top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Empresas de tecnologia: quais os benefícios de contratar e como escolher a melhor?

As ferramentas tecnológicas têm se tornado cada vez mais importantes nas atividades cotidianas de diferentes segmentos mercadológicos. Com isso, muitos empresários passaram a enxergar nas empresas de tecnologia a oportunidade de dar um salto competitivo.



No entanto, para realmente aproveitar os diferenciais oferecidos por uma empresa de tecnologia, é preciso entender a lógica por trás desse trabalho. Assim, é possível escolher de forma apropriada o melhor serviço para o seu negócio e maximizar os benefícios das ferramentas tecnológicas.


Se você precisa entender como funciona uma empresa de tecnologia, quais os benefícios que elas oferecem e como escolher a melhor, continue lendo este artigo.


Afinal, o que as empresas de tecnologia fazem?

A complexidade que as atividades de grandes empresas têm adquirido, somada ao avanço das tecnologias de computação e internet nas últimas décadas, impulsionou o mercado de tecnologia para outro patamar.


De forma geral, podemos dizer que existem dois tipos de empresas de tecnologia: as que desenvolvem uma tecnologia e a oferecem como um serviço, como faz o IFood, o Uber e o Google, por exemplo, e as que desenvolvem soluções tecnológicas visando problemas específicos dos clientes, vendendo-as como um produto personalizado.


As empresas de tecnologia que desenvolvem soluções personalizadas vêm ganhando maior destaque na medida em que ser mais competitivo se torna cada vez mais urgente. Para isso, é preciso empregar ferramentas de aprimoramento e controle de gestão.


Automatização de atividades manuais, monitoramento de indicadores, otimização de recursos, integração e centralização de informações: essas são apenas algumas das funcionalidades que uma empresa de tecnologia pode oferecer — e não apenas escrevendo o código que constrói o software. Uma boa fábrica de software (como chamamos empresas que desenvolvem software para outras empresas) sabe como deixar o seu software organizado, eficiente, rápido e fácil de usar, entre outras coisas.


Imagine, por exemplo, uma rede de ensino espalhada pelo país. Quanto mais unidades essa rede opera, mais difícil é coordenar todas elas. Nesse caso, um software projetado por uma empresa de tecnologia pode ajudar a centralizar as informações de matrículas, alunos, quadro de funcionários, impostos e taxas, finanças etc. Indo mais além, as escolas podem optar por transmitir suas aulas pela internet, no modelo EAD, o que também é possível através de um software construído para essa finalidade.


Vale mencionar, no entanto, que o uso de tecnologia avançada não é restrito às grandes empresas. Cada vez mais, pequenos e médios negócios têm despertado para os benefícios de contar com soluções tecnológicas que podem mudar totalmente a realidade da empresa.


Quais são os benefícios de contar com uma empresa de tecnologia?

Ao se deparar com o impasse de precisar da tecnologia para ser mais competitivo no mercado, empresas devem decidir entre criar as próprias soluções ou investir na contratação de uma empresa de tecnologia.


Em algumas situações, grandes empresas com departamentos de Tecnologia da Informação (TI) altamente capacitados podem criar as próprias soluções. No entanto, na maioria dos casos, contratar uma fábrica de software traz muitos benefícios, que vamos apresentar a seguir:


1. Equipes especializadas

Enquanto pequenas e médias empresas operam com equipes de TI reduzidas ou mesmo sem equipe nenhuma, as empresas de tecnologia contam com grandes equipes multidisciplinares especializadas e experientes no desenvolvimento e programação de softwares e ferramentas tecnológicas. Além disso, os profissionais de uma empresa de TI são treinados para extrair do cliente todas as necessidades e expectativas acerca do software a ser desenvolvido, fazendo as perguntas certas e utilizando metodologias de trabalho comprovadamente eficazes.


Isso quer dizer que essas empresas têm uma maior capacidade de criar as soluções personalizadas de forma rápida e assertiva. Essa expertise minimiza os problemas que surgem no decorrer do processo, alinhando expectativas e necessidades, e resultando em economia de recursos para os clientes.


2. Resultados e prazos

Delegar o desenvolvimento de soluções tecnológicas a uma equipe interna pode resultar em ferramentas que deixam a desejar em qualidade, além de demandar mais tempo. Isso normalmente ocorre pela falta de experiência do time, pela dificuldade em contratar um profissional capacitado, pela pequena quantidade de mão de obra ou pelo envolvimento dos funcionários em mais de uma demanda. Em contrapartida, as equipes de empresas de tecnologia estão habituadas a esse tipo de trabalho, têm maior capacidade de lidar com questões técnicas e possuem equipes disponíveis para focar em um único projeto.


Outro ponto importante é que uma empresa de tecnologia estará totalmente focada no desenvolvimento das soluções tecnológicas. Isso dificilmente acontece quando a solução é de responsabilidade de uma equipe própria, que normalmente também precisa se dedicar à rotina interna da empresa.


Assim, prazos acabam perdidos e o tempo, que deveria ser dedicado a outras questões, é gasto com o desenvolvimento das ferramentas.


3. Tecnologias mais recentes

Por se dedicarem exclusivamente às soluções tecnológicas, empresas especializadas têm maior contato com tecnologias inovadoras, que ainda não são amplamente reconhecidas no mercado.


Logo, essas empresas são capazes de oferecer abordagens novas, sobre as quais uma equipe interna e sem expertise não tem conhecimento. Com isso, os procedimentos e processos que se busca aprimorar serão trabalhados com o que há de mais avançado em tecnologia, o que é um grande fator competitivo para pequenas e médias empresas.


4. Economia de recursos

Embora possa parecer contraintuitivo, terceirizar o desenvolvimento de soluções tecnológicas pode representar uma grande economia de recursos.


Considere que o desenvolvimento interno dessas ferramentas significa gastos com equipe, equipamento, pesquisa, licenças de softwares e infraestrutura interna. Assim, é fácil perceber que terceirizar pode ser muito mais barato, uma vez que uma empresa especializada já conta com todos esses recursos e vai entregar seu software em menos tempo.


5. Foco nas necessidades do cliente

Empresas de tecnologia se dedicam a criar soluções personalizadas e não apenas produtos genéricos, os quais não vão necessariamente atender a necessidades específicas. Na prática, isso significa que as soluções fornecidas pelas fábricas de software se adaptam de forma mais rápida e qualificada à rotina dos clientes, sem perder nenhum detalhe.


Outro fator de destaque é que você poderá contar com o suporte especializado a qualquer momento para alinhar, incrementar e adaptar as soluções desenvolvidas a novas demandas ou problemas que surgirem no percurso.


Como escolher entre as melhores empresas de tecnologia para ser parceira do meu negócio?

Escolher a empresa certa para ser parceira da sua empresa é fundamental. Essa escolha estará diretamente relacionada ao sucesso ou fracasso do projeto e à viabilidade das soluções buscadas.


Portanto, antes de escolher, fique atento às três dicas a seguir!

1. Analise suas necessidades

Antes de procurar uma empresa especializada, tenha definidas e analisadas quais são as suas necessidades e as prioridades entre elas.

Uma mesma necessidade pode ser contemplada de diversas formas, mas somente com uma boa definição interna você será capaz de escolher a melhor entre as diferentes opções.


2. Procure referências e avaliações

Ao considerar a contratação de uma empresa, procure saber mais sobre outros projetos dela e confira a avaliação de outros clientes.

Essa prática o ajudará a entender se as soluções desenvolvidas por ela se adequam ao que a sua empresa procura, se o suporte interno é prestativo e se o trabalho é bem avaliado por outros clientes. Procure também saber se a empresa em questão já atendeu grandes clientes, como bancos ou multinacionais. Esse é um indício de que seu trabalho é de qualidade.


3. Entenda como a empresa trabalha

Entender a lógica sob a qual as empresas de tecnologia operam é essencial para que a parceria seja realmente frutífera. Muitas empresas de tecnologia somente desenvolvem o software sem se preocupar em entender o cliente e as dores do negócio, o que resulta em ferramentas problemáticas que não atendem às expectativas.


Entender a abordagem utilizada pela fábrica de software antes de contratá-la garante o alinhamento entre as expectativas e a forma de execução. Hoje, é muito comum utilizar metodologias ágeis para criar sistemas eficazes em menos tempo.


Atualmente, as soluções tecnológicas são parte fundamental para o crescimento escalável de qualquer empresa. Portanto, se o seu negócio pode se beneficiar desse tipo de solução, esse é o momento de se informar para planejar o futuro da sua companhia em parceria com uma empresa especializada.


A Vibe é uma empresa de tecnologia focada em desenvolver soluções personalizadas para os seus clientes. Com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, utilizamos abordagens ágeis para que o seu negócio possa usufruir de ferramentas completas e resultados garantidos.


Se você precisa de ajuda para definir as melhores formas de aprimorar o seu negócio, entre em contato com um especialista e peça uma avaliação!

bottom of page