Técnicas de liderança para gerentes de projetos de software

6 minutos para ler

Um bom gerenciamento de projetos de software é essencial para que as empresas consigam crescer de maneira saudável. Como toda administração do projeto e das entregas está em jogo, é necessário que tudo aconteça sem bloqueios, dentro da cadência e qualidade esperadas. 

Consequentemente, um gerente de projetos precisa sempre conquistar novas habilidades e ferramentas para que os projetos sejam mais prazerosos e interessantes não só para ele, mas para todos os membros da equipe.  

Como todo o projeto requer a habilidade de lidar com pessoas, é muito relevante desenvolver soft skills relacionadas à capacidade de liderar pessoas, que é essencial para motivar e engajar o time em prol dos objetivos do projeto.  

Como isso é tão relevante, você verá neste artigo as principais dicas para se tornar um gerente de projetos melhor. Boa leitura! 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER A LIDERANÇA NA GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE? 

Lidar com pessoas não é fácil, não é mesmo? Se você está lendo esse artigo, provavelmente já está liderando pessoas e já possui essa habilidade, mas isso não significa que você deve parar de aperfeiçoá-la. Ao contrário, como as responsabilidades são muitas, você deve estar cada vez mais preparado para gerenciar a equipe e obter os resultados desejados. 

Para desenvolver ainda mais a liderança, o gerente de projetos deve aprender a conduzir situações com equilíbrio, sabendo quando exigir mais ou menos em determinadas etapas da execução do projeto, sempre na medida necessária. Além disso, é essencial que esse gestor trabalhe recorrentemente em seu autoconhecimento, a fim de entender em quais pontos ele deve centrar sua atenção com mais ou menos força para evoluir sempre. 

Conhecendo bem a si mesmo, o projeto e seu squad, o gestor será capaz de conduzir as pessoas a caminho de um objetivo comum. 

QUAIS SÃO AS MELHORES DICAS? 

Para ser um líder melhor, desenvolva-se como um todo. Veja agora as melhores dicas para motivar colaboradores e melhorar seus resultados. 

TER EMPATIA PELA EQUIPE 

Você pode até exercer um papel de liderança, entretanto, continua fazendo parte da equipe. Ou seja, ela deve ser vista como uma parte de si mesmo. Então, considere todas as limitações e dificuldades que os colaboradores enfrentam. 

É comum que cobremos dos outros pelas suas ações, enquanto nós mesmos não nos avaliamos pelas nossas intenções. Na liderança, isso não deve acontecer. 

Então, coloque-se no lugar de cada colaborador e desenvolva métodos concretos de avaliação de desempenho. Isso diminui as chances de ser parcial no tratamento com os membros da equipe. 

DEIXAR A PORTA ABERTA PARA CONTRIBUIÇÕES 

Como o próprio gerente de projetos faz parte da equipe, é necessário aprender a pedir e ouvir contribuições. Um verdadeiro líder está sempre disposto a descobrir se há melhores maneiras de se executar uma determinada ação. Ao fazer isso, o trabalho rende mais e os colaboradores se sentem mais respeitados e queridos. 

Quanto mais o poder for dividido, mais situações podem ser resolvidas. Você se lembra dos desenhos animados? A Liga da Justiça, por exemplo, é uma união de pontos fortes. Como cada pessoa tem suas próprias fraquezas, é necessário a ajuda dos outros para enfrentar os desafios. 

Então, incentive para que isso aconteça com a maior frequência possível. Várias ideias que hoje se tornaram sucesso vieram com ceticismo dos próprios autores. Ou seja, deixe claro que mesmo as ideias que pareçam absurdas em um primeiro momento devem ser compartilhadas. Esse é o primeiro passo para a inovação

APRENDER A DESCENTRALIZAR O PODER 

Poder é um problema em diversas empresas e departamentos. Quando o líder se sente ameaçado pelos liderados, a tendência é que ele se feche, deixando de ouvir contribuições e informações relevantes para o bem da equipe. 

Outros gostam de mostrar quem é que toma as decisões de maneira mais enfática. Com isso, em vez de dividir responsabilidades, ele tomará tudo para si. 

Qualquer que seja o caso, tanto o líder quanto os colaboradores sofrerão. O gestor de projetos terá ainda mais trabalho para realizar, o que poderá prejudicar a qualidade das tarefas. Enquanto isso, os liderados sofrerão com assédios e abusos, o que leva a um ambiente empresarial ruim. 

Por outro lado, quando o poder é dividido, todos se sentem importantes para o resultado da corporação e do setor. Isso eleva a produtividade. Dessa maneira, a tendência é que o resultado seja melhor e que a empresa tenha menos problemas com pessoal, como alto turnover ou doenças. 

MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM OS LIDERADOS 

Qual é a sua estratégia de comunicação e feedback com seus liderados? Sem isso, você poderá se tornar parcial ou muito duro com a equipe. 

Por isso, faça questão de deixar tudo claro. Evite transmitir as orientações apenas por voz. Documente as principais informações. Assim, o colaborador terá como consultar em caso de dúvida, e você poderá se certificar, em detalhes, do que foi combinado: as datas das entregas, o que é esperado de cada colaborador, quais são as metas e como eles serão avaliados. Com isso, você evitará confusões desnecessárias. 

Além disso, defina quais são as recompensas esperadas caso a equipe ou colaboradores específicos batam as metas. 

RECONHECER E RECOMPENSAR OS MÉRITOS 

Depois de uma jornada difícil que trouxe o resultado esperado para a empresa, é importante reconhecer e recompensar os colaboradores pelos méritos que tiveram. Por isso, faça questão de mostrar que eles foram essenciais para ter o resultado esperado. 

As recompensas funcionam também como um incentivo para que a equipe se dedique ainda mais. Ao saber qual será a recompensa, os colaboradores podem se inspirar ainda mais no trabalho. Depois de terem alcançado o objetivo, sentem que são capazes e eficientes, o que aumenta a confiança e a qualidade das tarefas executadas. 

 

Agora que você sabe como a liderança no gerenciamento de projetos de software pode ser melhorada, é hora de colocar o conhecimento em prática e aprimorar suas habilidades. Faça uma autoanálise e descubra quais são seus pontos de melhoria. Veja cursos, livros e ferramentas úteis para melhorar seus processos e defina prazos para que os resultados na sua gestão sejam vistos. 

 

Nós temos muito interesse em saber quais são as suas dificuldades de liderança. Comente agora este post e diga quais são as áreas que você acredita que precisam passar por um upgrade. Esperamos sua resposta! 

Posts relacionados

Deixe um comentário