top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Ferramentas de análise de dados: conheça as 4 melhores aqui!

As empresas bem-sucedidas lidam com inúmeras informações todos os dias. Para facilitar as rotinas dos colaboradores, os líderes empresariais contam com a automatização de processos e com ferramentas de análise de dados que auxiliam a dar o uso adequado a esse conjunto de dados que ficam armazenados por determinado tempo.



Com a ajuda dessas soluções, os gestores conseguem criar mais facilmente as estratégias para a alavancagem dos negócios.


As ferramentas de análise de dados são importantes para apontar possibilidades que ficam ocultas no meio das informações coletadas pelos sistemas, facilitam a organização e apresentam estatísticas relevantes. Por isso é fundamental fazer a escolha da ferramenta ideal para a sua organização, tendo em vista que o mercado oferece inúmeras opções, mas cada uma delas têm aspectos diferenciados.


Neste post, vamos registrar quais são as ferramentas de análise de dados mais utilizadas, além de fornecer detalhes sobre as suas características e explicar como você pode escolher a mais adequada para atender as demandas da sua equipe. Gostaria de conhecer as principais dicas sobre como escolher a ferramenta de análise de dados perfeita para o seu empreendimento? Continue a leitura!


Descubra as ferramentas de análise de dados mais utilizadas nas empresas

A análise de dados nesse período de transformação digital é indispensável para a otimização dos resultados e para que as empresas se mantenham ativas no mercado que está cada vez mais competitivo. Ela permite a realização de diagnóstico sobre a realidade dos negócios, bem como a projeção de futuros cenários que possibilitam a tomada de decisões mais acertadas.


Veja a seguir quais são as ferramentas que trazem inúmeros benefícios para os gestores!


1. Power BI

O Power BI é uma ferramenta da Microsoft dedicada à análise de dados, cujas funções são fazer o tratamento, a consolidação e a coerência na visualização de informações provenientes de várias fontes, inclusive do Excel. Ela visa à transformação de quantidades extensas de informações em dados essenciais e visualmente atrativos, oferecendo painéis personalizados e criando relatórios interativos.


Pode ser acessada por meio de dispositivos móveis ou equipamentos informatizados, com versão para iOS, Android, Desktop e Web. É útil para trabalhos em conjunto, propiciando a criação de representações visuais e apresentações, e os seus dados podem ser exportados para PowerPoint. O usuário pode inserir imagens, matrizes, caixas de texto, formas, abas e gráficos em seus relatórios.


2. Qlik

QlikView é um software com metodologia inovadora muito utilizado pelos usuários para a criação de análises de dados oriundas de diversos cenários, como o ambiente e as pessoas. Com ele, os colaboradores obtêm recursos poderosos, flexibilidade, rapidez e facilidade de uso para a transformação de informações vindas de vários locais em dados precisos, na forma de métricas e gráficos, para o alcance de novas possibilidades.


A tecnologia dessa ferramenta é associativa e a sua implantação é simplificada, tendo uma interface única para a execução de análises e consultas, além da geração de relatórios. Produz resultados com agilidade, estimulando a inteligência dos usuários mediante a alternativa de criação de um único arquivo, com as associações de todos os dados relevantes.


3. Tableau

O Tableau é uma solução robusta para a análise de informações focada em business intelligence, intuitiva e muito fácil de utilizar com a opção de arrastar e soltar. Transforma os dados em representações visuais e gráficos que revelam padrões e tendências, possibilitando a descoberta de oportunidades e insights. Com o aplicativo, é possível fazer a publicação de dados na Web.


Os relatórios são gerados por meio da conexão e da mistura de informações advindas dos aplicativos na nuvem, big data, banco de dados SQL e planilhas. Esses dados podem ser extraídos dos conectores da Web e o Data, arquivos espaciais e estatísticos, arquivos JSON e CSV, Microsoft Excel e Planilhas Google. Além disso, os mapas e os gráficos gerados podem ser compartilhados em sites e mídias sociais.


4. Google Data Studio

O Google Data Studio é uma opção para pequenas, médias e grandes empresas, que transforma dados em relatórios fáceis de compreender, por meio das técnicas atuais de criação de representação visual das informações. A ferramenta permite a coleta, a visualização e o compartilhamento dos dados, com a criação de relatórios baseados no YouTube Analytics, Google Adwords, Google Analytics, bancos de dados SQL e planilhas.


Os dados dos relatórios personalizados são capturados em tempo real e armazenados em nuvem, sendo que a sua edição pode ser compartilhada com outros usuários que vão colaborar com a sua construção. Trata-se de uma ótima chance de aprimorar a análise de informações com o DataViz, cujo processo de extração de dados é simplificado pela integração com outras ferramentas.


Conheça as principais dicas para escolher a ferramenta de análise de dados

Existem inúmeras ferramentas para a análise de dados sendo oferecidas no mercado. Mas cada uma delas tem características diferentes e atendem necessidades diversas, com recursos específicos para as mais variadas áreas. Antes de escolher a solução ideal, analise as exigências do seu negócio e selecione aquelas que são voltadas para o seu segmento de atuação. Confira abaixo algumas dicas interessantes!


Consulte a opinião da equipe

Converse com os colaboradores e ouça o que todos têm a dizer sobre o assunto, já que eles enfrentam os desafios em grupo e vão participar da implantação da ferramenta. Procure decidir por uma opção que facilite o aprendizado e a adaptação de todos os usuários. Verifique ainda se outros profissionais mais experientes têm reclamações sobre o uso da solução.


Prefira ferramentas fáceis de usar

Se a sua equipe estiver acostumada com metodologias ágeis, ela vai se adaptar mais rapidamente com ferramentas de alta usabilidade, que não exijam muitas horas de treinamento para o aprendizado. Procure soluções semelhantes àquelas que já são usadas no dia a dia do time para descomplicar a utilização das novidades. Com isso, os custos da implementação serão reduzidos e o retorno do investimento estará garantido.


Verifique a compatibilidade

Algumas ferramentas não suportam certos tipos de dados, de modo que é necessário verificar a compatibilidade do software selecionado com as informações já armazenadas pela empresa. Consulte os formatos suportados antes de fazer a aquisição, e se for preciso, coloque os dados antigos em conformidade com a solução escolhida.


Enfim, dê prioridade para as ferramentas de análise de dados que possam ser integradas com outros recursos utilizados para a realização das tarefas diárias. Agora que você já sabe quais são as melhores opções, basta fazer uma avaliação minuciosa e decidir por aquela que for mais vantajosa para o seu negócio. Ela vai gerar resultados, desde que os colaboradores estejam preparados para utilizar e usufruir dos benefícios disponíveis.

Deseja obter mais informações sobre assuntos relacionados?


Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!


bottom of page