TI híbrida: veja como implementar e quais são as vantagens

6 minutos para ler

A área de Tecnologia da Informação é um dos setores que mais se expandiu nos últimos anos. Isso acontece, principalmente, porque os impactos da pandemia do coronavírus exigiram que as empresas se modernizassem e, assim, houve uma demanda para que os processos se tornassem ainda mais eficientes. 

Nesse caso, os negócios que trabalham com TI precisam estar atentos para essas questões e, assim, iniciar um processo de adequação para novas tendências. Principalmente, por ser uma área que acelera consideravelmente as transformações, fazendo-se necessário realizar as adequações o quanto antes. E isso envolve estar atualizado com novos direcionamentos para a área. 

Uma das grandes tendências atuais é a adoção da TI híbrida. Se você não a adota ainda no seu negócio, é importante saber mais sobre este conceito e identificar suas vantagens. Veja mais a seguir. 

O que é a TI híbrida?

Antes de tudo, você precisa entender o que é a TI híbrida. A ideia dela é a de unificar em um mesmo modelo de processos o que há de melhor nos dois mundos, trazendo uma infraestrutura local atuando de forma sinergética com a nuvem. 

Com isso, é possível manter certos processos e dados circulando dentro da infraestrutura interna, algo que normalmente é solicitado quando a empresa opera com dados sensíveis ou que, estrategicamente, devem ser mantidos na parte interna da empresa. 

Fique atento, pois optar por ela exige atenção, já que você precisará trazer sinergia entre os dois modelos para que possam atuar, de fato, de forma híbrida. Sem isso, a implementação poderá não ser eficiente e, consequentemente, pode trazer prejuízos graves para o andamento do seu negócio em TI. 

Através da TI híbrida, você consegue ter uma maior autonomia interna no que diz respeito ao uso de dados sensíveis, que ficam armazenadas internamente nas organizações e, ao mesmo tempo, contar com todos os benefícios da cloud computing. 

Quais são os critérios para decidir implementá-la?

Para implementar a TI híbrida, é preciso analisar se ela cumpre certos critérios. Vejamos a seguir quais são eles: 

  • quando seu negócio trabalha com dados sensíveis;
  • quando você almeja automatizar processos no dia a dia;
  • quando você deseja ter maior proteção para os dados do seu negócio;
  • quando há o desejo de ter uma TI mais moderna e com potencial para alcançar resultados ainda mais interessantes;
  • quando você deseja trazer possibilidades de flexibilidade nos modelos de trabalho, entre outros pontos.

Como implementá-la?

Aqui estão os principais passos para a implementação da TI híbrida:  

  • faça um mapeamento da situação atual, identificando como os processos de TI são realizados atualmente (se é exclusivamente no modelo em nuvem ou físico); 
  • identifique pontos de vulnerabilidade que estejam presentes em seu negócio e, assim, que precisam ser resolvidos ou minimizados antes das transformações; 
  • analise como é possível integrar sistemas diferentes; 
  • faça uma gestão de ativos mais eficiente; 
  • estabeleça um monitoramento adequado para identificar eventuais problemas e poder solucioná-los assim que eles surgirem; 
  • estabeleça controle de acesso de informações sensíveis para garantir maior segurança de dados;
  • treine suas equipes para os processos de treinamento de times.

Como você viu são muitos passos a serem cumpridos e a falha em algum deles pode ocasionar problemas a longo prazo. Nesse caso, é interessante contar com uma empresa especializada para este fim. 

Quais as vantagens da TI híbrida?

A TI pode ser altamente vantajosa para os negócios que trabalham com tecnologia de forma direta ou indireta, pois apresenta: 

Maior mobilidade

Quando a TI híbrida está implementada no negócio, é possível oferecer dinâmicas de mobilidade mais interessantes para seus funcionários. Por exemplo, muitas vezes, será isso que determinará a possibilidade ou não de mudar o modelo de trabalho para remote first ou trabalho híbrido. Isso porque o uso da cloud permite que os dados sejam acessados a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento.

Aumento da flexibilidade

Outra vantagem importante é que a TI híbrida permite aumentar a flexibilidade no dia a dia. Isso porque é possível realizar combinações de formas diferenciadas de acordo com as demandas do seu negócio e, assim, obter melhores resultados para o modelo de negócio escolhido. 

Nesse caso, não há um roteiro pronto de implementação de uma TI híbrida, pois cada empresa terá uma demanda diferente e, portanto, será preciso flexibilizar projetos para cada realidade. E essa é uma das maiores vantagens: a implementação está muito mais alinhada com as demandas da empresa do que a necessidade de adequar o negócio para essa adoção. 

Automatização de processos

A infraestrutura híbrida permite automatizar diversos processos no dia a dia e, assim, proporcionar maior agilidade e precisão na realização de tarefas. Por exemplo, é possível ter um acompanhamento de monitoramento de acesso mais eficiente, feito de forma automatizada. 

Redução de custos

Outro ponto interessante é a possibilidade de redução de custos com a adoção da TI híbrida. Seja pela automatização de processos, seja por meio da virtualização da operação. Também é possível economizar com a aquisição de hardware, pois você pode utilizar os recursos em nuvem e uso de modelos SaaS. 

Esse modelo garante maior previsibilidade de investimentos, o que proporciona maior controle do orçamento. Isso é fundamental para que sua empresa possa saber exatamente o que vai gastar, algo fundamental para empresas de diferentes portes. 

Para obter todas as vantagens que listamos ao longo deste artigo, é fundamental ter o acompanhamento de uma empresa especializada para este fim, com profissionais altamente capacitados. Eles serão responsáveis por ajudá-lo a diagnosticar o processo atual e realizar a migração para este modelo, modernizando sua TI híbrida.

Lembre-se que para a adoção são necessárias etapas importantes, como o planejamento, elaboração de planos de mitigação de riscos, entre outros pontos fundamentais. Os profissionais especializados já estão habituados com isso e, assim, conseguem realizar essas etapas com menores índices de erros no dia a dia. 

Quer mais dicas interessantes como essa para potencializar os resultados da sua TI? Então assine nossa newsletter e receba dicas imperdíveis em seu e-mail. 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário