top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

O que é a orquestração de processos? Saiba aqui!

Na era da transformação digital, as empresas enfrentam diversos problemas relacionados à segurança e outros fatores. Desse modo, contar com recursos e soluções tecnológicas para a proteção das informações sigilosas pode ser a melhor saída para os negócios dos mais variados ramos. 



Neste post, vamos falar sobre a técnica Security Orchestration, Automation and Response (SOAR) e explicar o que é orquestração de processos. Vamos mostrar ainda como a orquestração é realizada, quais são as ferramentas utilizadas e apontar seus principais benefícios para as organizações. 


Gostaria de saber como ocorre a implementação da orquestração, de que forma ela contribui com os gestores e quais são os principais benefícios desse recurso? Acompanhe a leitura e entenda os detalhes sobre o gerenciamento de ameaças, a correção de vulnerabilidades, as melhorias nos processos e a integração de tecnologias! 


O que é a orquestração de processos?

A orquestração de processos é a integração das mais variadas tecnologias que possibilitam a conexão de ferramentas que trabalham juntas para otimizar processos de negócio e tornar os serviços de TI mais eficientes, escaláveis e previsíveis. Portanto, orquestração engloba a configuração e a coordenação das aplicações, dos serviços e dos sistemas de computação de forma automatizada.

 

A orquestração de processos é uma abordagem que utiliza uma ferramenta de workload automation, que tem como missão programar gatilhos pra disparos de processamentos de carga de trabalho automáticos, sem a necessidade real de uma intervenção de um usuário. Isso pode acontecer tanto em um ambiente de nuvem como on-premise, cada um com suas próprias características. 


Como é realizada a orquestração de processos?

As equipes de TI são responsáveis pelo gerenciamento das aplicações e dos servidores. Ocorre que gerenciar um sistema com todos os seus componentes não é tarefa fácil. É preciso fazer a combinação das atividades automatizadas com as máquinas e sistemas, o que exige tempo e dedicação. Mas com a orquestração, tudo isso é facilitado: 

  1. provisionamento de servidor; 

  2. gerenciamento de incidentes; 

  3. controle de banco de dados; 

  4. integração de aplicações; 

  5. tarefas e fluxos de trabalho. 

A técnica permite a automatização de fluxos de trabalho com o uso de metodologias ágeis nas mais variadas etapas e em sistemas diferenciados. Após a automação dos processos, eles podem ser orquestrados para serem executados de maneira automática. Com isso, os processos são otimizados e novas aplicações podem ser implantadas rapidamente. 


Quais são os principais benefícios da orquestração de processos?

Os colaboradores de TI conseguem fazer a consolidação das informações e a extração de dados úteis das tecnologias existentes na empresa. Mas eles devem dar prioridade às atividades das operações de segurança e ter cuidados com os riscos de golpes de pessoas mal-intencionadas. Veja a seguir as principais vantagens da orquestração de processos! 


Correção de vulnerabilidades

Com os processos de negócio organizados e automatizados, as vulnerabilidades do sistema são localizadas e corrigidas rapidamente. Entre os pontos fracos dos equipamentos informatizados pode-se citar: 

  1. falhas nos sistemas; 

  2. perda de dados confidenciais, que são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); 

  3. danos aos servidores; 

  4. infecção por vírus; 

  5. perda de conexão com a Internet; 

  6. acesso às informações por pessoas não autorizadas; 

  7. redução da produtividade em razão de acessos executados sem obediência aos padrões de segurança. 

Oferecimento de recursos de fluxo de trabalho

Com a orquestração, as equipes de TI obtêm acesso a recursos que melhoram o fluxo de trabalho, o qual é organizado de acordo com as atividades, integrando os setores da empresa e seus colaboradores. Os fluxos de trabalho também são automatizados e as tarefas distribuídas, possibilitando a criação de novas funções e gerando vantagens ao empreendimento por evitar acúmulo de funções. 


Melhorias nos processos

Os processos organizacionais são otimizados, proporcionando redução dos custos e aumento da produtividade. Aplicando a orquestração, as melhorias nos procedimentos internos se tornam contínuas e os gargalos de produção são encontrados. Isso facilita a correção de erros, a eliminação de desperdícios de dinheiro e do tempo dos colaboradores, bem como o alcance dos resultados almejados pelos líderes empresariais.

  

Integração de tecnologias

As tecnologias atuais podem ser integradas por meio da orquestração. Dessa forma, os setores de uma empresa são interligados, e suas equipes geram e acessam informações entre si. Essa troca facilita a padronização do trabalho e melhora a comunicação interna, reduzindo o tempo gasto na execução das rotinas. A cadeia de processos passa a ser operada de maneira simplificada, causando a fluidez das atividades e a diminuição de gastos.


Como a orquestração de processos é implementada na empresa?

A implementação da orquestração nas empresas ocorre com a execução de algumas práticas relevantes. Os profissionais especializados criam a arquitetura da comunicação, localizam as tecnologias adequadas e verificam os padrões indicados para cada companhia. Observe alguns passos essenciais para o sucesso dessa jornada, abaixo: 

  1. construção de mocks para a testagem dos componentes do sistema; 

  2. testagem unitária dos componentes existentes; 

  3. revisão dos serviços já realizados e disponíveis; 

  4. validação da arquitetura criada para as integrações; 

  5. mapeamento dos componentes do projeto; 

  6. definição de repositório para armazenamento; 

  7. organização e desenvolvimento das integrações. 

Por outro lado, devem ser definidos os cenários para a realização de testes com os colaboradores. O teste integrado do sistema com várias equipes é mais complicado de gerenciar e pode apresentar problemas. Contudo, a realização de reuniões com todos os gerentes das equipes pode ajudar na definição de cada cenário para a posterior validação. 


Quais são as ferramentas utilizadas?

As ferramentas mais utilizadas para a integração e automatização de processos organizacionais apresentam características próprias. Elas são aplicadas no gerenciamento e na otimização dos procedimentos e das tarefas diárias, e as mais importantes são conhecidas como: 

  1. Digital Business Automation – Automação de Processos Batch; 

  2. Business Process Management (BPM) – Gerenciamento de processos de Negócios; 

  3. Business Process Model and Notation (BPMN) – Modelo de Notação de processos de Negócios; 

  4. Business process Management Suite (BPMS) – Suítes de BPM; 

  5. Robotic Process Automation (RPA) – Automação Robótica de Processos. 

Todas essas aplicações são úteis para pequenas, médias e grandes empresas, sendo consideradas as tendências da atualidade. Elas se complementam e harmonizam os processos de um negócio. São relevantes por proporcionar o controle e o alcance de vantagens estratégicas para o crescimento das organizações. 


Enfim, agora você já sabe que é a orquestração de processos e consegue compreender a importância da solução para as empresas. A Vibe Tecnologia é uma empresa especializada na implementação de orquestração e na entrega de soluções de infraestrutura de TI. Ela oferece aos seus clientes consultoria e suporte completo, com atendimento a empresas públicas e privadas em todo o Brasil! 


Deseja obter mais informações sobre o tema? Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!


bottom of page