top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Prova de conceito: o que é, como funciona e qual sua importância?

Com o avanço da tecnologia, as empresas estão cada vez mais dependentes dela. Assim, é preciso que os gestores busquem por soluções que sejam capazes de atender as constantes mudanças do mercado e as necessidades dos seus clientes, facilitando a conquista dos objetivos do seu negócio. Para que isso seja visualizado de maneira eficiente, algumas empresas estão utilizando a Prova de Conceito (PoC).



Esse é um termo que vem do inglês e significa Proof of Concept. Sua função é demonstrar na prática uma solução, para que sua eficiência seja comprovada, além de evitar gastos desnecessários para a empresa.  


Assim, preparamos este texto com o objetivo de demonstrar qual a funcionalidade e a importância desse método. Confira agora! 


Afinal, o que é Prova de Conceito?

Esse é o nome que se dá à demonstração da viabilidade de validação de uma ideia, seja no setor de TI ou no de negócios. A Prova de Conceito pode ser utilizada no produto viável mínimo (MVP) ou em um protótipo e, normalmente, segue um roteiro baseado em testes e validações.  


A PoC cria uma comprovação documentada de que uma mercadoria ou serviço pode ter o êxito esperado. Pois a PoC auxilia o desenvolvedor do item a encontrar possíveis problemas logísticos e técnicos, que podem interferir nos resultados almejados e, por conseguinte, no sucesso do produto desenvolvido. 


A Prova de conceito também disponibiliza a oportunidade para que a empresa solicite feedback interno ou externo sobre uma mercadoria ou serviço. Isso diminui tanto os problemas desnecessários quanto a exposição, além de proporcionar a oportunidade de as partes interessadas averiguarem opções no começo do ciclo de criação. 


Com pouco investimento de recursos financeiros e de tempo, a PoC é capaz de demonstrar que a ideia não somente é válida, mas que ela funciona como o previsto, permitindo ajustes antes de ser lançada oficialmente. Além do mais, o protótipo é importante para conseguir a propriedade intelectual do item e atrair potenciais investidores. 


Qual a importância da Prova de Conceito para as empresas?

Esse método é bastante motivador para os negócios e é de grande importância para o desenvolvimento da empresa. Veja, a seguir, como esse conceito pode otimizar suas operações e processos


Reduz custos e riscos para a empresa

Com o uso da Prova de Conceito no decorrer do projeto de desenvolvimento de um software para análise de dados, baseado no conceito de Big Data Analytics, por exemplo, você consegue diminuir os custos e os riscos para o negócio. Isso ocorre porque é possível testar a ideia antes de investir um volume considerável de tempo e recursos financeiros. Desse modo, evita que a companhia gaste capital em alguma coisa que pode não ter o mercado desejado ou ser técnico o suficiente para entrar em processo de produção. 


Permite provar a ideia de modo objetivo

Esse conceito é capaz de gerar resultados satisfatórios e objetivos sobre a viabilidade de alguma ideia. Dessa maneira, você amplia a confiabilidade do projeto, visto que ele não poderá mais ser derrubado com argumentos opostos, atraindo a atenção de investidores e consumidores. 


Otimiza a motivação do seu time de desenvolvimento

Seus colaboradores também começam a confiar mais no projeto a partir da Prova de Conceito. Isso ocorre pelo fato de sua equipe conseguir averiguar resultados tangíveis do projeto em que está atuando.


Além do mais, os colaboradores poderão entender quais são as ideias mais promissoras e gerarão resultados satisfatórios. Tudo isso amplia a motivação e o engajamento dos colaboradores nas tarefas a serem realizadas. 


Embasa a tomada de decisão

A PoC cria dados que embasam a tomada de decisão em relação ao futuro do projeto na companhia. Assim, você tem acesso a resultados objetivos que servirão de base para a criação de estratégias de ação em relação aos próximos passos. Isso evita a tomada de decisões subjetivas, uma vez que garante uma gestão do projeto com melhor controle e visibilidade. 


Aumenta a satisfação do cliente

Ao utilizar a PoC no decorrer do desenvolvimento de um projeto de solução em nuvem, por exemplo, você não somente testa a viabilidade da ideia, mas também a técnica e o funcionamento do software. Com isso, identificará gargalos ou possíveis ajustes que podem ser solucionados de modo a aumentar a satisfação do consumidor final, seja ele interno ou externo. 


Como organizar uma Prova de Conceito?

Para criar uma PoC, é preciso seguir alguns passos. Veja a seguir quais são. 


Determine seus objetivos

Antes de começar essa estratégia, o gestor do projeto deve determinar quais sãos as metas daquele estudo que está sendo proposto. Essa ação precisa estar documentada de modo claro para garantir que a última fase, da verificação, consiga averiguar o resultado da metodologia. 


Envolva o time no processo

Quando se fala que é responsabilidade do gestor tomar as decisões e estipular os objetivos, isso não quer dizer que ele precisa realizar esse processo sozinho e de modo autoritário. Atualmente, novas escolas de liderança falam sobre a importância de o gestor manter um perfil democrático, valorizando todos os seus colaboradores, além de permitir que cada um dê a sua opinião sobre o assunto. 


Determine as responsabilidades

Após ter compreendido o que se deseja testar, é necessário estabelecer qual a função de cada colaborador para que o resultado saia de acordo com o desejado. Fluxogramas podem ser utilizados para registrar o percurso que a produção deve seguir e apontar quem ficará com cada parte de uma atividade. 


Esclareça dúvidas

Não adianta criar um guia de como a estratégia deve ser seguida e não comunicar sua equipe sobre o andamento do projeto. A eficiência da Prova de Conceito depende do quão bem alinhado está o gestor com os demais colaboradores que fazem parte da produção, mantendo uma comunicação eficaz e concreta. 


Analise os resultados

Por fim, essa é a parte de maior importância na PoC, uma vez que inclui a análise do resultado do objetivo a ser validado. Nessa ocasião, é interessante revisar suas metas registradas no início do projeto para compreender se a hipótese se provou efetiva ou não e se o resultado foi verdadeiro ou falso. 


Enfim, a Prova de Conceito é uma ferramenta de gestão bastante poderosa, uma vez que ela permite a criação de testes isolados que visam melhorar cada vez mais o seu processo produtivo, garantindo, dessa forma, produtos e serviços de qualidade para o mercado. 

E aí, o que achou deste post? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa! 


bottom of page