Fique por dentro das vantagens de trabalhar com orquestração em nuvem

6 minutos para ler

Os modelos de infraestrutura em Cloud fazem parte da era da transformação digital, que está impactando todos os setores do mercado. O Gartner prevê um crescimento de 17% no mercado de serviços de nuvem públicas no ano de 2020, sendo o segundo maior segmento de crescimento no ano, totalizando um orçamento mundial de R$ 266 Bilhões. Para acompanhar a evolução da tecnologia, muitos já adotaram a orquestração em nuvem para reduzir ainda mais os custos.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona a orquestração em nuvem, ressaltando as maiores vantagens de trabalhar com ela. Aqui, você vai descobrir o significado desse conceito, como ele otimiza os resultados nas organizações e a relação dele com Cloud Computing.

Quer saber quais são os benefícios da orquestração em nuvem? Então siga em frente!

O que é a orquestração em nuvem?

De acordo com Gartner, 60% das empresas do mundo utilizarão algum tipo de serviço de nuvem pública em 2020, representando o dobro do total de empresas no ano de 2018. As novas soluções vendidas como simples e prontas para uso, contudo, sendo utilizadas de modo simultâneo podem ocasionar tempestades, devido à complexidade das nuvens.

Um desastre virtual que envolva aplicações e dados não traz benefícios aos empresários, por isso, Cloud Orchestration é um conjunto de mecanismos técnicos que controlam a automatização de um ambiente de nuvem.

Mais detalhadamente, a Orquestração em Nuvem consiste na configuração, gerenciamento e controle fim-a-fim de todos os componentes computacionais de um ambiente de nuvem. O conceito abrange desde componentes de rede, sistemas operacionais, middlewares, segurança e serviços.

Como funciona a orquestração em nuvem na prática?

A orquestração em nuvem garante a melhoria dos resultados, permitindo que uma organização interaja ao mesmo tempo com diversos provedores Cloud, agilizando os serviços de backup, monitoramento e gerenciamento das cargas de trabalho. Ela organiza e coordena todos os provedores da computação em nuvem, criando um fluxo de atividade. O processo Cloud Orchestration ocorre com a orquestração dos recursos alocados, dos serviços implementados no ambiente virtual e das cargas de trabalhos.

Quais são as maiores vantagens da orquestração em nuvem?

A abordagem da orquestração em nuvem é sistemática e aumenta os benefícios da automatização de processos, podendo reduzir custos e trazer ganhos para a agilidade. As organizações conseguem entregar novas aplicações, inovações e infraestrutura híbrida, visto que os processos de operação, gestão e implementação são orquestrados. Veja a seguir os principais benefícios da solução!

Liberdade

Cloud Orchestration garante mais liberdade aos gestores e às equipes de colaboradores na realização das suas tarefas rotineiras. Os profissionais técnicos e os times de TI são liberados para a execução de projetos mais ousados.

Custos controlados

A organização paga uma quantia por determinados serviços e, caso ocorra um aumento da demanda, pode-se negociar um valor adicional. A experiência do cliente é aprimorada. Os modelos Cloud são mais flexíveis e fundamentais para conferir eficiência à gestão, não importando qual seja o provedor.

Mais visibilidade

As empresas que adotam Cloud Computing e Cloud Orchestration contam com equipe técnica especializada que tem acesso a diversas ferramentas para a realização de análises e apresentação de métricas que são essenciais ao uso dos recursos e serviços. As métricas são muito importantes para a criação de estratégias organizacionais.

As plataformas de orquestração possibilitam a administração automatizada do ambiente e a execução de análises aprofundadas sobre o custo-benefício relacionado aos provedores.

Na posse dos dados, os gerentes definem migrações e gerenciam os recursos com efetividade, eliminando desperdícios de dinheiro. Além do mais, a orquestração em nuvem reduz o tempo gasto com o gerenciamento da nuvem, modificando de maneira automática as instâncias de Cloud, com o uso de ferramentas de alerta.

Flexibilidade

As mudanças que chegaram com o mundo digital exigem que os profissionais de TI estejam sempre atualizados para gerenciar e projetar os recursos informatizados. As empresas que contam com os serviços Cloud aproveitam as oportunidades que vão surgindo com a comodidade proporcionada pelas empresas de tecnologia.

Esses serviços concedem flexibilidade aos gestores e colaboradores, que não precisam seguir com os mesmos recursos por muito tempo. As avaliações constantes das alternativas do mercado são interessantes para movimentar os sistemas entre nuvens e migrar os dados para aproveitar preços menores ou promoções.

A implementação da orquestração em nuvem melhora a competitividade dentro de um cenário corporativo que está em constante transformação. Apesar das vantagens trazidas pelas inovações tecnológicas, os líderes precisam estar sempre atentos e acompanhando a evolução delas. Respostas rápidas são primordiais em tempos em que tudo evolui e muda com muita rapidez. 

Aumento da capacidade

A infraestrutura e a capacidade de processamento dos sistemas são preparadas para atender as demandas de cada instituição. Mas, em alguns casos, a necessidade de alta performance pode ocorrer em épocas do ano, dias ou determinados horários. Esses picos variam de um negócio para o outro e, nessas situações, são oferecidas soluções personalizadas aos empreendimentos.

Inovação

Até pouco tempo atrás, as equipes de TI tinham inúmeras preocupações com a compra de servidores, arquitetura, construção de data centers, riscos com segurança da informação, atualização das ferramentas etc. Diversas prioridades já deixaram de existir com a transformação digital, orquestração em nuvem e Cloud Computing, tendo em vista a sofisticação dos procedimentos.

O software de orquestração auxilia o time de TI com a padronização dos modelos e aplica práticas de segurança, fornece visibilidade e controle sobre os recurso em nuvem. A plataforma do orquestrador supervisiona as interações de diversos elementos dos aplicativos, simplifica a comunicação e a conexão de uma carga de trabalho com os usuários.

Enfim, agora você já ficou por dentro das vantagens de trabalhar com orquestração em nuvem. Se a orquestração em nuvem for colocada em prática, os seus resultados poderão ser mensurados de forma eficiente. Os profissionais de TI vão poder focar no estudo de novas soluções para as empresas e na localização de resoluções que atendam às necessidades do negócio.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então entenda o que é Cloud computing e como pode ajudar a sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário