Artigo escrito por Paulo Figueiró
Você está lendo esse artigo de um dispositivo Android?
Há mais de 11 anos no mercado, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google faz parte da rotina de cerca de 70% dos donos de smartphone do mundo inteiro.
Meu nome é Paulo Figueiró (sou o do meio!), sou Desenvolvedor de Sistemas Mobile na Vibe Tecnologia e vim te contar o que esperar da próxima grande atualização do sistema operacional móvel mais popular do mundo: o Android 11!
Esse artigo vai direto ao ponto.
Boa leitura!
Novo Android chega em breve
O Android está preparando a sua décima primeira versão e consolida uma nova fase da plataforma.
Famoso por apresentar nome de doces, o Android está na sua segunda versão sem ganhar o nome de uma guloseima seguindo a ordem alfabética. A versão 11, que seria a letra R, segue o padrão do último lançamento, o Android 10, lançado em setembro de 2019.
Segundo o cronograma de lançamento, a versão 11 já alcança a estabilidade e deve chegar nas mãos do público geral em setembro de 2020. Ouvindo o feedback dos desenvolvedores nos últimos meses sobre a versão beta, a plataforma deve apresentar uma lista de funcionalidades para usuários e desenvolvedores de seu sistema.
Novidades para os usuários
A cada lançamento de versão, o Android traz uma série de mudanças que refletem na experiência do usuário.
As mudanças em sua maioria são para gerar impacto em como o usuário utiliza o telefone nas tarefas diárias, baseado em estatísticas de uso do Android e no feedback dos desenvolvedores por meio do programa de teste do Android. Dessa vez a novidade é que as modificações apresentam três temas chave: Pessoas, Controle e privacidade.
Foco nas pessoas
O Android está se tornando um sistema operacional centrado nas pessoas e no que é mais importante em suas vidas. Com isso, as modificações realizadas na nova versão incluem mais destaque na comunicação pessoal e ações para melhorar a forma em que as pessoas usam o smartphone como uma nova ferramenta de comunicação, reimaginando as formas de conversação existentes e tornando o sistema operacional mais inteligente para reconhecer e priorizar o que as pessoas acreditam ser mais importante.
As notificações de conversa foram priorizadas na lista de notificações do sistema e agora tem um local reservado, além de ter o seu design modificado para facilitar o reconhecimento do remetente e o contexto da conversação.
As notificações de conversas trarão também ações rápidas específicas para este contexto, como priorizar notificações de um remetente especial ou abrir a conversa em um balão de conversa Bubble.
As conversas em Bubbles vieram para facilitar a integração em contextos multitarefas, permitindo a interação dos usuários com aplicações de comunicação sobre outras telas do sistema por meio de funcionalidade disponibilizada pelo próprio sistema operacional.
Você poderá também permitir que aplicações de autopreenchimento e entrada de texto ofereçam de forma segura sugestões de entidades e strings onde for mais conveniente para o usuário.
Para aprimorar a acessibilidade no sistema operacional, as mudanças também foram para melhorar a vida de quem controla o seu smartphone totalmente por voz. O sistema agora inclui inteligência de processamento gráfico que pode reconhecer contextos e conteúdos para realizar a geração de rótulos para campos de forma automática e acessar pontos de acessibilidade de forma facilitada.
Facilidade de controle
O Android agora conta com ações para rapidamente controlar todos os dispositivos conectados ao smartphone e acessar comandos de controle de maneira fácil e intuitiva.
Para facilitar o acesso aos controles do dispositivo, na nova versão do SO você pode simplesmente manter pressionado o botão power para abrir rapidamente a tela de controle, permitindo realizar ações de forma rápida e em um só lugar, como por exemplo, alterar o cartão de realização de pagamento por aproximação.
A tela também é destinada ao uso de ambientes inteligentes. Nesse espaço você pode realizar o controle de todos os aparelhos da sua casa conectados ao celular.
Boa notícia também aos devs: os aplicativos que precisam disponibilizar ações de controle podem fazer uso da API específica fornecida pelo Android.
Privacidade é o mais importante
Nos últimos anos, as discussões e preocupações com a privacidade dos usuários tornaram-se tema relevante na plataforma, principalmente quando se trata de smartphones, que são utilizados o tempo todo para armazenar e transacionar dados sensíveis, como meios de pagamento e informações pessoais.
Nesta versão, o Android buscou realizar modificações que aprimorem o sistema de segurança e permissões através de ferramentas automáticas e fornecendo maior controle e poder de decisão para o usuário, permitindo que ele escolha quando e por quanto tempo quer permitir o acesso de aplicações a recursos do seu dispositivo.
Um novo recurso chamado One-time Permission (permitir somente uma vez) disponibiliza aos usuários a opção de fornecer uma permissão a um recurso apenas uma vez. Um bom exemplo é no caso de uma aplicação que precisa fazer captura de foto para cadastro do usuário (como fazem alguns bancos digitais ao pedir uma selfie, por exemplo).
Com essa nova ferramenta, o usuário pode permitir o uso do recurso somente no momento do cadastro, aumentando a segurança do usuário e inviabilizando a captura indevida de imagens da câmera em outro momento. Outra ferramenta de segurança e permissões disponibilizada é a redefinição automática de permissões para aplicações não utilizadas por um longo período.
Além disso, como previamente anunciado pelo Google, o uso de dados de localização em segundo plano foi restringido a uma permissão específica.
Os desenvolvedores ganharam um prazo maior para adaptar as suas aplicações, e os Sistemas Google Play também receberam uma série de atualizações para melhorar a segurança e desempenho para usuários e desenvolvedores.
Novidades para os Desenvolvedores
As melhorias não chegam só para os usuários!
Para que os desenvolvedores possam tirar melhor proveito das modificações do novo Android, o Google disponibilizou uma série de ferramentas para testar as novas funcionalidades de forma segura e garantir a mudança de versão de forma tranquila para quem já possui um app na loja.
As medidas adotadas pelo Android para facilitar a migração de versão são:
• Tornar as mudanças de versão efetivas somente se o aplicativo for declarado em seu Manifesto como uma aplicação preparada para a décima primeira versão;
• Fornecer um espaço para exibir as mudanças realizadas na plataforma;
• Lançar uma versão prévia estável para que os desenvolvedores possam testar as suas aplicações em um ambiente finalizado.
Desenvolvimento Android Moderno
Nos últimos anos, a equipe de desenvolvimento Android tem se concentrado em trazer facilidades e aprimoramentos no desenvolvimento, com o objetivo de tornar o desenvolvimento de apps Android mais produtivo.
O lançamento de uma nova IDE dedicada, a integração de uma nova linguagem (Kotlin), a disponibilização de Classes Nativas para realizar atividades rotineiras com o Android Jetpack e as melhorias no lançamento de aplicativos na loja fizeram com que o desenvolvimento Android ficasse cada vez menos específico.
O desenvolvimento Android moderno deve se aproximar de tecnologias e linguagens mais maduras e consolidadas no mercado, com mais foco no negócio e menos foco em técnicas e conhecimentos específicos de tecnologia.
Todas essas mudanças foram classificadas pelo Google como uma nova forma de desenvolver aplicações para a plataforma, chamada de Desenvolvimento Android Moderno.
E tudo indica que serão lançadas novas ferramentas para desenvolvimento Android focados na produtividade e padronização de arquitetura associados ao Jetpack.
Um exemplo disso é o já anunciado Composer, que vai trazer inovações na composição de interface do usuário, permitindo a construção de elementos complexos de UI com poucas linhas de código. A versão Alpha está prevista para ser lançada nos próximos meses.
Ficou empolgado(a) para o lançamento da nova versão do Android?
Se você é dev, o Google disponibilizou uma série de vídeos mostrando as novidades da versão 11 em sua plataforma para desenvolvedores e avisou que as novidades não encerram por aí: assim que a versão estável for finalizada, novas modificações serão reveladas!
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdo assim que for publicado e acompanhe nosso Instagram e LinkedIn!