top of page
  • Foto do escritorEscrito por Grupo Vibe

Conheça agora os tipos de análise em Big Data Analytics

A quantidade de dados existente no mundo digital aumenta a cada ano. Porém, para que esse volume enorme de informações tenha serventia dentro dos negócios, é necessário aplicar um método correto de análise em Big Data Analytics. Essa estratégia é capaz de obter indicadores precisos acerca do mercado, do consumidor, do seu desempenho gerencial, entre outros, mesmo com volumes massivos de dados.



Contudo, para isso, essa prática depende da capacidade eficiente de análise, uma vez que a simples coleta de informações não é suficiente. É preciso traduzi-las em dados úteis que podem ser utilizados em sua empresa, e é fundamental saber interpretá-los. Por isso o Big Data Analytics é importante, pois ele promove esse método com eficiência e precisão.


Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça quais são os tipos de análise que essa metodologia oferece. Confira agora!


O que é Big Data Analytics

Esse termo se refere a um tipo de análise em cima de Big Data, ou seja, um grande volume de dados diversos. No entanto, o mais importante não é ter muitos dados, mas sim o que as empresas podem realizar com eles. Essa tecnologia cria uma base para conseguir informações de um certo ambiente com escala. Assim, tal processo tem como meta colher, tratar, inspecionar e modelar dados com o foco de conseguir insights a respeito de diversas questões.


O conceito de Analytics não é nenhuma novidade, pois, desde os anos 50, empresas e investidores já analisavam informações, mesmo de modo simples, básico e manual, a fim de descobrir possíveis direções.


No entanto, apenas recentemente o mercado viu o potencial do Big Data Analytics como modo de influenciar os negócios. Isso ocorreu devido ao surgimento de novas tecnologias, as quais permitem que análises sejam realizadas em grande escala. Ou seja, hoje em dia, as inovações possibilitam que ocorra uma varredura de grandes quantidades de dados em altíssima velocidade e precisão.


O mercado desse conceito tem influenciado consideravelmente o mundo todo. Essa tecnologia se mostra interessante inclusive na política, em que os candidatos utilizam o Big Data Analytics para ampliar o seu alcance nas redes.


Tipos de análise do Big Data Analytics

As empresas podem realizar diferentes tipos de análises com essa solução e, por conta disso, é necessário estar ciente das características de cada uma delas. Assim, tanto o Big Data Analytics, quanto o Analytics é dividido em recursos descritivos, diagnósticos, preditivos e prescritivos. Veja, a seguir, cada um detalhadamente.


Análise descritiva

A análise descritiva de informações exige a resposta da seguinte pergunta: “o que está acontecendo?”. Por meio dela, o gestor pode averiguar dados sobre o mau desempenho de suas vendas, perda de clientes, entre outros.


Com esse modelo de análise de informações referente a determinado processo específico, é possível que a empresa tome decisões rapidamente e com uma grande margem de segurança, uma vez que a análise é realizada e baseada em dados concretos.

Essas informações geralmente são exibidas em tabelas, gráficos de barra e outros meios de visualização, os quais permitem ao gestor uma visão geral de todos os processos monitorados.


Análise diagnóstica

Em relação à análise diagnóstica, você também deve realizar uma pergunta. Esse modelo faz uma varredura em cima das informações, buscando responder a seguinte pergunta: “por que aconteceu?”. Isso é feito para tentar descobrir os motivos e as causas, e a análise diagnóstica utiliza, data mining, descoberta de dados, correlações, mas principalmente ferramentas modernas de Business Intelligence (BI) que permitem filtrar dados, fazer drill-down, permitindo realmente fazer um diagnóstico interativo da situação.


Análise preditiva

A análise preditiva utiliza métodos avançados para conseguir os insights. Essa análise se propõe a realizar uma varredura das informações a fim de conseguir respostas para a pergunta: “o que é provável que aconteça?”. Ela se caracteriza como previsão, classificação ou análise de regressão.


Dessa forma, esse método é considerado bastante avançado, uma vez que ele geralmente envolve Inteligência Artificial e é capaz de combinar técnicas de estatística, mineração de dados e aprendizagem de máquina para encontrar respostas para perguntas difíceis.


Análise prescritiva

Outra análise bastante efetiva no Big Data Analytics é a prescritiva, cujo objetivo exige a resposta para as seguintes perguntas: “o que devemos fazer?” e “o que pode ocorrer se tomarmos essa medida?”. Com isso em mente, esse conceito é um pouco mais provido que a análise preditiva, visto que tem como meta traduzir as previsões em planos variáveis para a empresa.


Esse tipo de análise auxilia os gestores a decidirem qual é o melhor percurso a ser tomado, o que é realmente viável a ser implementado. Técnicas e ferramentas utilizadas incluem regras de negócio, aprendizado de máquina e outros algoritmos e são aplicados nos dados históricos e novos para fazer simulações e procurar as melhores respostas.

Enfim, antigamente, eram utilizadas rotinas para extrair, transformar e carregar informações em data warehouses enormes que ofereciam soluções de inteligência de negócios e relatórios.


Regularmente, todos os sistemas necessitavam realizar backups e combinar as informações em um banco de dados, em que os relatórios podiam ser trabalhados e todos os que faziam parte da gestão tinham uma visão otimizada do que estava ocorrendo.

O problema é que essa tecnologia não era capaz de lidar com grandes fluxos de dados e nem realizar modificações em tempo real.


Assim, as soluções de Big Data Analytics atuais fornecem estruturas de dados indexadas e altamente otimizadas, hospedagem na nuvem com qualidade, mecanismos de arquivamento e extração automáticos e interfaces de relatórios criadas para disponibilizar análises precisas que podem suportar a tomada de decisão das empresas.


Houve muitas mudanças ao longo do tempo e, hoje, a sua empresa pode colher muitos benefícios com o uso desse tipo de ferramenta. Essa é uma tendência que chegou para ficar e você deve fazer parte disso.


Contudo, para que a análise do Big Data Analytics seja efetiva em seu negócio, é preciso contar com o auxílio de uma empresa especializada nesse tipo de solução. Essa análise será de grande ajuda para a sua companhia, pois, com esse tipo de avaliação de dados, certamente você terá em mãos boas estratégias empresariais para conseguir se destacar no competitivo mercado corporativo.


bottom of page