais eficientes pelo aprendizado e obtenção de “insights”. Além disso, as tomadas de decisão provocam mudanças significativas na performance da organização por meio de ações que antes eram impensáveis. Isso também potencializa descoberta de novas oportunidades de negócio.

As empresas conseguem analisar o comportamento dos consumidores no seu site e obter conclusões interessantes para os negócios.Ela sempre se posicionará como líder do mercado.

Existe diferença entre Data Analytics e Ciência de Dados?

Data Analytics é uma série de aplicações e de ferramentas e é geralmente entendido como o termo guarda-chuva para as análises de dados, incluido Business Intelligence (BI), Ciência de Dados e relacionado ao Big Data.

A Ciência de Dados procura responder perguntas por meio de análises mais rebuscadas e utilização de algoritmos. Situação em cada empresa é diferente, nós na Vibe entendemos isso, mas geralmente, implantação de solução de BI e uso de análises ad hoc são um ótimo primeiro passo, permitindo organizar uma parte dos dados, adequar a cultura empresarial, começar desfrutar os benefícios e corrigir o que não funciona. Já a Ciência de Dados, ou melhor, análises avançadas e aplicação de Inteligência Artificial, é um processo mais profundo, em que vale investir quando identificamos o potencial desse esforço. Como o próprio nome diz, é um processo mais científico, exigindo um conhecimento avançado.

Existe diferença entre Data Analytics e Big Data?

Sim. A diferença entre o data analytics e o big data é que este procura dar mais robustez ao primeiro, uma vez que se propõe a obter dados das mais variadas fontes existentes e nas periodicidades de atualização que o negócio exige. Na atualidade, o data analytics é visto como peça fundamental no processo de transformação digital pelo qual boa parte das organizações estão passando. Ela é diferente do big data, que trata de como lidar com massas gigantes de dados e aproveitar o máximo dos mesmos. Big data é um conjunto de tecnologias e abordagens técnicas para trabalhar com esses dados. Soluções de big data são implantadas onde o próprio volume dos dados exige utilização de mais que uma máquina para seu armazenamento ou processamento. Esta exigência favorece/contribui para a popularidade de ambientes cloud, um tipo de ambiente muito bom para big data e data analytics. Soluções de big data permitem processar grandes volumes de dados em tempo real e é comum integrar e processar dados de várias fontes e protocolos, tais como banco de dados, dispositivos móveis, wearables, terminais de atendimento, robôs, entre outros.

Qual é a relevância do Data Analytics para a empresa?

Esse recurso tem se tornado cada dia mais relevante, especialmente em relação às tomadas de decisão por parte das lideranças. Os benefícios oriundos do Data Analytics variam e dependem da necessidade de cada cliente da Vibe Tecnologia, principalmente para atender aos pontos que são entendidos como deficientes. A empresa especializada conta com profissionais que lidam com uma gama de ferramentas.

De que maneira as empresas estão explorando o Data Analytics?

Diversas empresas situadas no território brasileiro adotaram o Data Anaytics para redução de custos e criação de novas possibilidades. Muitas estão iniciando o processo de estruturação da solução e ainda não contam com uma equipe de TI para aplicar a ferramenta e fazer os procedimentos essenciais. Por outro lado, algumas já estão com times altamente capacitados para usar as estratégias. O aproveito do Data Analytics, entretanto, requer uma cultura empresarial de basear as decisões em fatos ao invés do achismo e “feeling”. Se isso não é o caso, a empresa precisa evoluir nesse aspecto.

O Data Analytics é útil na estratégia de uma empresa?

Certamente. O Data Analytics já é utilizado em diversos setores do mercado para a alavancagem dos negócios. A solução é útil para todos os segmentos, sejam indústrias, empresas públicas ou privadas. As possibilidades advindas dessa solução são infinitas.

As “fintechs”, termo designado às startups atuantes no segmento financeiro, utilizam a solução para melhoria a experiência do usuário (UX), identificação de fraudes ou concessão de crédito. No varejo, o Data Analytics é muito aplicado para traçar o perfil social e comportamental dos clientes, de forma que se tornou possível prever, por meio de modelos preditivos, as tendências e os hábitos. Com isso, é possível aumentar as vendas.

Quais são os principais diferenciais da ferramenta de Data Analytics da Vibe?

Como você pôde observar, o Data Analytics da Vibe apresenta diversos diferenciais. Todavia, o que vai definir o sucesso dessa estruturação não depende apenas do fato de a empresa ter ou não conhecimento e tecnologia disponível, mas de uma estratégia que, acima de tudo, saiba pontuar as fraquezas que devem ser resolvidas.

A Vibe Tecnologia não oferece uma solução de mercado capaz de agilizar o processo de estruturação de Data Analytics para toda e qualquer empresa. Ela disponibiliza pessoas capacitadas, processos eficientes e ótimas tecnologias para auxiliar os empresários a organizarem os seus dados e poder visualizá-los de forma consolidada e com foco em tomada de decisões.

Em alguns casos, os especialistas atuam como executores tecnológicos e, dependendo da situação, como mentores no que diz respeito à arquitetura de dados necessária para entregar os resultados almejados. Os profissionais trabalham com uma série de ferramentas ofertadas no mercado.

Entendeu como uma ferramenta de Data Analytics auxilia na tomada de decisão? O principal benefício dessa solução está na coleta, filtragem, estruturação e análise aprofundada dos dados para facilitar as decisões dos gestores. Trata-se de uma gestão analítica das informações que são capturadas, processadas e disponibilizadas com as tecnologias mais adequadas, para poderem servir às áreas de negócio da sua organização.

Ainda tem dúvidas? Fale com a nossa equipe e apresente a ela os seus questionamentos!

Posts relacionados

Deixe um comentário