4 tendências da transformação digital que você precisa estar de olho

14 minutos para ler

Você sabe quais são as principais tendências da transformação digital?

Se ainda não sabe, descubra lendo esse artigo agora mesmo!

Cada minuto que o seu negócio perder para começar a transformação digital fará sua empresa levar muito mais tempo para implementar mudanças necessárias para se manter relevante e competitiva com tantas mudanças e avanços tecnológicos. Sua empresa pode perder espaço no mercado e até mesmo se tornar obsoleta e tenho certeza que você não quer isso!

Neste texto, você verá os principais pontos que precisa saber sobre a transformação digital, incluindo as tendências e como implementá-las e monitorá-las no seu negócio.

Quer levar sua empresa a outro patamar? Então, veja a seguir o que fazer. Boa leitura!

O que é transformação digital

Para começar, a transformação digital não é apenas mais um conceito da moda: ela é inevitável. As empresas que resistirem às mudanças poderão não sobreviver. Por outro lado, as que se adaptarem mais rapidamente às tendências conseguirão ocupar as lacunas dos novos mercados consumidores e crescer. Mas, afinal, o que é transformação digital?

Muitas pessoas pensam que envolve apenas ter contas nas redes sociais e operar por meio de aplicativos. Ela, porém, é muito mais que isso: a transformação digital trabalha a mudança de paradigmas nos processos empresariais e nas tomadas de decisão.

Isso significa que ela considera toda a tecnologia capaz de:

  • proporcionar uma comunicação mais eficiente com os clientes;
  • ajudar na criação de novos produtos e serviços que ampliem o alcance de mercado;
  • automatizar processos para otimiza-los, reduzindo os custos e evitando falhas oriundas de execuções manuais;
  • tornar o processo de tomada de decisões mais conscientes, rápidos e seguros, a partir de indicadores;
  • tornar disponível dados sobre as tendências de mercado para acompanhamento;
  • utilizar todas as informações disponíveis para agregar valor e descobrir como minimizar falhas de processos e auxiliar melhor os consumidores;
  • E muito mais.

Importância da transformação digital

A transformação digital é essencial para todas as empresas que desejam melhorar seus resultados, alcançar novos mercados e superar a expectativa dos consumidores, que estão cada vez mais antenados e em busca de produtos e serviços melhores. Para encantar os clientes e apresentar preços competitivos, ao uso de tecnologia tem se tornado fundamental na tarefa de otimizar processos e minimizar os custos.

Pense, por exemplo, no atendimento de instituições financeiras, que precisa ser rápido e proativo. Não há mais espaço no mercado para empresas que demoram dias para responder demandas dos consumidores nos canais digitais. Muitos clientes de serviços bancários já tem migrado para soluções digitais que apresentam melhores experiências de atendimento e resolução de problemas, além de maior praticidade.

Mas o atendimento ao cliente não é o único aspecto a ser considerado — pelo contrário, a experiência já começa no início do relacionamento do consumidor com a instituição financeira. Caso o processo de abertura de conta seja complicado ou demorado, por exemplo, a tendência é que o engajamento inicial seja perdido e o cliente não efetive a abertura de sua conta.

Com isso, a empresa deve pensar em maneiras para conseguir analisar as informações com o máximo de automação para poder dar um retorno ao usuário rapidamente. Imagina como você poderia dar celeridade na avaliação das solicitações dos clientes se o seu processo for todo manual? A automatização de processos já faz parte da realidade do dia-a-dia das empresas que estão crescendo!

Da mesma maneira que a transformação digital é importante para trazer melhores experiências aos seus clientes, ela também impacta os processos internos ao permitir que a empresa tome decisões com mais velocidade e capacidade de acerto. Isso contribui, inclusive, para que os colaboradores envolvidos se tornem mais motivados para executar as tarefas mais relevantes. Não se trata de filme de ficção científica onde “os robôs substituem os humanos”, trata-se da valorização do trabalho dos seus profissionais, os inserindo em atividades mais estratégicas e relevantes e deixando a maquina fazer o trivial e repetitivo.

Ao diminuir riscos e falhas, os processos custam menos para as empresas, que podem oferecer taxas mais baratas aos seus consumidores, aumentando a competitividade no mercado.

Tendências de transformação digital

Toda empresa deve ficar de olho nas tendências que podem proporcionar longevidade ao negócio. A seguir, confira algumas!

1. Cloud computing

A computação em nuvem (cloud computing) é uma das principais características das empresas que adotaram a transformação digital. Ela permite que dados importantes sejam acessados de qualquer lugar e tempo com segurança, proporcionando maior escalabilidade e flexibilidade. Caso sejam necessário mais recursos para atender a demandas específicas, eles podem estar disponíveis de maneira muito rápida e prática.

Com a computação em nuvem, os gestores têm maior controle sobre os recursos digitais da empresa e maior capacidade e agilidade para diminuir ou aumentar estes recursos quando for necessário, podendo a empresa se adaptar com maior facilidade a momentos de maior e menor fluxo — tudo isso com o menores custos para a infraestrutura de TI.

2. Interação multicanal

O multicanal veio para ficar. Muitas empresas físicas já permitem que os clientes realizem suas operações por vários canais, dentre eles o digital. Entretanto, hoje em dia isso não é nenhuma novidade, por isso é preciso ir além, integrando vários canais para atender os clientes, como por exemplo, iniciar o atendimento de suporte a um cliente por um canal e poder continuar em outro, se o cliente assim desejar.

Para isso, as empresas precisam de interfaces que interliguem os sistemas e permitam que cada canal possa se comunicar com os demais. Dessa forma, os colaboradores também terão mais informações sobre o cliente, proporcionando um atendimento mais efetivo e proativo.

3. Experiência do cliente

Com a democratização do acesso à Internet, o cliente passou a pesquisar mais antes de fazer uma compra. Com isso, as empresas tiveram que levar em consideração essa alta competitividade, percebendo que deveriam se esforçar mais para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos clientes para pode conquista-los e fideliza-los.

Nesse contexto, o uso ferramentas capazes de medir e acompanhar a satisfação dos clientes no uso de um produto ou serviço é outro grande benefício trazido pela transformação digital.

4. Machine learning

Você sabia que existem soluções que permitem aos computadores aprenderem a realizar analises e executar tarefas que podem ajudar a sua empresa a tomar decisões mais rápidas e precisas? Esse é um dos benefícios proporcionados pelo machine learning. Através de um processo de aprendizado baseada na leitura de grandes volumes de dados e identificação de padrões, essa tecnologia permite que o computador aprenda a executar tarefas executadas por nós, afim de acelerar o processo de tomada de decisão, uma vez que ao invés de ter que se debruçar sobre a análise de um grande conjunto de dados afim de extrair insights que ajudem na tomada de decisão, a própria máquina cria sugestões baseadas no aprendizado obtido.

Do mesmo modo, a máquina também pode ser treinada para se comunicar com consumidores de forma próxima e humanizada, melhorando essa interação com o tempo. Nesse sentido, a solução se torna ideal para ser usada em situações como dar uma resposta a uma análise de crédito, analisar de solicitações e realizar o atendimento de forma automática (geração de boletos de segunda via, ativação de novos serviços, etc) e até mesmo recomendar as possibilidades de investimentos e muitas outras situações.

Mitos e verdades sobre a transformação digital

Embora o processo de transformação digital já seja realidade para muitas empresas no país, existem muitos mitos em relação a ele que devem ser derrubados para que as empresas usufruam de todos os benefícios deste processo e alcancem os resultados desejados.

Transformação digital é simplesmente estar nos canais online

Mito. É comum que as empresas pensem na transformação digital como mera presença em canais como redes sociais e chats. Entretanto, essa é apenas parte da estratégia. É necessário que os processos da empresa sejam otimizados, utilizando-se das ferramentas digitais existentes para diminuir o seu tempo de execução, bem como a taxa de erros envolvida.

Então, mesmo presente nas redes sociais, a empresa pode ser ultrapassada em seus processos se não contar com a tecnologia necessária para otimizar as tarefas de cada departamento.

Transformação digital é algo rápido e fácil de ser implementado

Mito. Há quem acredite que a transformação digital pode ser colocada em prática sem o devido estudo e planejamento. Quando isso acontece, a tendência é que o investimento não tenha o retorno esperado ou se transforme até mesmo em prejuízo. Em outros casos, as soluções adquiridas não são usadas por falta de treinamento ou aplicação nos processos empresariais.

É necessário contar com profissionais experientes

Verdade. Como boa parte das ferramentas utilizadas para o processo de transformação digital são inovadoras, é fundamental que os profissionais envolvidos tenham experiência no assunto e na área de atuação do seu negócio. É dessa maneira que as melhores soluções para o modelo de negócios serão desenvolvidas.

Desafios da transformação digital nas empresas

Já deu para perceber que a transformação digital traz diversos benefícios para as empresas, não é mesmo? No entanto, para isso, também é preciso vencer uma série de desafios. Entenda, a seguir, quais são os principais.

Convencer todos os gestores da necessidade de mudanças

A primeira dificuldade a ser vencida é convencer os gestores de que a empresa precisa inovar e adotar as principais tendências de transformação digital o quanto antes. Como vários deles têm ampla experiência de mercado, eles podem ter dificuldades em fazer as operações de maneira diferente com medo do impacto que as mudanças podem causar no fluxo operacional.

Com a transformação digital, muitos profissionais precisam reaprender como agir diante de algumas situações para que os resultados apareçam, todos eles devem comprar a ideia e se dispor a aprender como agir no mundo da inovação.

Por isso, é fundamental apresentar a eles todos os dados e informações sobre os benefícios que a empresa terá com a implementação — e os prejuízos causados pela demora em se adaptar.

Convencer todos os colaboradores

Se é necessário que os gestores entendem a necessidade da transformação digital, o mesmo também deve acontecer com os colaboradores. É preciso, primeiramente, acabar com o mito de que as mudanças farão com que eles percam seus empregos, pois isso pode causar certa resistência.

Da mesma forma que os gestores, os colaboradores também precisam ter em mente que o processo é útil para eles. Em vez de trabalhar com atividades exaustivas e mecânicas, eles terão a chance de executar tarefas que sejam mais interessantes para a estratégia do negócio.

Planejar corretamente

A transformação digital deve ser guiada por pessoas que tenham experiência no assunto. Os inexperientes, mesmo bem-intencionados, podem dificultar o processo, já que terão dificuldade para executar as ações e fornecer os dados que a instituição precisa para realizar o processo de transformação.

O processo começa com o estudo da situação atual do negócio, bem como a definição dos resultados que devem ser alcançados. A partir disso, é possível descobrir quais são as ferramentas que podem ser adquiridas ou desenvolvidas para atingir esses objetivos.

O setor financeiro também deve ser envolvido. Ele dará aval para que as transformações aconteçam. De nada vale começar o processo e precisar parar no meio do caminho por falta de recursos.

Vale lembrar que as mudanças devem ser implementadas aos poucos para que todos tenham a capacidade de se adaptar e aprender como executar os processos.

Monitorar

O último desafio é monitorar cada etapa da transformação digital. É dessa forma que os gestores acompanharão se os processos realmente estão trazendo os resultados combinados ou se mudanças devem ser realizadas para isso.

Monitorar resultados é uma prática que deve continuar mesmo ao final da implementação das estratégias. Isso deve ser feito em todos os setores para que os resultados sejam otimizados com o tempo.

Planejamento da transformação digital

Como você viu, o planejamento da transformação digital é essencial para conseguir os resultados desejados. A seguir, veja, em detalhes, quais são as fases pelas quais sua empresa deve passar para atingir os objetivos traçados.

Adotar a tecnologia certa

Nesse momento, é importante que os gestores tenham acesso a empresas que sejam parceiras nesse processo de transformação. Busque conhecer quais são as tecnologias mais relevantes para o seu negócio e quais os benefícios você terá em adota-las.

Uma dica é observar como empresas do seu setor iniciaram esse processo, no Brasil e fora. Dessa forma, você terá um norte sobre onde começar a pesquisar.

Entender a tecnologia como parte da identidade do negócio

A transformação digital é, essencialmente, uma transformação de cultura da empresa. Então, em vez de ser apenas uma estratégia de expansão, deve ser parte da essência da empresa. Assim, a instituição buscará sempre novas formas de realizar os mesmos processos, contando com diminuição de custos e aumento de produtividade.

Por isso, é importante criar uma cultura de inovação nos colaboradores que os estimule a buscar sempre novas ferramentas e processos para otimizar o trabalho e trazer melhores resultados. Dessa maneira, as atividades do dia-a-dia passão a ser mais estratégicas e despertarão ainda maior interesse já que, com a automatização de processos, eles deixaram de fazer tarefas puramente operacionais.

Ter a tecnologia como parte essencial das estratégias

Depois de implantar uma cultura tecnológica a ponto dela se tornar parte do DNA da empresa, a tecnologia será parte integrante das estratégias. Os serviços, os processos e o acompanhamento dos resultados serão realizados de maneira muito mais ágil e prática a partir do uso de ferramentas digitais. Com isso a tecnologia passará a ser vista como oportunidade de transformação de toda a empresa, com foco em inovação e escala do negócio.

Traçar estratégias inteligentes

Nesse ponto, as empresas estão mais maduras e prontas para inovarem e atenderem às necessidades dos consumidores. A inovação passa a ser um ponto considerado em todos os setores, que lutam para sempre otimizarem os resultados e entregarem mais valor aos clientes.

Inovar de fato

As empresas que estão à frente na transformação digital já conseguem ter uma cultura tecnológica e inovadora. Elas usam todas as informações de que dispõem para abrir mercados, antecipar tendências e, por vezes, apresentar soluções das quais o consumidor nem sabe que precisa.

Acompanhar os resultados

A cada nova etapa ou ferramenta implementada, os resultados devem ser acompanhados de perto. Para isso, antes mesmo da implementação das ações, defina quais indicadores serão utilizados para medir o sucesso delas.

Essas métricas precisam ser definidas de acordo com o objetivo de cada setor e da empresa em geral, evitando aquelas que não mostrem, com propriedade, se a solução tem resolvido o problema encontrado ou a demanda requisitada.

Por exemplo, para as redes sociais, simplesmente acompanhar o número de curtidas e comentários não é um bom parâmetro, já que as pessoas podem estar reclamando das publicações ou interagindo sem o objetivo de uma possível compra no futuro. Por outro lado, a quantidade de compras provenientes das redes (conversão) é, muitas vezes, um indicador mais claro.

Agora que você sabe quais são as tendências da transformação digital, é hora de começar a agir. Então, procure por empresas que forneçam as soluções capazes de ajudá-lo nessa jornada e comece a observar se elas são seguras e capazes de elevar seu negócio a outro patamar.

Para ter acesso às nossas publicações e se manter sempre informado, curta agora mesmo nossa página no Instagram. Esperamos por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário