Saiba quais são as tendências tecnológicas estratégicas para 2022

7 minutos para ler

É cada dia mais comum que as empresas façam grandes investimentos em tecnologia. Há alguns anos era considerado somente um diferencial no mercado, porém, agora é questão de sobrevivência. Atualmente, a tecnologia está desempenhando um papel ainda maior na maneira como trabalhamos e fazemos negócios. Consumidores e empresas estão ainda mais ansiosas para saber quais tendências tecnológicas moldarão o mundo nesse ano.

Desde o uso de inteligência artificial até a implementação de diversas inovações, que tornam até as compras online uma experiência prática, a tecnologia está destinada a continuar mudando a maneira como vivemos e trabalhamos em 2022. A realidade é que devido a grande concorrência do mercado e ao aumento da demanda de recursos tecnológicos, é extremamente importante estar atualizado sobre as tendências tecnológicas para o próximo ano e também se preparar para o futuro das novas tecnologias.

Neste post, falaremos sobre as principais tendências tecnológicas estratégicas para esse ano. Continue a leitura!

Nuvem distribuída

A nuvem distribuída é uma distribuição de computação em nuvem pública que viabiliza a capacidade de gerenciar tudo a partir de um computador. Dessa forma, ela é um processo de descentralização de estruturas de nuvem, comumente, usadas por uma organização. Há uma distribuição de seus dados para vários fornecedores da tecnologia, em vez de fazer uso de um local que não disponibiliza a qualidade de serviço necessária.

Uma nuvem distribuída abre uma oportunidade de negócios para implementar e gerenciar aplicativos em um ambiente mais adequado, em vez de todos os aplicativos ficarem em um único lugar. Além disso, este tipo de tecnologia corrige quaisquer erros que são revelados durante o trabalho de ambientes com várias nuvens, sem interromper todo o processo.

O modelo de nuvem distribuída também implica em sua estrutura — computação de ponta. Essa estrutura auxilia ao trazer as informações da empresa para mais perto de suas fontes. Essa tendência tecnológica oferece várias vantagens para a empresa, como insights profundos, melhor tráfego e respostas mais rápidas. Com a nuvem distribuída, é possível que as empresas atraiam e conquistem clientes em ambientes distantes.

Inteligência artificial e aplicações inteligentes

O uso dessas tecnologias já é realidade, e continuará sendo uma grande tendência para 2022 e próximos anos, pois a sua aplicabilidade, em diversos contextos de negócio, está crescendo bastante. Isto porque, essas tecnologias são capazes de prever algumas situações e atuar com a máxima precisão para solucionar problemas ou fornecer respostas, de maneira automática. Inclusive, são tecnologias que aprendem com o ambiente, compreendendo padrões e oferecendo respostas imediatas para cada tipo de situação.

Esse é o caso de muitos chatbots que conseguem fornecer respostas a diversas perguntas feitas por seres humanos, como por exemplo, alguns assistentes digitais fornecidos por instituições financeiras e fintechs.  Em 2022, haverá uma grande e contínua expansão da IA (Inteligência Artificial).

O nível de conectividade entre redes está se tornando mais difícil para consumidores e empresas gerenciarem. Seja para comunicação, vigilância, proteção de dados ou gerenciamento de outras interações. O fato é que a IA se tornou a única opção para gerenciar com segurança a complexidade dessas relações até 2022.

Sistemas conversacionais

Outra tendência tecnológica são os sistemas conversacionais. Um ótimo exemplo são, também, os chatbots. Eles respondem às perguntas dos seus usuários por e-mail ou mensageiro automaticamente por meio de algoritmos computacionais ou até mesmo com o uso de IA.

O que ocorre é que as pessoas possuem vários pontos de interação com outras pessoas, aplicativos, informações, comunidades sociais e negócios. Consequentemente, as interfaces de conversação são melhores desenhadas e talvez sejam os principais propósitos na produção de aplicações, a fim de otimizar a interação com os clientes. A tecnologia com a IA pode disponibilizar uma experiência única para cada usuário.

Data analytics

As aplicações da Big Data Analytics  são amplas. A análise de dados em massa pode otimizar a eficiência em muitos setores diferentes. Assim, melhorar o desempenho permite que as empresas tenham sucesso em um mundo cada vez mais competitivo. E um dos primeiros a adotar é o setor financeiro da empresa.

Essa tecnologia possui uma função muito relevante no setor bancário e financeiro, sendo utilizada para prever tendências de mercado e avaliar riscos. As pontuações de crédito são um exemplo de sua aplicação e que afeta a todos nós. Essas pontuações utilizam diversos dados de clientes para determinar o risco de empréstimo, por exemplo.

Essa tendência também é utilizada para detectar e prevenir fraudes, para otimizar a eficiência e reduzir o risco para as instituições financeiras. Entretanto, o seu uso vai além de maximizar lucros e ROI. Ela pode fornecer informações críticas para prevenção de crimes e proteção ambiental, por exemplo.

Aplicativos Móveis

Os aplicativos móveis se tornaram um grande aspecto do mercado global desde o seu início. Com o advento dos aplicativos móveis, o setor sempre esteve em alta e os progressive APPS, aplicativos web responsivo, contribuem para isso. O fato é que já existem muitas coisas que estão voltando pra WEB, porque muita gente já não quer baixar milhões de APP no celular.

Portanto, para fazer inovações e ter lucros em seu negócio online, a tendência no desenvolvimento de aplicativos móveis deve ser levada em consideração em 2022. Nesse caso, mantenha essas tendências da indústria de aplicativos móveis em sua mente e crie um aplicativo de sucesso com apenas alguns cliques. Além disso, certifique-se de validar essas tendências de tecnologia, pois podemos não saber o que pode ser positivo ou negativo para o seu negócio.

Internet das coisas (IoT)

Outra grande tendência tecnológica em 2022 será a Internet das Coisas (IoT). Ela, além de modificar o modo como interagimos com o mundo, ganhou um enorme espaço nos últimos anos. A IoT pode ser aplicada em carros, utiliza máquinas, aparelhos, e até mesmo, prédios que façam parte de uma rede, que tenham conexão com a internet.

IoT refere-se em dispositivos inteligentes que são habilitados para internet e que fazem uso de sistemas incorporados, como sensores, processadores e hardware de comunicação, a fim de fazer a coleta e envio, atuam sobre os dados  adquiridos em seus ambientes.

O fato é que a IoT quer dizer um meio de estar conectado a vários pontos por toda empresa, conseguindo informações relacionadas a todo dia a dia produtivo da empresa, como sensores, câmeras, dispositivos de medição, entre outros.

Por fim, só aumenta o número de novas tecnologias estratégicas que são criadas e testadas. Todavia, é importante ressaltar que para todas os níveis do mercado existe uma determinada solução que viabiliza a modernização da empresa. Ou seja, é extremamente importante investir nessas tecnologias inovadoras para ter um 2022 de sucesso em seu negócio.

Mas também é extremamente importante ter um especialista em tecnologia pata ajudá-lo na decisão de qual tecnologia é a melhor para o seu negócio, Caso você precise de ajuda, nossos especialistas  podem ajudar a sua empresa a escolher a tecnologia certa para o seu negócio!

Você curtiu nosso post? Ele foi útil para você? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais e faça com que outras pessoas também fiquem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário