Saiba o que é UX e sua importância para serviços e produtos digitais

6 minutos para ler

User experience (UX) é um dos conceitos mais importantes e atuais para as empresas em tempos de transformação digital. Proporcionar uma maior satisfação para os clientes é o que faz com que as companhias fidelizem essas pessoas e garantam a motivação delas no relacionamento cliente-empresa. Para isso, é necessário entender que UX não é um conceito unidimensional. E o que isso quer dizer, afinal?

Entender o que é user experience e a importância do conceito para o desenvolvimento de software é cada vez mais necessário para as empresas. Da mesma forma, descobrir as melhores práticas para otimizar o UX em seus produtos e projetos é a chave para conseguir alavancar os resultados.

Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura deste post!

O que é user experience?

A experiência do usuário é o conjunto de elementos que compõem a sensação do usuário ao utilizar um produto. No contexto de tecnologia, constitui a forma como um cliente se sente ao lidar com um sistema, utilizar um serviço digital ou ao se comunicar com uma empresa. É um conceito complexo, multidimensional, que compreende muitos fatores. Contudo, a UX é frequentemente confundida com a ideia de user interface (UI).

Entretanto, a user interface (UI) trata apenas do visual do sistema e da forma como ele atinge seus objetivos com aquele produto. Ou seja, uma boa UI é a que permite que o cliente consiga navegar e utilizar aquele software. A UX engloba todo o serviço e se preocupa com o que o usuário passa durante o processo.

Para isso, é empregado um conjunto de técnicas e estratégias para adaptar uma interface ou uma abordagem de comunicação e gerar efeitos positivos nos clientes. Como falamos, é um conceito complexo. Abrange usabilidade, acessibilidade, responsividade, arquitetura da informação, plataformas, design, performance, marketing e muito mais.

Podemos visualizar a UX por meio da efetividade e agilidade com que o usuário consegue solucionar seus problemas ao usar um sistema, por exemplo, e como isso gera uma sensação de frustração ou satisfação nele.

De forma resumida, uma plataforma que oferece uma boa experiência do usuário deve ser: útil, acessível, desejável, valiosa, entre outros aspectos particulares a cada tipo de usuário. Além de permitir que o cliente execute tarefas-chave, ela precisa ser agradável de usar e convidativa.

Qual a importância para o desenvolvimento de softwares?

Atualmente, a experiência do usuário se tornou um conceito de extrema importância no universo de desenvolvimento de software. Vemos muitas empresas se preocuparem com o tema, assim como muitas equipes de TI e profissionais de desenvolvimento tentando aprender e aplicar as melhores práticas, bem como inserir profissionais especialistas no assunto em suas equipes.

Isso porque entendeu-se que a UX é fundamental para a fidelização dos clientes desde o primeiro uso de um sistema. Caso esse software em questão esteja de acordo com os padrões de UX e esteja gerando um impacto positivo no utilizador, ele se sentirá motivado a utilizar novamente. Assim, valor é gerado, e estabelece-se uma relação longa e duradoura entre empresa e cliente.

Além disso, na transformação digital, a UX é determinante para a aceitação de um sistema por parte dos consumidores. Atualmente, existe uma infinidade de opções disponíveis para todos os tipos de serviços ou produtos digitais. Por isso, é muito fácil trocar uma aplicação por outra que ofereça uma melhor experiência, fazendo com que softwares que são pouco performáticos ou difíceis de utilizar sejam rejeitados. Boa usabilidade é uma questão é fundamental que pode definir o sucesso ou o insucesso de um produto.

Em empresas que operam com o modelo SaaS, essa questão se torna ainda mais evidente. Uma boa experiência é crucial para manter o cliente, enquanto uma ruim é decisiva para o aumento da taxa de churn. 

Contudo, quando falamos em modelos de recorrência, é importante destacar que a experiência compreende muito mais do que o uso de um sistema: abrange o atendimento/suporte, a comunicação com o cliente no começo da utilização, modelos de pagamento, relacionamento no geral etc. É essencial entender que o designer não é o único responsável por uma boa experiência do usuário!

De forma geral, investir em UX pode garantir uma base de clientes sólida e satisfeita, o que diferencia a empresa dos concorrentes. Eventualmente, esse fator também se torna um elemento que facilita a aquisição de novos consumidores.

Quais as melhores práticas de UX?

Inicialmente, vale mencionar o estudo das personas do negócio, ou seja, do perfil de cliente que aquele produto ou serviço visa atender. Uma boa experiência do usuário se preocupa em adaptar os seus processos e produtos às expectativas e preferências de pessoas valiosas para o negócio, de modo que isso gere satisfação e impactos positivos. Por esse motivo, é crucial conhecer muito bem as pessoas que farão seu negócio crescer.

Em seguida, você pode aplicar simulações da experiência do usuário, a fim de entender os pontos cruciais na hora de utilizar o produto. Os testes com usuários permitem que seus esforços sejam direcionados para solucionar problemas relevantes e específicos, como gargalos que tornam o uso mais demorado ou lento.

Outra dica é utilizar testes A/B e outros tipos de pesquisas para saber exatamente o que funciona e o que não funciona. Isso é muito eficaz na hora de definir as escolhas de interface e design, por exemplo. Quais cores utilizar? Quais elementos de interação adotar? Essas perguntas podem ser respondidas com testes precisos que consideram critérios e resultados objetivos.

Também é necessário verificar a performance do sistema, analisar a responsividade, avaliar se o produto é, de fato, aquilo que os usuários procuram, entre outras questões. Use indicadores para ter uma visão do funcionamento e do sucesso em cada âmbito.

Além disso, não se esqueça de trabalhar com feedbacks específicos dos clientes. Verifique o que é melhor para eles realizando pesquisas diretas, de modo a entender suas preferências.

A user experience é uma variável fundamental no mundo da tecnologia, pois representa o ROI(Retorno sobre Investimento) de um produto digital e determina o sucesso de um software. Investir em uma boa equipe de UX é crucial para que as empresas entendam para quem vendem um software e como atender da melhor maneira possível esses clientes!

Agora que você já sabe o básico sobre UX, comente se deseja ler um artigo mais avançado!

Posts relacionados

Deixe um comentário