Como é a metodologia de desenvolvimento de software da Vibe Tecnologia?

8 minutos para ler

A era da transformação digital finalmente chegou acompanhada da inovação tecnológica. Diante disso, a contratação de empresas de tecnologia especializadas na entrega de soluções em infraestrutura de Tecnologia da Informação, softwares, consultoria, integração, suporte e implantação de sistemas é essencial para o sucesso de todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Neste post, vamos trazer as principais informações a respeito da metodologia de desenvolvimento de software da Vibe Tecnologia. Além disso, vamos explicar o seu funcionamento e os seus principais pontos e etapas. Aqui, você vai descobrir por que ela é tão eficiente e quais são as soluções da empresa, além de entender detalhes relevantes sobre o tema.

Quer saber por que escolher as soluções da Vibe Tecnologia, e não de outra empresa? Acompanhe a leitura!

De que modo funciona a metodologia de desenvolvimento de software da Vibe Tecnologia?

A Vibe Tecnologia trabalha com o desenvolvimento de softwares utilizando metodologias ágeis. Uma forte método também usado pela empresa é o Kanban, que se trata de um método para gestão de fluxos criado originalmente por Taiichi Ohno, ex-diretor da Toyota, que ajuda empresas a gerenciarem seus fluxos de trabalho de forma simples e ágil. Essa método ajuda a conectar e forma eficiente todos os times envolvidos em um processo de produção, seja no setor industrial ou mesmo no setor de serviços, como no desenvolvimento de softwares.

Cada time tem o seu fluxo definido e o Kanban ajuda a manter a visibilidade do andamento do trabalho, da capacidade do time, dos impedimentos, possibilitando ao time uma gestão proativa e autônoma. Caso exista alguma dificuldade, é resolvida rapidamente. Diariamente são realizadas reuniões, inclusive durante a pandemia, por meio de videoconferências. Vale destacar que os times são multidisciplinares, portanto dentro dos times há vários perfis de profissionais, tais como:

  • especialistas em negócios para entender o que o cliente quer;
  • desenvolvedores e arquitetos de soluções;
  • UX Designers;
  • Arquitetos de Dados;
  • Analistas de Computação em Nuvem;
  • analistas de qualidade.

Ao iniciar o projeto é criado o backlog do produto, que é uma lista contendo todas as funcionalidades a serem desenvolvidas para o software. As funcionalidades do backlog do produto são agrupadas em entregas menores, independentes e ordenadas por prioridade, dessa forma a medida que cada entrega vai sendo realizada, o uso do software já pode ser iniciado e a capacidade vai sendo expandida a medida que novas entregas vão ocorrendo.

Durante o projeto, os times realizam encontros diários, que são importantes para saber como está o andamento do trabalho, além de identificar impedimentos que possam rapidamente ser removidos.

Quais são os principais pontos e etapas dessa metodologia?

Existem diversos pontos e etapas realizadas pela Vibe Tecnologia. Inicialmente, o gerente de relacionamento faz a captação, fecha o negócio e traz o cliente até a empresa. Depois, ele explica o projeto para o time, que vai utilizar o modelo Canvas para fazer um resumo dos objetivos daquilo que foi projetado.

1º Etapa

Um de nossos consultores de tecnologia faz a captação da demanda e entende as principais necessidades do cliente.

2º Etapa

Nosso time realiza um imersão junto com o cliente para entender os detalhes da sua necessidade afim de ajudar o cliente a definir o que chamamos de MPV (Produto Minimamente Viável). A definição do MVP é extremamente importante para que possamos atender as principais necessidades do cliente com o mínimo de esforço e custo, dessa forma o cliente poderá ter um produto de software pronto para uso em pouco tempo, com um custo enxuto e que satisfaça as suas necessidades.

O MVP pode e deve evoluir, mas para que isso ocorra, recomendamos que o cliente primeiramente utilize o seu software na versão mínima viável e somente após isso colete feedbacks dos usuários que forneçam uma visão mais assertiva em relação às novas funcionalidades a serem desenvolvidas no software.

3º Etapa

Com o MVP definido, criamos o backlog do produto, que é uma lista contendo todas as funcionalidades a serem desenvolvidas para o software. As funcionalidades do backlog do produto são agrupadas em entregas menores, independentes e ordenadas por prioridade, dessa forma a medida que cada entrega vai sendo realizada, o uso do software já pode ser iniciado e a capacidade vai sendo expandida a medida que novas entregas vão ocorrendo.

4ª Etapa

É nessa etapa que o software começa a ganhar vida! O backlog do produto priorizado na etapa anterior entra-se na esteira de desenvolvimento. Nesse momento são realizadas reuniões com o cliente para fazer o refinamento do backlog, onde entendemos todos os detalhes do funcionamento de cada funcionalidade, tais como regras, fluxos, campos e resultados esperados. A medida que o refinamento de cada funcionalidade vai sendo concluído, o time de desenvolvimento entra em açao. Nesse momento são construídas os protótipos navegáveis para que o cliente possa validar os aspectos visuais, de experiência e de navegação do software. Após a aprovação do cliente os desenvolvedores começam o desenvolvimento da funcionalidade que ao ser concluída, ainda passa por uma bateria de os testes para garantir maior qualidade a entrega final.

5ª Etapa

Após terem sido concluídas todas as entregas do backlog do produto, o produto final e completo é entregue, iniciando-se o período de garantia, onde disponibilizamos uma equipe de suporte treinada para o atendimento ao cliente, auxiliando com eventuais correções a defeitos que possam ser encontrados no software. Nesse time estão os profissionais que atenderam a demanda. Sendo assim, conhecem o produto e sabem qual é a expectativa dos usuários. Dessa forma, as informações não precisam ser repassadas, e o assunto não é algo novo para quem assume a área de sustentação e portanto o cliente tem uma garantia que o atendimento será realizado com agilidade e qualidade.

Por que essa metodologia é tão eficiente?

A metodologia é eficiente porque os profissionais da Vibe Tecnologia trabalham unidos para melhorar o fluxo de trabalho. Eles utilizam ferramentas atuais para cumprir as suas rotinas e contam com processos de retrospectivas para visualizar os pontos positivos e negativos de suas entregas, o que nos possibilita implementar melhorias continuas no fluxo de atendimento.

Outro ponto importante é que a solução é criada em parceria com o cliente, ou seja, o cliente tem uma participação fundamental durante todo o processo, o que aumenta a garantia de o que será entregue atenderá as suas expectativas.

Há garantia do produto que foi desenvolvido, ou seja, após a entrega do produto final o cliente tem a garantia, durante um período estipulado no contrato que pode varia de 30 a 90 dias, de que o correto funcionamento do seu produto será garantido e que na ocorrência de falhas ou erros decorrentes do processo de desenvolvimento, o nosso time estará pronto para corrigir. Vale destacar que a responsabilidade de entrega é compartilhada pelo time que desenvolve cada projeto, e não por uma única pessoa. Os integrantes dos times convivem diariamente em um ambiente colaborativo.

Quais são as soluções da Vibe Tecnologia?

O foco da Vibe Tecnologia é em entregar soluções que impactem a vida das pessoas. Ela não entrega somente softwares, e sim soluções que revolucionam empresas, transformam mercados e escalam negócios. A empresa desenvolve sistemas web e aplicativos móveis que oferecem flexibilidade e economia às organizações, com versões simplificadas ou ferramentas interativas. Além do mais, oferece integração de sistemas, soluções em Cloud, infraestrutura e monitoramento.

Também é oferecida aos clientes soluções de Data Analytics ou inteligência empresarial para auxiliar os empreendimentos a coletar, estruturar e avaliar as dados relevantes sobre os seus negócios. Com essa ferramenta, é possível realizar a gestão baseada em dados validados, além de otimizar recursos, obter relatórios etc.

Por que escolher as soluções da Vibe Tecnologia, e não de outra empresa?

Apesar de criada oficialmente em 2011, a Vibe Tecnologia teve a sua história iniciada muito antes. Há aproximadamente 20 anos, os integrantes do negócio se conheceram enquanto trabalhavam para uma empresa de TI especializada em soluções de software robustas e já trabalhavam juntos em um time de alta performance.

Quando decidiram abrir a empresa, os fundadores usaram toda a sua experiência para criar um time de alta performance, colaborativo e com grande capacidade de entregar soluções de software robusta para grandes mercados, tais como bancos, governo, industria, saúde, etc.

Hoje, após 10 anos de existência, a empresa conta com quase 100 pessoas e já entregou mais de 600 projetos de software. O time atual possui profissionais espalhados pelo território nacional em mais de 5 cidades. A empresa também conta com três escritórios oficiais no Brasil, sendo a Sede em Belém e mais duas filiais em São Paulo e Florianópolis.

Agora você já sabe como é a metodologia de desenvolvimento de software da Vibe Tecnologia e como ela faz para realizar entregas de qualidade, que focam na necessidade real do cliente e que impactem a vida de pessoas.

Precisa obter mais informações sobre a Vibe Tecnologia e suas soluções? Entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário