top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

O poder dos serviços em nuvem para seus projetos de machine learning e IA

A Inteligência Artificial – IA e a Machine Learning – ML (aprendizado de máquina) são conceitos muito importantes na atualidade, principalmente, para a coleta e a análise de dados no ambiente empresarial.



Outro conceito relevante é o de computação na nuvem (Cloud Computing), que nos permite acessar produtos e serviços sem a necessidade de instalação na máquina.  

Mais interessante é que é possível combinar os projetos de ML e IA ao de Cloud Computing. Veja o poder dos serviços em nuvem para os projetos de Machine Learning e IA! 


Como os serviços em nuvem podem ajudar nos projetos de machine learning e IA?

Basicamente, o mesmo trabalho desenvolvido na máquina será construído na nuvem, ou seja, haverá somente uma mudança de ambiente, tendo uma maior flexibilidade, assim como outras vantagens que a nuvem proporciona. 


Quando os profissionais já estão qualificados para trabalhar com os softwares de Machine Learning e IA, a adaptação acontece com relativa facilidade. Algumas configurações são necessárias no primeiro momento, tendo uma interface bastante intuitiva como resultado. De qualquer modo, os profissionais devem se preparar para o novo ambiente de trabalho, seja por meio de cursos, seja por estudo pessoal da documentação pertinente. 


Vale ressaltar que o ambiente em nuvem não é complicado. Como já dissemos, a intuitividade facilita o aprendizado e os conhecimentos em Inteligência Artificial e Machine Learning que o usuário já possui ajudam para que ele logo se adapte ao novo modelo. 


Categorias de serviços

Existem, basicamente, três categorias de serviços na nuvem:


Primeira categoria

Na primeira categoria, estão inseridos os serviços que são desenvolvidos a partir de Inteligência Artificial, ou seja, são IA em si, mas não combinam com outras ferramentas. É o caso de APIs, visão computacional (É o ramo da ciência e tecnologia das máquinas que enxergam, envolvendo a teoria e tecnologia da construção de sistemas que são capazes de obter a informação através de imagens) e transcrição de áudio. 


Segunda categoria

Na segunda categoria estão serviços que oferecem o desenvolvimento de modelos de Machine Learning e IA, combinados com outras ferramentas de forma intuitiva. Foram projetados para ser familiares aos produtos que já são conhecidos fora do ambiente de nuvem. Enfim, eles agregam valor a ferramentas que os profissionais já utilizam. Apresentam infraestrutura flexível, sendo muito importantes para a área de governança.


Terceira categoria

A terceira e última categoria envolve serviços auxiliares. É o caso do armazenamento e banco de dados. O armazenamento na nuvem é muito valioso porque serve para guardar dados e arquivos que não cabem na memória da máquina, no servidor local. Esses serviços têm estrutura muito flexível e alta disponibilidade. 


Quais são as vantagens que Machine Learning e IA na nuvem proporcionam?

Uma das principais vantagens é a melhoria na produtividade. O usuário, em um ambiente familiar, tem total autonomia para criar aproveitando os insights recebidos. 


Redução de custos e escalabilidade

Também proporciona redução de custos, considerando que não há necessidade de investir em equipamentos físicos e em licenças para a instalação de softwares. Os serviços são contratados conforme as demandas da empresa, sendo altamente escaláveis. Assim, a escalabilidade representa mais uma vantagem.


Facilidade na interação com outros serviços/ferramentas

Em alguns momentos, as ferramentas de Machine Learning e IA na nuvem podem gerar códigos que permitem interagir mais facilmente com outros serviços cloud. 


Governança

O ambiente na nuvem é propício para o gestor se preocupar com governança, histórico de modelos, explicabilidade dos modelos (a relevância deles no alcance dos objetivos, quais são os modelos que permitem isso), ética. 


Foco nas atividades mais importantes

Uma das melhores vantagens da computação na nuvem é permitir que a empresa tenha mais foco e dedicação nas atividades que constituem a base econômica do negócio automatizando as tarefas mais repetitivas e burocráticas e, geralmente, menos estratégicas.


Suporte estratégico

Além disso, aliando aprendizado de máquina e Inteligência Artificial ao ambiente online, é possível receber auxílio fundamentado para o desenvolvimento de ações estratégicas. 


Alavancagem

Também devemos falar da alavancagem. Há máquinas que só estão disponíveis na nuvem. Assim, é possível acessar mais de uma máquina, mais de um processador, mais de uma placa de vídeo (dispositivo que costuma ser usado para determinados algoritmos de Machine Learning).


Respostas rápidas

O ambiente na nuvem está projetado para oferecer respostas rápidas. Após a devida configuração, um algoritmo pode dar respostas automáticas sobre determinados dados de um período, desligando em seguida.


Uso dos serviços de primeira categoria

Além disso, o usuário pode fazer uso da IA já disponível para traduzir textos e outras ações (visão computacional, impedimento de documentos e assim por diante). 


O que é AWS?

AWS (Amazon Web Services) é o maior provedor de nuvem, proporcionando recursos computacionais em diferentes regiões do planeta. Há conexão com diferentes data centers em cada região, o que assegura alta disponibilidade e redundância. 


AWS funciona como os demais provedores na nuvem, mas convém lembrar que cada provedor tem suas particularidades. Na AWS, o usuário também só paga pelo que usa. 

Assim, ele cria uma estrutura-base para os clientes usarem. Os custos de performance e infraestrutura são repassados para todos os clientes, o que representa uma diluição de custos para eles — afinal, as despesas não ficam concentradas em um só cliente, como ocorre com sistemas on premise. 


Como é o maior provedor de serviços na nuvem, ele oferece um ótimo ecossistema de serviços. Há diferentes ferramentas para trabalhar com Inteligência Artificial (chatbots, transcrição de texto, síntese de voz). 


É um ambiente favorável para toda a jornada de modelos, desde o desenvolvimento até a sua produção. É também uma plataforma ideal tanto para os algoritmos populares quanto para algoritmos incomuns, destinados à alta customização. 


Como é possível obter esses serviços?

Cada pessoa pode criar gratuitamente sua conta no site da AWS. Alguns serviços podem ser obtidos grátis por um período (Programa AWS Free Tier).


Podem existir programas que ajudam com os custos na AWS para novos clientes: é preciso contatar algum representante da plataforma da Amazon Web Services. Após abrir e configurar a conta, são disponibilizados alguns serviços e ferramentas. Para uma melhor familiarização com o ambiente, vale a pena fazer cursos da AWS.


Para configurar corretamente o ambiente na nuvem que reúne Machine Learning e IA, é importante contar com um bom parceiro que ofereça, continuamente, todo o suporte necessário. O Grupo Vibe conta com a empresa DNX Partner (Parceiro de Consultoria Avançada da AWS) e seus profissionais têm certificação da AWS. As especializações da DNX são, entre outras: DevOps, Well Architected (ambiente e solução bem arquitetada e configurada), Data Analytics, Machine Learning e IA em geral. 


Sente interesse em aproveitar as vantagens da AWS? Entre em contato conosco e passaremos mais detalhes sobre nosso trabalho. Assim, verá que vale a pena fazer parceria com o Grupo Vibe! 


bottom of page