top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Transformação digital: mudar para competir e sobreviver

Um assunto que vem se tornando rotineiro nas empresas é a transformação digital. Essa estratégia vem sendo adotada por diversos segmentos que buscam se atualizar, a fim de aumentar seus resultados. A tecnologia está provocando grandes mudanças no contexto em que vivemos e, por isso, se adaptar à nova realidade é fundamental.



Assim, é preciso ter atenção especial a esse conceito que visa ampliar o desempenho empresarial, produzir mais utilizando menos recursos, e tendo a tecnologia como principal ferramenta. Ou seja, a transformação digital é uma forma de colocar em prática uma mudança estrutural na empresa.


Ao longo do tempo, vivenciamos algumas revoluções tecnológicas que impactaram diretamente o modo como o planeta funciona. Ao isolar o setor industrial, por exemplo, percebe-se que os impactos nesse mercado são enormes. A transformação digital, no entanto, permite a modernização de todos os setores de negócios adicionando agilidade, melhores habilidades e automatização de processos, a fim de erradicar erros, diminuir gastos e ampliar a produtividade e eficiência.


Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda tudo sobre o conceito e entenda como a transformação digital pode ser um divisor de águas no seu negócio. Continue lendo e confira mais sobre o assunto!


O que é transformação digital?

A transformação digital se trata de um processo que visa adaptar ou alterar os modelos de negócio, a fim de aproveitar o que de melhor a tecnologia pode oferecer. Dessa maneira, é possível explorar ao máximo o que sua empresa pode disponibilizar para o mercado.

Sendo assim, não se trata apenas de aderir ao uso de algumas ferramentas tecnológicas. Em outras palavras, a transformação digital é um processo que modifica tudo na empresa com o intuito de gerar mais valor, em função de novas tecnologias e modelos de negócios disruptivos.


Essa é uma revolução interna empresarial que apresenta como consequência otimizações externas, criação de valor para clientes, parceiros e acionistas. Por meio dessa transformação, uma companhia pode aumentar sua abrangência e proporcionar resultados positivos em todos os seus setores.


Cada vez mais, os clientes desejam que as marcas ofereçam a tecnologia como forma de simplificar suas vidas, como produtos e serviços melhorados. É preciso que esse processo respeite a vontade do consumidor e disponibilize o que de melhor a inovação pode dar.

Fala-se bastante hoje na transformação digital, no entanto, poucas empresas estão realmente preparadas para ir além e aplicar alterações profundas, modificando completamente sua estrutura organizacional. Existem situações em que a empresa identifica até mesmo a necessidade de atualizar a missão, visão e valores do negócio.


Dessa forma, um pré-requisito para conquistar o sucesso na transformação digital é estar de portas abertas para possíveis mudanças, mesmo que elas sejam desconfortáveis inicialmente.


Como esse conceito surgiu?

Agora, é importante conhecer como ocorreu o progresso da transformação digital no decorrer dos anos. E, com isso, compreender que, mais do que a opção por tecnologias, esse conceito está revolucionando a área empresarial. É uma modificação que envolve situações como experiência do cliente, operações e modelo de negócios.


A base desse conceito inicia-se na digitalização, que leva à desmaterialização e à desmonetização. Finalmente, existem a democratização e a disrupção.

Considerando esses aspectos, é fundamental compreender que a empresa não pode esperar, de forma passiva, que o mercado leve à disrupção. Para que um negócio se mantenha competitivo, é preciso que haja uma ruptura interna, a fim de se abrir para possíveis novos caminhos.


Os anos 1990 ficaram conhecidos como a era da Tecnologia da Informação, fase que teve como característica principal a procura das corporações por otimização de processos internos, diminuição de custos e o começo da digitalização, com o surgimento de sites e novos canais para atender aos clientes.


A democratização da banda larga, o surgimento do computador pessoal e o aluguel de vídeos explicitaram essa fase, o que fez nascer também o conceito de padronização de TI.

Já nos anos de 2010, inicia-se a


conhecida era do Marketing Digital. Computadores pessoais evoluíram para drives, como mídias sociais e celulares. Muitas marcas conseguiram alcançar um grande público e adaptaram sua abordagem de marketing para o digital. Compra de mídia virtual e projetos digitais foram direcionados pelo marketing que era uma tendência. 


Atualmente, o cenário evoluiu. Smartphones e mídias sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas e compartilham espaço com outras inovações, como a Internet das Coisas (IoT), reconhecimento de voz, Machine Learning, cloud computing entre outros. 

Enfim, no tempo da transformação digital, o objetivo é desenvolver novas experiências de marketing, aprimorar processos e criar itens e serviços.


Qual a relação da transformação digital com a indústria 4.0?

A Indústria 4.0 está modificando o modo como as empresas funcionam, ou seja, ela demonstra que a tecnologia industrial está cada vez mais eficaz, inteligente, veloz e precisa.


Ela traz consigo possibilidades e opções praticamente ilimitadas com o uso da tecnologia. Quanto mais os negócios buscam a transformação digital, mais vantagem competitiva a empresa terá frente à concorrência, pois saberá exatamente o que alterar, onde investir os recursos e quais inovações podem cumprir com suas necessidades. 


Além do mais, a transformação digital não é somente implementar novos métodos. Ela apresenta transformações profundas nas organizações, além de afetar estratégias, talentos, modelos de negócios e a maneira como a companhia está organizada. 


Transformação digital na indústria 4.0, fique por dentro

Veremos a seguir algumas aplicações da transformação digital na indústria 4.0

  1. Alto nível de personalização: mercadorias que cumprem com as necessidades dos clientes, proporcionando o direito de preferência do consumidor;

  2. Modularização da fábrica: itens específicos e ciclos de vida cada vez mais reduzidos fazem com que as linhas de produção sejam mais rápidas e eficazes;

  3. Arquitetura aberta: utilização de uma padronização que atenda à maior quantidade de empresas e indústrias;

  4. Big Data: grande quantidade de dados com velocidade e variedade. Toma-se decisões agora com base na análise dessa massa de informações;

  5. Nuvem: os serviços em cloud computing disponibilizam maior segurança de dados, como também eusoubackups rotineiros que podem ser recuperados ou baixados por meio de um comando;

  6. Segurança de dados: com as informações da empresa na nuvem, a segurança será bem maior, como dito anteriormente. A automação, herança da indústria 3.0, conta hoje com robôs e linhas inteligentes, configurados para operarem por conta própria e com toda a segurança disponível;

  7. Internet das Coisas: A Indústria 4.0 e a IoT estão totalmente ligadas. A ideia de conectar qualquer mecanismo que gere dados à nuvem em qualquer segmento é fundamental para o sistema de produção, otimizando, assim, toda a cadeia produtiva por meio da automação. 

Enfim, a Indústria 4.0 representa uma nova era da globalização. Várias empresas têm alcançado o sucesso com a implementação de novas tecnologias que geram valor ao negócio, a fim de somar um diferencial competitivo, que é a transformação digital efetiva.


Quais são as principais etapas para implementar a transformação digital?

Para que sua empresa se adapte à transformação digital e colha todos os benefícios e resultados que ela proporciona, é preciso estar atento a algumas etapas de implementação. Simplificamos esses passos para você, veja a seguir:


Cultura organizacional

Essa transformação também passa pelas novas ferramentas que estimulam o desenvolvimento da cultura organizacional, estimulando as metodologias de melhora de processos e que proporcionam mais produtividade à organização, como as metodologias ágeis, formato de produção reduzido e receio com a jornada do cliente.


Nessa perspectiva, é normal ocorrer uma discrepância entre a visão dos líderes, que geralmente é mais positiva quanto a uma cultura digital dentro da empresa, e dos colaboradores que se opõem a essa opinião. É essa a questão que necessita de maior atenção, no tocante à cultura organizacional em prol da transformação digital.


Fazer com que os colaboradores se tornem mais engajados é fundamental para provocar a mudança na cultura da empresa, a fim de otimizar o pensamento no futuro e nas entregas sem perdas de prazo, além do uso da tecnologia para ajudar em todo o processo produtivo.


Além do mais, é preciso enfatizar a mudança de visão da cultura da companhia, a fim de passar a ser direcionada ao cliente. Seu objetivo deve ser compreender e atender às necessidades dos consumidores, e não mais tentar vender soluções apenas por isso.


Planejamento

Nessa etapa, a empresa começa a falar realmente em transformação digital. Mesmo que esteja somente no campo das ideias, essa fase é essencial para idealizar o processo de mudança. Geralmente, inicia-se com experimentações e inovações digitais. A meta é gerar grandes otimizações em processos específicos.


Essa é a ocasião em que a empresa entende que o planejamento tecnológico e o plano de negócio precisam caminhar juntos. À medida que a operação se difunde, é fundamental prever quais tecnologias serão essenciais e como essas modernidades ajudarão os gestores a tomarem decisões e projetarem o futuro.


Ao planejar a implementação da transformação digital, é necessário levar em conta quais planejamentos estratégicos de tecnologia da informação (TI) são mais previsíveis de acontecer. A partir daí, você vai rever as limitações do negócio, riscos e aversões de cada possibilidade.


Tecnologias

A tecnologia é a base principal na transformação digital, uma vez que serve como plataforma para a transformação que acontece no panorama das organizações. Alguns aspectos que estavam apenas na teoria estão sendo aplicados no cotidiano das empresas, como:

  1. IoT, que permite a conexão entre os dispositivos;

  2. DevOps, para otimizar as soluções de infraestrutura e a arquitetura das soluções de TI;

  3. APIs e Microsserviços, com os novos protocolos que proporcionam maior segurança e a simplicidade de comunicação entre os variados equipamentos e máquinas;

  4. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (Machine Learning), que estão modernizando o papel do ser humano nos trabalhos rotineiros e elevando nossa capacidade e agilidade em reconhecer padrões;

  5. Cloud com a disponibilidade de dados em tempo real e de qualquer procedência;

  6. BI, Analytics e BigData para processar e disponibilizar informações certeiras para o gerenciamento do negócio.

Com os exemplos de tecnologia que foram elencados acima e mais alguns outros como o VR & AR e o Blockchain, a inovação está propiciando as ferramentas precisas para que a transformação digital seja muito mais bem-sucedida na área empresarial.


Infraestrutura

A utilização de tecnologias de transformação digital depende de adequar estruturas e processos dos consumidores para que as ferramentas digitais possam ser aproveitadas ao mesmo tempo que os problemas de ameaças futuras sejam diminuídos.


Essas tecnologias submetem-se a uma contínua disponibilidade, escalabilidade e automatização, de modo que sua eficácia está ligada à modernidade das aplicações de suporte. Além disso, é essencial desenvolver processos que sejam capazes de suportar as evoluções digitais que serão aplicadas.


Qual a relação da transformação digital na área de TI?

A transformação digital ainda passa por entraves para se consolidar dentro de algumas empresas. É preciso que as empresas busquem se informar sobre as vantagens de aplicar a transformação digital em seu negócio, já que o intuito dessa inovação é gerar um grande valor para o desenvolvimento da empresa. Assim, é necessário analisar as viabilidades e as estratégias para inserir esse movimento de forma clara e precisa.


Os novos negócios e modelos operacionais recomendados por meio da transformação digital demandam uma nova postura da área de TI dentro das corporações. É responsabilidade dos especialistas em TI analisar a qualidade das ferramentas e soluções usadas no decorrer do processo, sempre com clareza das metas do negócio.


Dessa maneira, é função do setor de TI se manter envolvido em todo o processo, desde a determinação de tecnologias e ferramentas para a execução dos processos até a otimização do resultado final.


Perante as viabilidades tecnológicas, a área de TI se torna bem mais participativa em todo o processo de gestão. Os novos objetivos da área devem estar direcionados para curto e longo prazos, visto que dizem respeito às ações do cotidiano e também às metas da companhia em alinhamento com a ocasião de transformação digital.


O mercado atual conta com diversas tecnologias e fornecedores da área que auxiliam as empresas a se modernizarem, conforme a demanda de mercado. É fundamental acompanhar as tendências para os próximos anos, averiguar como estão afetando seus negócios e dar a devida importância ao feedback dos seus clientes. Isso, certamente, vai aprimorar suas estratégias para manter sua organização alinhada a tudo que a transformação digital tem a oferecer.


E aí, o que achou deste texto? Deixe seu comentário no post. E em caso de dúvidas, entre em contato com o Grupo Vibe!


bottom of page