O que é uma ferramenta workload? Entenda o que ela pode fazer pelos seus processos

8 minutos para ler

Sua empresa já automatiza os processos de trabalho? 

Se você já está familiarizado com esse tipo de ferramenta, talvez seja um dos muitos profissionais que estão se questionando se a decisão de migrar o workload automation para cloud é a melhor saída. A mudança envolve diversos fatores, como o controle, a segurança, a escalabilidade, a performance operacional, a flexibilidade e a otimização do ambiente. Mas as alterações podem ser feitas aos poucos, sem uma ruptura nas operações de Tecnologia da Informação (TI). 

Neste post, vamos explicar o que é uma ferramenta workload, no que ela pode auxiliar e quais são os pontos positivos dela para empresas e colaboradores. Descubra o significado desse conceito, entendendo como ele contribui para a gestão de tarefas, quais são os ganhos observados pelas organizações que o adotam e como você pode escolher os recursos ideais para o negócio.  

Quer saber como a ferramenta workload pode ser implementada e como engajar os colaboradores nessa execução? Confira! 

O que é uma ferramenta de workload? 

Workload é a carga de trabalho e a quantidade de processamento que o computador recebe em um determinado momento. A carga de trabalho consiste em uma certa quantidade de programação de aplicativos em execução no computador e, geralmente, em um número de usuários conectados e interagindo com os aplicativos do computador. 

Uma ferramenta de workload tem como missão programar gatilhos para disparos de processamentos de carga de trabalho automáticos, sem a necessidade real de uma intervenção de um usuário. Isso pode ser em nuvem ou on-premise. Portanto, a ferramenta de workload é uma solução inovadora voltada para a melhoria das infraestruturas de TI. 

Como essas ferramentas contribuem para a gestão de tarefas? 

As aplicações são úteis para o gerenciamento das cargas de trabalho em tempo real. Elas contribuem com o gerenciamento dos negócios e das atividades da empresa, aumentando a produtividade por meio de planejamentos eficientes e direcionados. 

Além disso, fornecem controle com precisão e autonomia na gestão de tarefas por colaboradores. Algumas têm foco para controlar as etapas, o envio de pedidos ou propostas, o fechamento de contratos, a comunicação entre equipes, entre outros. 

Quais são os ganhos observados pelas empresas com as ferramentas de workload? 

As ferramentas de workload também são responsáveis pela automação dos processos das organizações, ou seja, executam tarefas dispensando a realização de serviços manuais pelos colaboradores. Elas são inevitáveis para os empreendimentos que desejam aplicar estratégias ágeis de entrega continuada, aumentando a eficiência no delivery de serviços aos seus clientes. 

Veja, a seguir, alguns benefícios das ferramentas de workload para as empresas

  • implementações flexíveis e agilizadas; 
  • transferência integrada de arquivos; 
  • suporte especializado às aplicações; 
  • evolução simultânea dos demais recursos; 
  • automatização de tarefas por evento, demanda ou tempo; 
  • simplificação do ambiente com a facilidade da administração; 
  • automação dinâmica das tarefas alteradas; 
  • funcionalidades de balanceamento e disponibilidade. 

Um dos maiores benefícios proporcionados pela solução é a automatização dos fluxos de trabalho, que produz melhorias na distribuição de tarefas e na gestão de processos. Inúmeros procedimentos são automatizados com o auxílio da tecnologia, conferindo mais eficiência às etapas que antes seriam realizadas manualmente. A automatização otimiza os recursos e facilita o trabalho dos profissionais dos mais variados setores, principalmente dos gestores. 

Algumas soluções oferecidas no mercado apresentam capacidade self-service para a administração do envolvimento do usuário, suprindo necessidades de entregas de serviços de TI complexos ou simples. Por outro lado, elas podem apresentar estratégias para a recuperação de sistemas em caso de desastres virtuais. A segurança e o cumprimento das normas legais também são garantidos por essas aplicações. 

Como escolher as ferramentas de workload ideais para o negócio? 

Se você está pensando em escolher as ferramentas de workload para a sua empresa, é possível começar com aplicações simples. Considere a estratégia do negócio — verificando se a escalabilidade e a presença global são importantes para conseguir fazer uma avaliação entre as opções disponíveis no mercado, por exemplo. Procure analisar as alternativas e escolha parceiros de TI experientes no seu segmento para ter mais segurança durante a transição. 

Caso a sua organização possa contar com o apoio de um grande time, verifique a possibilidade de utilizar uma aplicação em nuvem, que possibilite o envio de pedidos de qualquer lugar e a qualquer momento. É importante escolher as ferramentas mais adequadas ao seu negócio, observando a infraestrutura disponível, considerando os clientes e as interações que ocorrem por meio da Internet, bem como os recursos acessíveis para o investimento.  

Aspectos a serem observados antes de implementar uma ferramenta 

Depois de decidir quais aplicações estão mais alinhadas com as estratégias e necessidades da sua empresa, é preciso planejar a implementação das ferramentas. Após fazer um levantamento do ambiente de TI com a análise de todas as possibilidades, algumas etapas devem ser estudadas e levadas em consideração: 

Realização de um inventário de servidores 

A sua organização pode estar com uma infraestrutura ineficiente e com sistemas adicionados para o atendimento de necessidades ou quantidades de trabalhos específicos. Por isso, um inventário detalhado dos recursos ajuda na obtenção dos dados indispensáveis para dar início ao processo de redução do número de servidores físicos, o que vai simplificar a infraestrutura de TI. 

Renovação da infraestrutura 

A renovação da infraestrutura pode ser complexa por reduzir recursos físicos, mas ela vai aumentar a eficiência e a densidade da carga de trabalho dos servidores. Com a virtualização, há mais espaço para a realização das atividades em cada recurso físico, diminuindo consideravelmente o custo da infraestrutura de TI. Nesse momento, são identificados os processos a serem automatizados e as ferramentas de workload. 

Racionalização de itens 

A variedade e o tipo dos itens da infraestrutura também devem ser racionalizados. Os recursos físicos foram reduzidos e as virtualizações são definidas por softwares. Esse é um passo que merece atenção contínua de acordo com o surgimento de novas demandas corporativas. 

Mapeamento de processos de negócio 

As aplicações e os processos que sustentam o negócio também devem ser relacionados, assim como as suas regras de processamento, dependências, ações de remediação em caso de falhas e a equipe de sustentação da aplicação. Este processo levantamento faz parte da tarefa inicial de implantação da ferramenta e também ajudará a levantar os custos necessários para a implantação. 

Como engajar os colaboradores na implementação das ferramentas workload? 

Os colaboradores precisam ser informados com antecedência sobre os procedimentos que serão realizados e as alterações na infraestrutura de TI, processos de negócio e equipe de sustentação. A comunicação desempenha um papel fundamental para o engajamento dos colaboradores. 

Apresente a eles os planos e as vantagens da implementação, ouça atentamente o que todos eles têm a dizer e responda aos seus questionamentos, transmitindo segurança para a equipe. Por fim, delegue tarefas para que eles sintam que fazem parte das mudanças que serão benéficas para o time.  

Enfim, agora você já sabe o que é uma ferramenta workload e conseguiu entender como ela pode ajudar nos seus processos. Saiba que um parceiro capacitado pode fornecer mais informações e orientar o processo de implementação das aplicações, viabilizando as iniciativas e oportunizando o uso de tecnologias relevantes ao desenvolvimento da sua empresa, com preços acessíveis em comparação ao custo-benefício. 

Gostaria de obter mais informações? Então, entre em contato conosco e tenha ajuda de uma empresa especializada na entrega de soluções em software e infraestrutura de TI! 

Posts relacionados

Deixe um comentário