top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

O que significa dizer que uma empresa está em crescimento exponencial?

O sonho de todo empreendimento é crescer rapidamente. Para líderes inovadores, que utilizam a tecnologia a seu favor, esse sonho tem se tornado cada vez mais possível, já que os avanços contribuem para a multiplicação de resultados dentro de pouco tempo.



Neste post, vamos explicar o que é o crescimento exponencial no contexto empresarial e como ele está relacionado à transformação digital. Além disso, daremos dicas de como manter o desenvolvimento saudável de uma organização e falaremos sobre a importância de estabelecer estratégias para alavancar os negócios.


Quer dicas para conduzir um gerenciamento eficaz, capaz de aumentar as receitas e o lucro, com a ajuda da tecnologia? Continue a leitura!


O que é o crescimento exponencial?

Crescer exponencialmente significa multiplicar os resultados a cada novo crescimento. O crescimento exponencial ocorre quando um negócio consegue crescer muito dentro de um curto período, mantendo esse resultado positivo e se tornando maior e mais competitivo a cada dia.


Um exemplo clássico é o comparativo entre Kodak e Instagram. A Kodak foi a inventora das câmeras digitais nos anos 70, mas decidiu não investir nisso devido à receita que obtinha da venda de filmes fotográficos. Em 1996, a empresa estava em alta e valia 28 bilhões de dólares, contando com mais de 140.000 funcionários pelo mundo.


No entanto, esse cenário mudou. Em 2012, a Kodak já era uma empresa em declínio, tendo um valor de mercado menor que 100 milhões e 17.000 funcionários.

Nesse mesmo ano, surgia o Instagram, com apenas 14 funcionários e um valor de mercado de 1 bilhão de dólares.


O Instagram é um exemplo de empresa que cresceu exponencialmente ao adotar um modelo de negócio inovador e totalmente digital, favorecendo a interação entre usuários pela internet.


No fim das contas, o que diferencia as organizações exponenciais não é o capital ou a quantidade de funcionários, mas sim a capacidade de otimizar seus processos para gerar mais receita com menos recursos!


Para conseguir esse feito, os líderes adotam estratégias empresariais que promovem o crescimento em velocidade acelerada e resultam em alta performance, como a automatização de processos.


Especialistas acreditam que o crescimento exponencial requer que uma empresa esteja acima dos padrões de outras organizações, realizando inovações, rompendo barreiras, adaptando-se às exigências do mercado e destacando-se das empresas comuns.

Esse desenvolvimento rápido e de alto impacto tornou-se cada vez mais possível com a chegada da Internet, que possibilitou a ascensão de inúmeros empreendimentos sem barreiras geográficas, permitindo que as empresas ganhassem o mundo.


É claro que é necessário um planejamento bem-feito e uma grande capacidade de se adaptar às mudanças do mercado para que o crescimento possa ser contínuo e sustentável. No entanto, diferentemente de grandes corporações como a Kodak, as novas empresas que crescem exponencialmente não contam com planejamentos de longo prazo.

Atualmente, 6 meses já é considerado longo prazo em alguns mercados. Essas empresas se diferenciam realizando experimentos curtos para refinar seu planejamento de forma contínua. A regra de ouro é “errar rápido para aprender rápido”.

Alguns exemplos interessantes são:

  1. Twitter;

  2. LinkedIn;

  3. Spotify;

  4. Facebook;

  5. Netflix;

  6. Airbnb.

Esses empreendimentos são escaláveis porque atingem milhões de pessoas mundialmente. E, sendo escaláveis, conseguem aproveitar o máximo de seus recursos para fazer mais com menos.


Note que todos têm algo em comum: o modelo de negócio centrado na tecnologia. É cada vez mais comum que empresas optem pela disrupção tecnológica e adotem processos inovadores que levam à sua diferenciação no mercado.


Estabelecendo estratégias para um crescimento exponencial

As estratégias para o crescimento exponencial saudável são elaboradas com o objetivo de atrair um grande volume de clientes, mantendo a qualidade e obtendo lucro. Nesse contexto, uma das táticas utilizadas é colaborar com o consumidor, permitindo a ele comentar e interagir sobre o produto ou serviço oferecido a fim de receber feedback valioso, capaz de ajudar a empresa a oferecer o produto certo para o público certo. Com isso, o alcance pode aumentar de forma rápida e assertiva, fidelizando muitos clientes pelo caminho.


Continue lendo para entender que estratégias adotar para crescer exponencialmente!


Contrate recursos sob demanda

Se ser exponencial é fazer mais com menos, nada melhor para uma empresa que quer seguir esse modelo do que pagar somente pelos recursos necessários, no momento em que eles se tornam necessários.


Um exemplo clássico é o da Uber, que conta com motoristas parceiros (ou terceirizados) em vez de motoristas contratados. Isso pode recair em debates sobre os efeitos desse novo modelo de negócio na sociedade, mas, no final das contas, isso significa que a Uber faz uma boa utilização de seus recursos. Cada motorista é acionado somente no momento em que o serviço é demandado, e a Uber só tem custos à medida que também tem receita.


Coloque o cliente no centro

Se você quer ser exponencial, comece ouvindo quem mais sabe sobre o seu negócio: o cliente. Colabore com o consumidor! No entanto, é preciso ser realmente participativo e dar voz ao usuário, coletando feedback e trabalhando arduamente para entregar um produto que atende cada vez mais às expectativas.


Forme equipes autogerenciáveis

Muito se fala sobre ‘equipes autogerenciáveis’. O termo anda em alta, e existem motivos: empresas exponenciais mostram que times autônomos produzem mais e melhor.

Esses times são normalmente formados por profissionais de diferentes expertises, trabalhando de forma descentralizada em prol de um objetivo em comum.


Invista em tecnologia

Se você é um observador das tendências de mercado, sabe que modelos de negócio totalmente digitais são cada vez mais comuns. Essas empresas também correspondem à maioria de negócios que registram um crescimento exponencial.


Não existe coincidência aqui: a tecnologia é um fator crítico de sucesso quando se trata de escalar um negócio. A escala é essencial para levar seu produto a um grande número de clientes e tornar o crescimento exponencial possível.


As tecnologias subsidiam o crescimento das organizações, podendo contribuir para a automação de diversas tarefas. Existem inúmeras opções disponíveis no mercado para mapear os comportamentos, realizar análises preditivas e facilitar a tomada de decisões, por exemplo.


Além disso, softwares podem ser grandes aliados na atração e gestão de pessoas. Em todos os departamentos, eles têm papel estratégico para a geração de resultados positivos.


No entanto, tenha cuidado: evite perder o foco no que sua empresa faz de melhor. A tecnologia é um meio, e não um fim. Isso significa que o apoio de TI pode vir de uma empresa parceira, deixando sua equipe interna para cuidar apenas do realmente importa: solucionar os problemas do cliente.


Acompanhe constantemente indicadores de crescimento

Os indicadores de crescimento são úteis para acompanhar e monitorar os pontos fortes e fracos dos empreendimentos. Além disso, os indicadores de marketing ajudam as equipes a compreender a eficácia das estratégias. Com eles, avalia-se o que está de acordo com as metas e o que precisa de melhorias para elevar o crescimento.


Para isso, é imprescindível contar com dados atualizados e confiáveis sobre seus processos. Aqui, uma ferramenta de Data Analytics pode ser sua melhor aliada.


Contrate profissionais acima da média

A empresa é formada por profissionais que desenvolvem e executam ações para o crescimento exponencial. Eles precisam ser talentosos e inovadores para manter a clientela satisfeita com os serviços ou produtos ofertados.


Desse modo, durante o processo de seleção e recrutamento, devem ser consideradas não somente as habilidades e conhecimentos dos candidatos, mas também a capacidade de receber feedback, aprender com seus erros e pensar fora da caixa. Experiência em startups pode ser um diferencial, como você verá no item a seguir!


Pense como uma startup

As startups são negócios de alto impacto, disruptivas e com modelos diferenciados e, por isso, praticamente viraram o símbolo da transformação digital. Elas são empresas distintas das antigas corporações, sendo criadas para oferecer algo novo e que agregue valor real aos clientes.


Além disso, o uso intensivo da tecnologia e de aplicativos é uma característica desse tipo de negócio, o que o torna escalável e multiplica seu faturamento rapidamente.


Erre!

Parece absurdo, mas é exatamente o que você leu: erre! As empresas tradicionais costumam identificar oportunidades no mercado, estudá-las e testá-las internamente, lançando um produto já pronto para que os consumidores aprovem.


Sob o risco de perder o time to market, as organizações muitas vezes apostam em um processo caro e demorado de desenvolvimento de produto. O problema é que nem sempre isso funciona e, quando não funciona, muitos recursos já foram desperdiçados.


Contudo, as empresas exponenciais fazem diferente e, por isso, obtêm resultados diferentes. Com o mindset de lançar pequenos incrementos do seu produto por vez, elas testam e validam cada etapa da solução com quem realmente paga pelo serviço ou produto.


E elas erram! Errar faz parte do processo de qualquer empresa e, independentemente do que você vende, você vai errar. A pergunta é: você prefere errar depois de passar 1 ano criando um produto que custou milhares de reais, ou aceita criar um pequeno produto em 2 semanas, com poucos recursos, para errar e aprender rapidamente com esse erro?


Agora você já sabe o que significa dizer que uma empresa está em crescimento exponencial e certamente está mais apto para fazer um negócio crescer. Adote as medidas necessárias e prepare-se para alcançar o sucesso desejado.


Quer saber mais sobre temas relacionados e receber dicas inovadoras para aplicar na sua empresa? Assine a newsletter para receber mais conteúdos ricos como esse diretamente no seu e-mail!


bottom of page