Confira 6 tecnologias em cloud que você precisa conhecer

6 minutos para ler

Até meados da década passada, o conceito de computação em nuvem era bastante vago para a maioria das empresas. Muitos empreendedores não tinham noção da importância do papel de sistemas no cotidiano corporativo, como ERPs, e as tecnologias em cloud. 

Hoje, no entanto, a realidade é bem diferente. A nuvem faz parte de praticamente tudo o que integra a vida moderna e o dia a dia das organizações, seja no armazenamento de dados, na execução de aplicativos ou até mesmo na hospedagem de serviços. 

Se você entende a importância de acompanhar inovações e tendências em computação na nuvem, veja nos próximos tópicos uma série de tecnologias em cloud que estão em ascensão para os próximos anos! 

Quais são as tendências de tecnologias em cloud?

Nuvem híbrida, migração para a cloud e aumento da capacidade de armazenamento online são apenas algumas das tendências de tecnologias em cloud que estão em alta no momento. 

1. Aumento da capacidade de armazenamento na nuvem

O aumento exponencial da quantidade de dados e os processos necessários para a realização de atividades dentro das empresas, é um dos principais fatores que têm fomentado a demanda por aumento da capacidade de armazenagem na nuvem. 

Para que você tenha uma ideia, apenas no primeiro semestre de 2020, o armazenamento em cloud teve um crescimento de 48%, de acordo com uma pesquisa realizada pela IDC Brasil. Diante desse cenário, estima-se que as organizações conseguirão reduzir custos e, com isso, obter mais flexibilidade e escalabilidade.

2. Nuvem híbrida

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre nuvem híbrida, não é verdade? Afinal, o conceito está entre as mais relevantes tendências de tecnologias em cloud do momento, e isso não é por coincidência. 

O ambiente híbrido em cloud é capaz de unir os benefícios da estabilidade e segurança comuns nas nuvens privadas, às vantagens das nuvens públicas, como agilidade e economia. 

Além do mais, empresas que buscam por soluções para otimizar a escalabilidade de suas aplicações tendem a aumentar a capacidade de infraestrutura e a reduzir custos com o uso de nuvens híbridas.

3. Serverless computing

Serverless computing é uma importante ramificação da tradicional computação em nuvem. Pode-se afirmar que, para os desenvolvedores, ela é a evolução da cloud. 

Em resumo, a serverless computing permite o desenvolvimento de aplicações em nuvem, sem que seja preciso realizar o provisionamento de servidores físicos ou sistemas operacionais. 

A nomenclatura se refere à cloud sem um servidor definido, já que as decisões de planejamento e gerenciamento da capacidade do servidor são ocultadas do operador ou desenvolvedor — uma prática comumente chamada de Backend as a Service. 

Em outras palavras, os desenvolvedores, ao implantarem o código, não precisam se preocupar com provisionamento, gerenciamento e manutenção. No modelo anterior, antes da implantação, era necessário definir a quantidade de capacidade de armazenamento e o banco de dados necessários, o que abrandava a eficiência durante o processo. 

4. Inteligência Artificial

Sem dúvida, um dos elementos mais disruptivos por trás das tecnologias em cloud com maior potencial no momento é a Inteligência Artificial. A IA é uma das peças-chave para todo o tipo de conceito, recurso e funcionalidade inovadora no atual momento em que a transformação digital se encontra, visto que é responsável por propiciar:

  • o aprendizado de máquina (Machine Learning);
  • o uso responsivo e amigável de serviços de streaming;
  • a automação de processos nas empresas;
  • a análise de dados;
  • o advento do Deep Learning e do Edge Intelligence;

Entre outros usos que tendem a tornar o compartilhamento e a análise de dados cada vez mais rápida e robusta.

5. Infraestrutura como Serviço (IaaS)

A virtualização do hardware foi uma das inovações mais importantes em cloud dos últimos anos. E, como consequência dessa “descoberta”, o mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS) passou por um grande crescimento e tende a se tornar cada vez mais diferenciado. 

 6. Agregação de serviços

Por fim, uma das fortes tendências de tecnologias em cloud para os próximos anos é a integração cada vez mais acentuada entre diferentes ferramentas e sistemas. Por exemplo, o “match” perfeito entre Internet das Coisas (IoT), Big Data e nuvem.

Um dos motivos pelos quais a agregação de serviços está nesta lista de tendências, se deve ao fato de que a tecnologia 5G permitirá que mais organizações adotem a Internet das Coisas para a captação de dados e, com isso, ofereçam serviços e produtos mais segmentados, melhorem os fluxos de trabalho e a tomada de decisões. 

Para isso, é fundamental que incorporem soluções de Big Data, visto que essa tecnologia tem a robustez necessária para uma análise de dados muito mais ágil e eficiente a um custo acessível. 

Dado o contexto, a cloud é indispensável para o armazenamento de dados em segurança, além de torná-los acessíveis a diferentes tecnologias, a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Como as tecnologias em cloud da DNX Brasil podem ajudar?

Se você pensa em migrar para a nuvem, a DNX Solutions tem o que há de melhor em soluções em cloud para demandas corporativas. A DNX ajuda outras empresas a melhorarem os serviços entregues aos seus clientes por meio da modernização tecnológica de seus processos, deixando de lado todas as atividades manuais e garantindo agilidade na entrega de produtos. 

Tudo isso se deve à automação nativa da nuvem que abrange o compartilhamento de informações para contribuir com a desmistificação dos processos e, é claro, agregar valor, agilidade e segurança ao negócio, sem correr o risco de fugir do planejamento orçamentário. 

A DNX utiliza as tecnologias em cloud da Amazon Web Services (AWS), a maior companhia de nuvem do planeta. Ou seja, é garantia de qualidade e excelência na entrega de soluções inovadoras para seu negócio. 

Como você pôde conferir, as tecnologias em cloud estão em ascensão e a tendência é que se tornem cada vez mais necessárias em um mundo altamente impactado pela transformação digital. Acompanhar essas novidades e se manter por dentro do universo da computação em nuvem é fundamental para que seu negócio se mantenha competitivo. 

Você tem algum conhecimento interessante sobre as tendências e tecnologias em Cloud para os próximos anos que gostaria de compartilhar com a gente? Tem alguma opinião diferente do que foi abordado no conteúdo? Então deixe o seu comentário! 

Posts relacionados

Deixe um comentário